Copa Truck: Uso prolongado dos freios é desafio na etapa dupla de Londrina

0

Circuito traz curvas de média e baixa velocidade, e uso do freio é mais prolongado em relação a outras pistas, avalia Fras-le

Londrina (PR) recebe a Copa Truck em dose dupla no próximo final de semana. A cidade do norte paranaense será palco da terceira e da quarta etapa da temporada 2023 neste sábado (3) e domingo (4). Serão quatro corridas para fã nenhum colocar defeito, e em um encontro duplo que poderá significar muito nas pretensões de título dos pilotos em disputa.

A liderança da tabela, no momento, é paranaense. Jaidson Zini, da equipe ASG Motorsport/Mercedes, é o maior pontuador com 65 pontos após duas etapas – em quatro corridas disputadas até agora, ele venceu duas. O pernambucano Beto Monteiro, da R9 Competições/Volkswagen, no entanto, está a apenas dois pontos de Zini, com 63. Somando 55 com seu Volkswagen híbrido, Felipe Giaffone é o terceiro colocado tendo André Marques, também da R9, apenas um ponto atrás. A classificação geral do campeonato da Copa Truck mostra equilíbrio após as etapas de Goiânia e Interlagos. Débora Rodrigues (50 pontos), Raphael Abbate (49), Roberval Andrade e Victor Franzoni (36), Adalberto Jardim (34) e Paulo Salustiano (33) fecham a lista dos dez primeiros.

Com seus 3.146 metros, Londrina é uma pista com médias de velocidade mais baixas na comparação com as pistas em que a Copa Truck já correu em 2023. “É uma pista que tem curvas de baixa, de média velocidade, e tem uma característica bastante interessante: as curvas que sucedem as retas principais são curvas de raio longo e entradas longas. Então são curvas onde a gente permanece muito tempo no freio e onde o caminhão vem bastante de lado. Tem também um asfalto bem abraviso, que gasta bastante pneu e acaba esquentando também o disco e a partilha. Então a gente precisa de bastante eficiência dos freios para conseguir fazer uma boa etapa nesse circuito tão querido que é o de Londrina”, explica Raphael Abbate, piloto da equipe ASG Motorsport. Com o Mercedes-Benz de número 26, Abbate foi o autor da pole position da etapa anterior, em Interlagos.

Uma volta de Truck no circuito de Londrina dura cerca de 1min40s. Deste total, 33 segundos se passam com o piloto pressionando o pedal do freio. Por suas sequências de curvas de raios variados e poucas retas, o uso do freio é prolongado no traçado. “Londrina é uma pista que exige menos intensidade nas frenagens, o que não quer dizer que eles sejam pouco usados. É um circuito mais lento e de poucas retas, então as pastilhas da Fras-le são exigidas por 34% do tempo de volta. O grande desafio nesta etapa dupla é a gestão das temperaturas, porque embora o uso dos freios não seja intenso como em Interlagos, por exemplo, ele é prolongado em Londrina”, destaca Roger Lusa, engenheiro de aplicação da Fras-le, fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck desde 2021.

Esta será a terceira vez que a Capital do Café recebe a categoria. Em 2019, a pole position e a vitória na primeira corrida ficaram com Beto Monteiro. Renato Martins venceu a segunda prova. A Copa Truck retornou em 2022 e o atual campeão Wellington Cirino conquistou a pole position e a converteu em vitória na primeira prova, enquanto Paulo Salustiano venceu a prova complementar.

A programação do final de semana inclui também a terceira etapa da Nascar Brasil. A sexta-feira (2) será de treinos livres na Copa Truck, com o sábado (3) da terceira etapa reservando a classificação a partir das 8h20 e as duas corridas com largada às 14h50 e 15h25. O domingo (4) é o dia da disputa da quarta etapa, com a classificação às 8h30 e as provas às 12h35 e 13h10. A transmissão acontece ao vivo no canal oficial da Copa Truck no YouTube, bem como por Band e canais SporTV.

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.

Programação do evento (inclui a NASCAR Brasil):

SEXTA-FEIRA, 02 DE JUNHO
Portões fechados ao público
09h10 – Treino Extra Nascar Brasil
10h05 – Treino Livre 1 Copa Truck
12h05 – Treino Livre 1 Nascar Brasil
13h05 – Treino Livre 2 Copa Truck
16h00 – Treino Livre 3 Copa Truck
17h20 – Treino Livre 2 Nascar Brasil
 
SÁBADO, 03 DE JUNHO
Abertura dos portões: 8h00
08h20 – Classificatório Copa Truck (3ª Etapa)
10h00 – Classificatório 1 Nascar Brasil
10h20 – Classificatório 2 Nascar Brasil
13h05 – Corrida 1 Nascar Brasil
14h50 – Corrida 1 Copa Truck (3ª Etapa)
15h25 – Corrida 2 Copa Truck (3ª Etapa)

 
DOMINGO, 04 DE JUNHO
Abertura dos portões: 8h00
08h00 – Warmup Copa Truck
08h30 – Classificatório Copa Truck (4ª Etapa)
10h00 – VISITAÇÃO AOS BOXES
12h35 – Corrida 1 Copa Truck (4ª Etapa)
13h10 – Corrida 2 Copa Truck (4ª Etapa)




Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

Para mais informaçõesCleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade