Nicolas Costa repete vitória da véspera em Termas de Río Hondo e amplia vantagem na liderança da Porsche Carrera Cup

0

Eduardo Taurisano lidera todas as voltas pela Sprint Challenge e chega a três vitórias nas últimas quatro provas

A passagem da Porsche Cup C6 Bank Mastercard por Termas de Río Hondo foi marcada por corridas bastante movimentadas, que definiram o cenário para a disputa dos títulos em São Paulo no evento suporte do GP de F1 em novembro. Nas corridas de domingo, tanto Nicolas Costa quanto Eduardo Taurisano converteram pole em vitórias, com uma tocada segura de slick em pista úmida.

Costa dominou a prova da Carrera Cup, favorecido por uma batalha memorável pelo segundo lugar. Ele chegou à sua quinta vitória em 2023 e desembarca em São Paulo para decisão do título com 24 pontos de vantagem sobre o heptacampeão Miguel Paludo, seu mais próximo perseguidor na tabela de pontuação.

A passagem dos carros de competição mais produzidos no planeta pela Argentina foi memorável também para Lucas Salles. O competidor do carro #70 cravou uma das poles no geral, venceu uma corrida da classe Carrera Sport e foi segundo na outra. Com os pontos somados no fim de semana, ele não pode mais ser alcançado no topo da tabela. Salles sequer precisa comparecer a Interlagos para assegurar seu campeonato –o único risco dele perder o título é ser punido com bandeiras pretas em São Paulo, o que alterariam seus descartes.

Taurisano foi o nome da corrida da Challenge, vencendo pela terceira vez nas últimas quatro corridas de 2023. Depois de iniciar o ano na classe Sprint Trophy, ele é um dos destaques da segunda metade do campeonato de corridas curtas.

Antonella Bassani deixa a Argentina como a maior pontuadora da etapa, com vitória no sábado e segundo lugar no domingo. A adolescente de 17 anos de idade desembarca em São Paulo para decisão do título com 13 pontos de desvantagem para Marcelo Tomasoni, em segundo lugar no campeonato.

Tomasoni mais uma vez demonstrou consistência invejável. Com uma tocada estratégica, soube a hora de assumir os riscos e manteve seu carro na pista o tempo todo, para chegar ao décimo pódio em dez provas.

Já pelos subcampeonatos o nome da Challenge foi Celio Brasil. Ele ganhou as duas corridas na classe Rookie, fez pódio na geral no sábado e, no domingo, ganhou também a prova da Challenge Sport.

Antes da decisão dos títulos de sprint em São Paulo, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard tem sua segunda etapa de endurance de 2023. Os carros de competição mais produzidos no mundo permanecem em Termas de Río Hondo nesta semana, para mais uma corrida de 300 km no próximo dia 10.

As corridas

Carrera Cup

Com a chuva pela manhã e a queda na temperatura em Termas de Río Hondo, a pista se apresentava úmida no horário designado para a largada. Os carros foram para o traçado de pneus slick, sob regime de safety-car.

Ricardo Landi recolheu o carro de segurança na abertura da volta 2. Nicolas Costa e Lucas Salles mantiveras as duas primeiras posições. Paludo era terceiro, apesar de tentativa de mergulho de Alceu Feldmann. Este acabou resvalando no carro de Marçal Muller no contorno da curva 1, o que permitiu a Werner Neugebauer ganhar duas posições.

Paludo logo passou Salles e Neugebauer seguiu a linha. Os dois alcançaram Costa na liderança. Na volta 4, Werner emparelhou com Miguel na reta oposta e assumiu o segundo lugar após um discreto contato entre os dois carros. Lucas Salles vinha tranquilo em quarto, liderando na Sport. E Marçal Muller era quinto. Em 15º, Bruno Campos liderava na classe Rookie.

Na volta 6, Werner atacou Costa decidido e achou espaço para assumir a liderança. Paludo acompanhava de perto. Costa deu o troco três curvas mais tarde e eles seguiram enfileirados, separados por menos de meio segundo na linha de chegada. Àquela altura, Muller já havia ultrapassado Salles e tentava chegar para a disputa, favorecido pela melhor volta da prova no giro 7.

O carro de segurança novamente foi acionado, interrompendo a luta pela liderança, para resgate do carro de Nelson Monteiro.

A equipe de apoio trabalhou rápido e logo na volta seguinte houve a relargada, com 8 minutos ainda restando na contagem regressiva da prova. Paludo pegou o vácuo de Werner na reta oposta, mas não concretizou a manobra na freada. Isso deu algum respiro a Costa na liderança, ao mesmo tempo em que favoreceu a chegada de Muller para a briga.

Na volta seguinte Paludo emparelhou com Werner no S de entrada na reta oposta e conseguiu passar para segundo. Neugebauer espalhou no contorno, perdendo posições também para Muller, Salles e Feldmann. Ele a seguir trouxe o Porsche #8 para box.

O safety car outra vez teve trabalho, a menos de cinco minutos do fim, para resgate do carro de Georgios Frangulis.

Novamente a relargada veio na volta seguinte, com pouco mais de 2 minutos restando na corrida. Paludo tentou atacar Costa e Muller veio na cola. Na freada no fim da reta oposta, o #544 mergulhou por dentro e avançou para segundo lugar. Muito combativo, Paludo seguiu de perto e conseguiu dar o troco no S de alta. Os dois então percorreram colados lado a lado a última curva e a reta principal, com Marçal prevalecendo na tomada da curva 1. Paludo ainda tentou usar o vácuo na reta oposta, mas o ataque foi neutralizado pelo concorrente na freada.

Costa levou até o final com tranquilidade, favorecido pela briga entre Muller e Paludo. Marçal sustentou a pressão para ser segundo, com o heptacampeão em terceiro. Feldmann foi quarto e Peter Ferter teminou em quinto, passando Salles na volta final. Em décimo, Bruno Campos repetiu a vitória na véspera na classe Rookie.

Sprint Challenge

A largada também aconteceu sob regime de safety-car e o pole Eduardo Taurisano contornou a curva 1 na liderança. Josimar Junior foi muito bem, passando Marcelo Tomasoni para ser terceiro. Ele logo atacou Antonella, sem efeito na primeira tentativa. Mas concretizou a ultrapassagem duas curvas mais tarde. Tomasoni também perdeu posição para Celio Brasil, que, em quarto, liderava na Sport e na Rookie.

Antonio Junqueira passou Tomasoni no fim da reta oposta, enquanto Brasil pressionava Antonella pelo terceiro lugar.

Josimar Junior alcançou Taurisano na volta 3, favorecido pela melhor volta da prova na passagem anterior. Mais atrás, Junqueira rodou, caindo para 15º. Assim Tomasoni retornou ao top5.

Na volta 5, o carro de Wagner Pontes ficou atolado na caixa de brita na entrada da reta principal, determinando mais uma intervenção do carro de segurança.

A relargada veio na abertura da volta 7, com 11 minutos na contagem regressiva da prova.

Taurisano sustentou a ponta, com Josimar e Antonella logo atrás. Tomasoni conseguiu passar Brasil, mas levou o troco a seguir.

Tomasoni estava decidido e passou novamente o concorrente na tomada do S antes da reta oposta. Miguel Mariotti também passou Brasil, que imediatamente passou a ser pressionado por Gustavo Zanon em disputa válida pela liderança na classe Sport.

Antonella mergulhou por dentro de Josimar na entrada da reta oposta, mas este fechou a porta e a vencedora da corrida de sábado teve que tirar o pé no início da reta. Tomasoni se aproveitou e acabou passando Antonella no processo.

Na volta seguinte os papeis se inverteram. Tomasoni atacou Josimar. Antonella leu as linhas e passou os dois simultaneamente em inteligente manobra.

A batalha pelo segundo lugar favoreceu Taurisano, que abriu 4.4s de vantagem na volta 13. Antonella era segunda, com Josimar em terceiro e Tomasoni em quarto. Mariotti completava o top5. Em sétimo, Brasil liderava na Rookie e na Sport.

Taurisano venceu pela terceira vez nas últimas quatro corridas. Antonella fechou a etapa como a maior pontuadora do fim de semana e vai para a decisão do título como vice-líder. Josimar Junior, Tomasoni e Mariotti completaram o top5. Em sexto, Celio Brasil levou mais dois troféus, pelas vitórias nas classes Sport e Rookie.

O que eles disseram:

“Inacreditável! No último treino fiquei sem uma das rodas, pneu furado no quali e mesmo assim conseguimos bons resultados. Ontem consegui a vitória, mas hoje foi um teste para cardíaco. Sabia que eu teria que explorar os limites pois era o primeiro, então precisava arriscar e os outros me seguiam. Saímos com um setup mais voltado para a pista seca, então onde estava molhado o carro escorregava muito, parecia que estava dirigindo no gelo. Então eles chegavam muito em mim. Nas últimas voltas, já com a pista mais seca, o carro já estava melhor, foi uma estratégia e deu certo.”
Nicolas Costa

“Estou muito feliz e emocionado. Devo isso a toda a minha equipe e aos meus familiares. Agradeço a todos que me apoiaram e ainda apoiam nessa jornada.”
Lucas Salles

“Dever cumprido. Ontem tivemos uma quebra e cometi um pequeno erro. Mas, hoje deu tudo certo. O carro estava perfeito, arrumaram o carro perfeitamente e consegui vencer.”
Eduardo Taurisano

“A pista estava melada, muito difícil de guiar no começo. Ela foi melhorando ao longo da prova na medida que o trilho se formava. Infelizmente o Feldmann passou do ponto na freada da curva 1 e acabou prejudicando minha tomada da curva 1. Tive cabeça para construir uma boa corrida e terminar ela com uma disputa muito dura e limpa com o Paludo que rendeu o segundo lugar para nós. É sempre bom disputar com ele, trocamos posições algumas vezes durante a briga. Bom resultado para o campeonato, bom também depois de um final de semana complicado como eu tive.”

Marçal Muller

“Foi uma corrida bem disputada, as condições de pista foram mudando ao longo da prova e eu achei que a gente tinha um pouco mais de velocidade que o Nicolas, mas demorou um pouco para a pressão dos pneus subir. O Werner chegou a me passar, mas consegui recuperar a posição e então o Marçal aproveitou para entrar em uma disputa dura e limpa comigo. Conseguimos chegar no Nicolas no final, mas faltaram algumas voltas. Esperava um resultado um pouco melhor hoje, agora é chegar em Interlagos e disputar o título.”
Miguel Paludo

“Foi uma corrida espetacular, correr nessas condições é sempre uma loteria. O carro estava muito bom e isso foi me dando confiança e eu consegui escalar as posições. Tinha ritmo para chegar na briga pela vitória, mas a posição já me colocava como primeiro da classe, então avaliei que não valeria a pena o risco de perder a vitória. A pista é espetacular e a estrutura é ótima!”
Peter Ferter

“Deu tudo certo aqui em Termas. As condições estavam difíceis e todo mundo foi mais conservador. A bateria foi limpa e isso virou um bom resultado para nós aqui na Argentina.”

Bruno Campos

“Muito feliz com o resultado, estava rápida desde ontem e sabia do nosso potencial aqui na pista. Segundo hoje e primeiro ontem. Vamos disputar o campeonato em Interlagos, estou ansiosa para a final e estamos literalmente na briga pelo título.”
Antonella Bassani

“Foi uma corrida que poderia ter arriscado um pouco mais. Cheguei a subir para a segunda posição. Nós temos muitos pontos para descartar, o pior resultado é um quinto lugar e aqui estamos com 50 quilos e muitos pontos para descartar. Agora temos 13 de vantagem e 4 com os descartes. Dá para arriscar um pouco mais e trabalhar com esses pontos. Foi uma corrida incrível, ficar entre quarto e segundo era consequência. O Josimar não tinha lastro e a Antonella soube aproveitar bem as oportunidades. Estou feliz, independente do resultado, o ano foi muito bom para mim, no compromisso com a performance e a evolução ao longo da temporada. Última etapa não teremos o lastro em Interlagos e é uma pista que eu gosto, temos vitória por lá e então vamos batalhar para o campeonato.”
Marcelo Tomasoni

“Vou precisar de um cargueiro para levar o que sobrou de mim e esse monte de troféu para casa. Foi muito difícil, estava em um estado que não sabia nem em qual volta a gente estava. Foi uma prova mais difícil que ontem pelas condições de pista. Novamente escapei da pista e tive que me recuperar. Feliz com a primeira vitória na Sport, novamente vencendo na rookie e o sexto lugar na geral. Estou tentando não olhar para os pontos para conter a ansiedade, penso em cada prova como se fosse a primeira, então em Interlagos não vai ser diferente.”
Célio Brasil

Resultados
Carrera Cup:
1 – #999 Nicolas Costa – 14 voltas em 27:44.150
2 – #544 Marçal Müller – + 0.594
3 – #7 Miguel Paludo – + 1.227
4 – #1 Alceu Feldmann – + 3.014
5 – #56 Peter Ferter* – + 3.725
6 – #70 Lucas Salles* – + 4.826
7 – #888 Lineu Pires* – + 5.392
8 – #29 Rodrigo Mello – + 5.646
9 – #85 Eduardo Menossi* – + 9.872
10 – #33 Bruno Campos** – + 10.394
11 – #77 Francisco Horta* – + 10.797
12 – #121 João Barbosa** – + 11.014
13 – #25 Paulo Sousa** – + 12.013
14 – #80 Rouman Ziemkiewicz* – + 12.749
15 – #14 Carlos Campos** – + 13.769
16 – #800 Raijan Mascarello* – + 14.165
17 – #3 Franco Giaffone* – + 16.273
18 – #555 Ayman Darwich* – + 18.147
19 – #74 Piero Cifali** – + 19.827
20 – #9 Edu Guedes** – + 20.363
21 – #84 Gustavo Farah** – + 22.106
22 – #8 Werner Neugebauer – + 4 voltas
Não completaram:
#88 Georgios Frangulis* – + 5 voltas
#199 Nelson Marcondes* – + 7 voltas
#87 Nelson Monteiro* – + 9 voltas
* Sport/ ** Rookie

Sprint Challenge:
1 – #88 Eduardo Taurisano – 14 voltas em 26:47.242
2 – #72 Antonella Bassani – + 4.266
3 – #77 Josimar Junior – + 6.469
4 – #5 Marcelo Tomasoni – + 7.872
5 – #21 Miguel Mariotti – + 8.823
6 – #139 Célio Brasil** – + 9.320
7 – #16 Antonio Junqueira* – + 11.812
8 – #1 Urubatan Júnior – + 12.388
9 – #71 SangHo Kim* – + 15.868
10 – #133 Israel Salmen* – + 17.226
11 – #33 Gustavo Zanon* – + 25.783
12 – #3 Cristian Mohr – + 28.939
13 – #7 Luiz Souza** – + 31.996
14 – #15 Artur Ramos* – + 40.209
15 – #19 Walter Lester* – + 42.685
16 – #38 Eric Santos** – + 1:06.691
17 – #66 Sadak Leite* – + 3 voltas
Não completaram:
#57 Ramon Alcaraz* – + 5 voltas
#99 Wagner Pontes** – + 10 voltas
#100 Sebá Malucelli* – + 10 voltas
* Sport/ ** Rookie

Campeonatos*
Carrera Cup
1. #999 Nicolas Costa, 223 pontos
2. #7 Miguel Paludo, 199
3. #544 Marçal Muller, 192
4. #70 Lucas Salles, 161
5. #8 Werner Neugebauer, 158
6. #1 Alceu Feldmann, 140
7. #800 Raijan Mascarello, 115
8. #888 Lineu Pires, 109
9. #88 Georgios Frangulis, 107
10. #199 Nelson Marcondes, 102
11. #26 Rodrigo Mello, 96
12. #87 Nelson Monteiro, 94
13. #3 Franco Giaffone, 79
14. #56 Peter Ferter, 74
15. #85 Eduardo Menossi, 73
16. #77 Francisco Horta, 64
17. #121 João Barbosa, 62
18. #80 Rouman Ziemkievicz, 57
19. #9 Edu Guedes, 52
20. #555 Ayman Darwich, 51
21. #33 Bruno Campos, 49
22. #17 Ricardo Fontanari, 47
23. #84 Gustavo Farah, 45
24. #25 Paulo Sousa, 33
25. #74 Piero Cifali, 19
26. #14 Carlos Campos, 8
27. #99 Nasser Aboultaif, 5

Carrera Cup Sport
1. #70 Lucas Salles, 129 pontos
2. #800 Raijan Mascarello, 85
3. #888 Lineu Pires, 80
4. #88 Georgios Frangulis, 79
5. #199 Nelson Marcondes, 69
6. #87 Nelson Monteiro, 61
7. #3 Franco Giaffone, 59
8. #56 Peter Ferter, 52
9. #77 Francisco Horta, 41
10. #85 Eduardo Menossi, 39
11. #80 Rouman Ziemkievicz, 36
12. #555 Ayman Darwich, 29
13. #17 Ricardo Fontanari, 21

Carrera Cup Rookie
1. #9 Edu Guedes, 123 pontos
2. #121 João Barbosa, 110
3. #84 Gustavo Farah, 103
4. #33 Bruno Campos, 96
5. #25 Paulo Sousa, 78
6. #74 Piero Cifali, 70
7. #99 Nasser Aboultaif, 46
8. #14 Carlos Campos, 17

Sprint Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni 222 pontos
2. #72 Antonella Bassani 209
3. #3 Cristian Mohr 186
4. #21 Miguel Mariotti 161
5. #16 Antonio Junqueira 150
6. #66 Sadak Leite 130
7. #77 Josimar Junior 126
8. #1 Urubatan Junior 117
9. #15 Artur Ramos 105
10. #88 Eduardo Taurisano 103
11. #139 Célio Brasil 94
12. #100 Seba Malucelli 93
13. #33 Gustavo Zanon 91
14. #71 SangHo Kim 83
15. #57 Ramon Alcaraz 75
16. #133 Israel Salmen 67
17. #7 Luiz Souza 66
18. #19 Walter Lester 63
19. #38 Eric Santos 58
20. #14 Carlos Campos 48
21. #002 Junior Dinardi 25
22. #10 Americo Lanzoni 23
23. #45 Paulo Totaro 19
24. #55 Marco Túlio 17
25. #222 Gabriel Vallone 13
26. #58 Claudio Simão 11
27. #99 Wagner Pontes 10
28. #14 Andre Gaidzinski 9

Sprint Challenge Sport
1. #16 Antonio Junqueira 115 pontos
2. #66 Sadak Leite 99
3. #15 Artur Ramos 74
4. #139 Célio Brasil 70
5. #33 Gustavo Zanon 69
6. #100 Seba Malucelli 61
7. #57 Ramon Alcaraz 61
8. #71 SangHo Kim 53
9. #133 Israel Salmen 35
10. #14 Carlos Campos 33
11. #19 Walter Lester 32
12. #38 Eric Santos 25
13. #7 Luiz Souza 21
14. #002 Junior Dinardi 16
15. #45 Paulo Totaro 11
16. #99 Wagner Pontes 6
17. #14 Andre Gaidzinski 4
18. #222 Gabriel Vallone 4
19. #58 Claudio Simão 1
20. #55 Marco Túlio 0
21. #10 Americo Lanzoni 0

Sprint Challenge Rookie
1. #139 Célio Brasil 135 pontos
2. #7 Luiz Souza 118
3. #38 Eric Santos 100
4. #133 Israel Salmen 53
5. #10 Americo Lanzoni 45
6. #55 Marco Túlio 36
7. #45 Paulo Totaro 27
8. #222 Gabriel Vallone 23
9. #58 Claudio Simão 21
10. #99 Wagner Pontes 15

(*) Pontuações calculadas conforme os resultados de pista, antes das deliberações dos comissários pós prova

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade