Honda Racing sai na frente no Sertões 2023

0

Martin Duplessis foi o vencedor do Super Prime, após Bissinho Zavatti ganhar o prólogo, e equipe tem prioridade na escolha da posição da largada; Primeira etapa da prova será realizada neste sábado (12/8), em Petrolina (PE)

 A equipe Honda Racing conquistou dobradinha entre as motos no Super Prime do Sertões 2023, realizado na tarde desta sexta-feira (11/8), em Petrolina (PE), com Martin Duplessis em primeiro, seguido por Gabriel Soares “Tomate”. No período da manhã, o atual campeão Bissinho Zavatti foi o mais rápido do prólogo, também com a motocicleta Honda CRF 450RX. Desta forma, o time vermelho conquistou prioridade na escolha da posição de largada na etapa inicial do rally, neste sábado (12/8): Duplessis optou por ser o sexto a largar, na frente de Soares, e Zavatti será o terceiro.

Realizado em um circuito de 1.800 metros montado à margem do Rio São Francisco, o Super Prime teve arquibancadas lotadas e reuniu os oito pilotos mais rápidos do prólogo em um “mata-mata” eliminatório.

Buscando o inédito título geral entre as motos na competição, o argentino Martin Duplessis vê na vitória do Super Prime um fato motivador para a sequência da disputa. “Começar o Sertões dessa maneira é muito bom. A cabeça já pensa de outra forma e, sem dúvidas, a empolgação aumenta”, afirma o atual campeão da categoria Moto 1. “Mas isso é só o começo e temos que ter os pés no chão para os próximos oito dias de competição”, completa.

Competindo pela Moto 2, Gabriel Soares “Tomate”, que também almeja vencer a disputa geral pela primeira vez, exaltou a dobradinha da Honda Racing no Super Prime. “Estou muito feliz de ter chegado na final do Super Prime com meu ‘irmão’ argentino. Começamos bem, com pé direito, e vamos com tudo em busca das vitórias nos próximos dias. Estou muito empolgado com esse rally”, afirma o mineiro de Divinópolis.

Quem já sentiu o gostinho da vitória na competição geral entre as motos do Sertões é Bissinho Zavatti, que defende o título geral e estreia na categoria Moto 1. “A primeira etapa será muito dura. Será um dia que a gente larga muito cedo, ter bastante concentração é fundamental para começar bem a disputa. Estou confiante em vencer novamente”, diz o piloto de Monte Alto (SP).

Pela classe Brasil, o atual bicampeão Tiago Wernersbach pôde esquentar o motor da sua Honda CRF 250F. O capixaba será o 15º piloto a largar – o segundo da categoria exclusiva para motos nacionais. “Tenho capacidade para vencer a prova novamente. A moto está muito boa, 100% regulada, e eu também estou totalmente preparado e muito confiante para a primeira etapa”, afirma o piloto da Honda Racing.

Neste sábado, a primeira etapa da competição, com roteiro em laço (largada e chegada em Petrolina), terá 674 quilômetros de percurso, sendo 375 deles de especiais. A disputa será encerrada após oito etapas, na Praia do Preá, em Cruz (CE). O roteiro completo inclui 3.793 quilômetros, sendo 2.027 de trechos contra o relógio.

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, DID, Fly, NGK e Honda Seguros.

Resultados (extraoficiais)

Super Prime 
1º – Martin Duplessis #3 – Honda CRF 450RX 
2º – Gabriel Soares #5 – Honda CRF 450RX 
3º – Adrien Metge #2 
4º – Misael Amariz #28 
5º – Bissinho Zavatti #1 – Honda CRF 450RX 
6º – Ricardo Martins #4 
7º – Mason Klein #21 
8º – Christian Scherer #12 

Prólogo (cinco primeiros) 

Geral Motos 
1º – Bissinho Zavatti #1 – 00:07:27.63 – Honda CRF 450RX 
2º – Gabriel Soares #5 – 00:07:31.76 – Honda CRF 450RX 
3º – Ricardo Martins #4 – 00:07:36.38 
4º – Adrien Metge #2 – 00:07:37.06 
5º – Mason Klein #21 – 00:07:38.69 
6º – Martin Duplessis #3 – 00:07:57.12 – Honda CRF 450RX 
15º – Tiago Wernersbach #11 – 00:09:04.61 – Honda CRF 250F 

Moto 1 
1º – Bissinho Zavatti #1 – 00:07:27.63 – Honda CRF 450RX 
2º – Ricardo Martins #4 – 00:07:36.38 
3º – Adrien Metge #2 – 00:07:37.06 
4º – Mason Klein #21 – 00:07:38.69 
5º – Martin Duplessis #3 – 00:07:57.12 – Honda CRF 450RX 

Moto 2 
1º – Gabriel Soares #5 – 00:07:31.76 – Honda CRF 450RX 
2º – Christian Scherer #12 – 00:08:06.01 
3º – Guilherme Bissoto #22 – 00:08:33.94 
4º – Gabriel Bruning #8 – 00:08:37.26 
5º – Guilherme Piva #16 – 00:08:53.07

Brasil

1º – Rafael Espindola #30 – 00:09:02.96
2º – Tiago Wernersbach #11 – 00:09:04.61 – Honda CRF 250F
3º – Marcos Moraes #91 – 00:09:12.86
4º – Christian Constantini #25 – 00:10:41.15

Roteiro* Sertões 2023

12/8 (sábado) – 1ª etapa
Petrolina (PE) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 185 km
Especial – 375 km
Deslocamento final – 114 km
Total do dia: 674 km

O Sertões 2023 começa testando o nível técnico dos competidores ao extremo. Eles precisarão mostrar as suas habilidades em diversos tipos de terrenos – incluindo areia, pedras e piçarras – e na navegação, especialmente exigente. Apesar de trechos de altas velocidades, a maior parte do caminho será travada.

13/8 (domingo) – 2ª etapa
Petrolina (PE) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 18 km
Especial – 174 km
Deslocamento final – 54 km
Total do dia: 246 km

A segunda etapa traz variação de terrenos em região de caatinga, com exceção da areia, e promete ser uma amostra dos desafios que estão por vir.

14/8 (segunda-feira) – 3ª etapa – MARATONA
Petrolina (PE) / Xique-Xique (BA)
Deslocamento inicial – 73 km
Especial – 407 km
Deslocamento final – 31 km
Total do dia: 511 km

A etapa será marcada pela primeira parte da maratona, formato que não permite auxílio mecânico externo aos competidores. A especial mais longa do roteiro passa por trechos muito duros com pedras e em região montanhosa. Com uma travessia de serra inédita no Sertões, os competidores irão conhecer um novo cânion. No final do dia, o acampamento em barracas será obrigatório para toda a caravana do Sertões presente em Xique-Xique.

15/8 (terça-feira) – 4ª etapa – MARATONA
Xique-Xique (BA) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 323 km
Deslocamento final – 290 km
Total do dia: 613 km

Ainda sem auxílio mecânico externo, os competidores enfrentam a segunda parte da etapa maratona. A largada da especial será um show para a população de Xique-Xique, que poderá acompanhar os pilotos acelerando de perto, com a devida segurança. Em seguida, os pilotos passam por uma zona de radar para entrar em um roteiro marcado por muita areia. Especial dura, difícil e extremamente técnica, com trechos travados.

16/8 (quarta-feira) – 5ª etapa
Petrolina (PE) / Crato (CE)
Deslocamento inicial – 66 km
Especial – 212 km
Deslocamento final – 215 km
Total do dia: 493 km

As caraterísticas da prova mudam, com chão de piçarra, travessias de riachos e passagem por região montanhosa, onde o trajeto fica ainda mais duro. A navegação será fundamental em todos os momentos.

17/8 (quinta-feira) – 6ª etapa
Crato (CE) / Sobral (CE)
Deslocamento inicial – 154 km
Especial – 207 km
Deslocamento final – 312 km
Total do dia: 673 km

A etapa promete ser uma das mais duras dos últimos tempos. Com muita pedra e terrenos acidentados em região serrana, será uma especial extremamente cansativa. O preparo físico e a habilidade dos pilotos farão a diferença.

18/8 (sexta-feira) – 7ª etapa
Sobral (CE) / Cruz (CE)
Deslocamento inicial – 82 km
Especial – 188 km
Deslocamento final – 66 km 
Total do dia: 336 km

Especial muito bonita e inédita no Sertões. Começa morro acima e apresenta terrenos de piçarra, pedra e trechos de areia, principalmente na parte final. A região traz paisagens totalmente diferentes das encontradas nos dias anteriores, já que a prova está a caminho do litoral pernambucano.

19/8 (sábado) – 8ª etapa
Cruz (CE) / Praia do Preá, Cruz (CE)
Deslocamento inicial – 51 km 
Especial – 140 km
Deslocamento final – 57 km 
Total do dia: 248 km

A organização promete não aliviar para os competidores na última etapa, ao contrário dos anos anteriores. Com muita areia, piçarra e navegação por GPS, a disputa final será decisiva e pode mudar drasticamente os resultados. Os competidores ficarão surpresos com o último desafio e não podem pensar que a prova está ganha.

TOTAL DO PERCURSO: 3.793 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.027 km

*O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.

Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil  

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade