Atirador gaúcho vence pela 1ª vez prova de trap durante 1ª Fase do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo

0

Alexandro Basso ficou na primeira colocação pela primeira vez na história da modalidade de tiro ao prato que ocorreu no Centro Militar; provas na Escola Naval continuam neste domingo, 18

O gaúcho Alexandro Basso venceu de maneira inédita a disputa de trap (tiro ao prato) na primeira etapa do Circuito Loterias Caixa de Tiro Esportivo, realizada neste sábado, 18, no Centro Militar, no bairro Deodoro, no Rio de Janeiro. O atirador ficou em primeiro lugar do pódio ao atingir a marca de 57 pratos quebrados.

O pódio foi completado pelos paulistas Carmo Minatti, que ficou em segundo lugar com 56 pratos, e Gustavo Passos em terceiro, com 52 pratos quebrados. Já Paulo Birck ficou com 42 pratos, na quarta colocação.

Basso, de 41 anos, tem amputação no braço esquerdo e pratica tiro esportivo desde 2015. Há pouco mais de um ano passou a competir na modalidade.

“Evoluí bastante de um ano para cá, mesmo sem poder treinar tanto quanto eu gostaria. Quero chegar na média de 22 pratos a cada 25 lançados. Hoje, estou em 19. Agora é trabalhar a mente e a concentração para ter resultados ainda melhores”, afirmou o campeão.

Sobre a pontuação próxima em relação ao segundo colocado, Alexandro diz que o mais importante é comparar as marcas que vêm obtendo com seus próprios resultados.

“A disputa é comigo mesmo, não com meus colegas. A gente quer sempre mais. Preciso continuar treinando para oscilar cada vez menos”.

Ele afirmou que participar de competições como o circuito permite acelerar a evolução.

“A gente aprende muito nos campeonatos, olhando o que os outros atletas fazem. Vim em todas as provas da modalidade e pretendo seguir participando”, afirmou o gaúcho, que trabalha confeccionando coronhas para a prática do tiro esportivo.

Durante o período da manhã, o atleta paulista Alexandre Galgani, único brasileiro da modalidade a participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, venceu a prova R9 – carabina 50m deitado – pela classe SH2.

Também na carabina, Carlos Garletti venceu a prova R9, na posição carabina 22 –50m, na posição deitado (classe sh1). Já na pistola, Andréa Lima venceu a prova P2, com distância de 10 metros, e Ricardo Costa venceu a prova P1 – pistola de ar, 10m. Ambas as provas são para atletas da classe SH1, na posição em pé.

As competições de pistola e carabina estão sendo disputadas na Escola Naval e continuam neste domingo, 19.

As duas etapas do Circuito Loterias Caixa substituem o Meeting Paralímpico da modalidade. A segunda delas está prevista para maio, também no Rio.

As provas oferecem oportunidade para que atletas possam integrar a Seleção Brasileira da modalidade.

Patrocínios

O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Por: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade