Copa Truck aprimora formato de competição em 2023

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Entre as novidades está a divisão mais ressaltada entre Pro e Super em classificação e corridas, a promoção dos dois melhores da Super no ano seguinte e o novo projeto de caminhão híbrido elétrico.

Buscando oferecer as melhores condições possíveis a todos os competidores e devido ao recorde de grid da história (só na etapa de abertura, em Goiânia, são 30 caminhões inscritos), a Copa Truck, juntamente com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) promoveu mudanças importantes no formato da competição a partir da temporada 2023.

A principal alteração é uma definição mais clara sobre as duas classes presentes. A partir deste ano, a classe principal passa a se chamar Pro, com a Super mantendo as mesmas especificações de sua criação em 2021. No entanto, as duas classes passam a operar em separado tanto em treinos como nas dinâmicas de corridas.

Em cada um dos três treinos livres, cada classe terá 35 minutos para praticar em separado, com a Super sempre acontecendo antes da Pro. A mesma coisa se dá com a classificação, cujo molde segue sendo 15 minutos de Q1 e 10 de Top Qualifying, com a classe principal entrando por último na pista. Caso chova, as duas classes terão 15 minutos apenas de tomada de tempos.

Já na parte das corridas, os grids de Pro e Super largam separados por cerca de 80 metros, com a classe principal na frente. Ao fim da primeira corrida, as duas classes terão a inversão dos oito primeiros no grid e a prova seguinte mantém o padrão de grids distanciados.

“Há alguns anos estamos lapidando um formato ideal e acreditamos que chegamos em uma fórmula boa, que valoriza as duas classes e também auxilia bastante os comissários em suas análises, como o controle de queima de largada e a segurança dos pilotos no início das provas, por exemplo”, comenta Carlos Col, promotor da Mais Brasil Esportes, organizadora do evento.

Outra alteração importante é que tanto o campeão quanto o vice da Super subirão automaticamente para o grid da Pro no ano seguinte. “Essa mudança valoriza ainda mais os pilotos e a própria classe, pois a função da Super é ser uma porta de entrada para pilotos que buscam evoluir profissionalmente na Copa Truck e isso acaba também fazendo com que muitos não se acomodem na Super por conta de suas características como formadora de novos talentos”, ressalta Col.

Na parte técnica, a entrada do projeto hibrido elétrico – o primeiro de três de transição energética já apresentados -, por ser de configurações bem distintas do caminhão a combustão, necessita uma atenção diferenciada. No caminhão em questão, da Volkswagen, está acoplada uma bateria que fornece uma propulsão extra.

“Nós somos apoiadores de projetos que visam a sustentabilidade. Recebemos três projetos já e esse foi o primeiro a sair do papel. No entanto, ele só será autorizado a usar essa propulsão elétrica nos treinos livres no intuito de desenvolver o projeto, sendo proibido de classificar e competir até identificarmos as vantagens que isso pode gerar para ele em detrimento aos outros caminhões. É um desafio no controle de custos e equilíbrio de desempenho entre todos os caminhões, mas uma semente importante que está sendo plantada e certamente trará frutos no futuro”, completa Col.

Todas essas novidades começam a ser apresentadas nesta sexta-feira com o início das atividades para a etapa de abertura em Goiânia no domingo, com transmissão ao vivo de Band, SporTV e canais digitais da categoria. Confira abaixo as principais informações da temporada e da etapa de Goiânia:

CALENDÁRIO 2023

ETAPA 1 – Goiânia (GO) – 19 de março

ETAPA 2 – Interlagos (SP) – 30 de abril

ETAPA 3 – Londrina (PR) – 3 de junho

ETAPA 4 – Londrina (PR) – 4 de junho

ETAPA 5 – Cascavel (PR) – 1 de julho

ETAPA 6 – Cascavel (PR) – 2 de julho

ETAPA 7 – Interlagos (SP) – 6 de agosto

ETAPA 8 – Tarumã (RS) – 15 de outubro

ETAPA 9 – Goiânia (GO) – 19 de novembro

LISTA DE INSCRITOS

0 – Danilo Alamini (SC), R9 Competições/Volkswagen

1 – Wellington Cirino (PR), Usual Racing/Iveco

3 – Bia Figueiredo (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz

4 – Felipe Giaffone (SP), R9 Competições/Volkswagen

5 – Adalberto Jardim (SP), AJ5 Motorsport/Mercedes-Benz

7 – Débora Rodrigues (PR), R9 Competições/Volkswagen

15 – Roberval Andrade (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz

17 – Thiago Rizzo (RJ), R9 Competições/Volkswagen

20 – Raphael Abbate (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz

21 – Djalma Pivetta (SP), Usual Racing/Iveco

22 – Caio Castro (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz

23 – Victor Franzoni (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz

25 – Jaidson Zini (PR), ASG Motorsport/Mercedes-Benz

27 – Fábio Fogaça (SP), Fábio Fogaça Motosport/Mercedes-Benz

28 – Danilo Dirani (SP), Usual Racing/Iveco

29 – PP Fernandes (MT), PP Motorsport/Mercedes-Benz

33 – Rodrigo Taborda (PR), Vannucci Racing/Volvo

43 – Glauco Barros (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz (não corre em Goiânia)

45 – Daniel Kelemen (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz

55 – Paulo Salustiano (SP), Odapel Racing/Volkswagen

69 – Evandro Camargo (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz

70 – Kleber Eletric (SP), Scania/Eletric Racing

71 – Pê Jota (SP), PJ/Mercedes-Benz

72 – Djalma Fogaça (SP), Fábio Fogaça Motosport/Mercedes-Benz

73 – Leandro Totti (PR), Vannucci Racing/Volvo

77 – André Marques (SP), R9 Competições/Volkswagen

81 – Jô Dias (SP), Odapel Racing/Volkswagen

88 – Beto Monteiro (PE), R9 Competições/Volkswagen

99 – Luiz Lopes (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz

110 – Felipe Lapenna (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz

A definir – Ricardo Alvarez (SP), PP Motorsport/Mercedes-Benz

Por: Copa Truck Imprensa 

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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