Fortaleza celebra 105 anos em momento de disputa inédita e reestruturação histórica do clube

0

Tricolor atingiu conquistas e quebras de tabus em sequência positiva na elite do futebol nacional

Nesta quarta-feira (18), o Fortaleza Esporte Clube completa 105 anos vivendo um grande momento dentro e fora de campo. Fundado em 18 de outubro de 1918, o Leão do Pici traça uma história de recuperação no futebol brasileiro, após sair da série C em 2017 e chegar, neste ano, à disputa de um título internacional pela primeira vez. Fora das quatro linhas, o processo de reestruturação interna permitiu que as receitas saltassem de R$ 24 milhões para os R$ 267 milhões registrados em 2022, além de também agregar a criação da SAF, que foi aprovada recentemente com votação histórica para o Tricolor. 

Em relação ao desempenho nos gramados, depois de oito anos na Série C, o Leão subiu à segunda divisão, em 2018, quando comemorou o título e o retorno à elite do futebol do país. Em 2021, o time chegou à semifinal da Copa do Brasil e ao quarto lugar no Brasileirão, as melhores campanhas de sua história em ambas as competições. Já no ano passado, atingiu as oitavas de final da Libertadores, na primeira participação do clube. Nestes seis últimos anos, o Tricolor levantou, pelo menos, um título por ano e soma: 1 Brasileirão Série B, 5 Campeonatos Cearense e 2 Copas do Nordeste. 

Agora, de forma inédita, o Fortaleza disputa a grande final da Copa Sul-Americana contra o LDU. A partida acontece no próximo dia 28, no Estádio Domingo Burgueño, no Uruguai, a partir das 17h (horário de Brasília). Na Série A, a agremiação encontra-se em sexto lugar, com 42 pontos e visa ultrapassar a campanha de 2021, quando encerrou a competição com 58 pontos. Para atingir a marca, o time precisaria de mais 16 pontos dos 36 que ainda estão em jogo. 

Nas arquibancadas, o Tricolor também conta com o apoio incessante da torcida. Conhecida por ser uma das mais apaixonantes do país, a Arena Castelão já recebeu mais de 1 milhão de tricolores em 2023, marca recorde do futebol cearense obtida contra o Corinthians, pela Sula, após 60.451 apoiadores presenciarem a vitória da equipe. 

“Todas as nossas conquistas, não apenas em 2023, mas sim há muitos anos, são frutos de um trabalho feito por diversas mãos, desde diretoria, comissão técnica, atletas e funcionários. E isso passa pela profissionalização do clube, dos dirigentes que são remunerados, assim como do planejamento estratégico e do desenvolvimento com a torcida. Hoje, comemoramos estes 105 anos com muito orgulho e com o sentimento de que estamos no caminho certo, sempre com muito preparo”, comenta Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Novas obras entregues 

Como comemoração ao aniversário, o clube entregou duas novas obras em sua sede: a área de lazer dos hotéis, destinada ao bem-estar e ao relaxamento dos atletas por meio de diversas ativações de entretenimento para pré e pós jogos, e o complexo de lavanderia com rouparia e vestiário de funcionários. Nele, é ligado um andar superior, onde há um lounge multiuso de repouso, leitura e televisão para os jogadores. 

Para os próximos projetos, a gestão do clube pretende desenvolver um novo salão de fisioterapia e o nivelamento do campo auxiliar com o campo principal. 

Por: Luciana Vianna – PressFC

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade