Retrospectiva 2023: Pinheiros é coroado com desempenho impecável no Pan

0

O ano de 2023 ficou marcado pelo estrelato pinheirense nos jogos Pan Americanos de Santiago, no Chile. Se o Clube fosse um país, estaria no “top 8” do quadro de medalhas, com 17 ouros, 14 pratas e 17 bronzes. Ainda assim, o maior Clube Poliesportivo da América Latina, manteve a característica de Clube formador e o alto nível em todas as competições em que participou, o que gerou frutos, com conquistas ao longo do ano, confira as principais:  

Janeiro – O Pinheiros foi sede do torneio Éder Jofre de Boxe, que premiou 16 lutadores. O mês foi marcado também pelo retorno do nadador Bruno Fratus após sete anos e a conquista do ouro da esgrimista Nathalie Moellhausen no GP de Doha, no Catar, e o bronze do judoca Rafael Silva, o Baby, no Grand Slam de Portugal. 

Fevereiro – O Clube Pinheiros foi sede da Copa do Mundo Júnior de Esgrima e Lorenzo Mion e Paulo Moraes conquistaram a medalha de bronze. No exterior, a também esgrimista Nathalie Moellhausen conquistou o ouro na etapa da Copa do Mundo de Barcelona. E os judocas brilharam nos Grand Slam:  Ellen Froner foi bronze em Paris e Rafael Silva e Larissa Pimenta também conquistaram o terceiro lugar em Tel Aviv. Laura Silva, do Squash, conquistou o campeonato Sul Americano Juvenil. 

Março – A judoca Beatriz Souza conquistou o European Open de Varsóvia. O Pinheiros venceu pela primeira vez na história a equipe do Flamengo na Superliga: 3 sets a 0, parciais de  25-21; 25-23; 27-25. As ginastas Gabriela Barbosa e Beatriz Lima conquistaram o bronze no DTB Pokal de Stuttgart; o Polo Aquático Feminino foi vice-campeão da Liga Nacional 2022/23 e o Clube conquistou 30 medalhas no Festival Infantil Mestre Buonafina de Esgrima. 

Abril –  Os ginastas Arthur Nory e Patrick Sampaio conquistaram ouro no Troféu Brasil de Ginástica, enquanto Christal Bezerra ficou prata e Gabriela Barbosa ficaram com o bronze. O atletismo pinheirense teve três medalhas na Copa Brasil Meio Fundo e Fundo; Ana Mykal Cardoso do salto com vara conquistou o brasileirão Sub-20. O Badminton conquistou sete medalhas na 2ª etapa do Braileiro. O Pinheiros encerrou a participação na Superliga Feminina 2022/23 com a melhor campanha desde a temporada 15/16. 

Maio – Os judocas Rafael Silva, o Baby, e Beatriz Souza, conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Doha. O Pinheiros encerrou a semana de Campeonatos Brasileiros de Saltos Ornamentais com 33 medalhas. Pela primeira vez, a skatista Fernanda Tonissi é convocada para a Seleção Principal de Skate Park. No remo, seis medalhas foram conquistadas na 1ª Etapa do Desafio Paulista. Nathalie Moellhausen da esgrima ficou com o bronze no Grand Prix de Cali. Os tenistas Tomás Macedo e Diego Brito conquistaram a 1ª etapa do brasileiro interclubes. 

Junho – O Pinheiros conquistou o Troféu Brasil de Natação – 20º título na história. O handebol feminino conquistou o Sul-Centro Americano e o masculino ficou na terceira colocação. No Levantamento de Peso, Marco Tulio Machado foi Campeão Brasileiro ao totalizar 355kg levantados. Claudia Santos conquistou o Campeonato Internacional e Brasileiro de Remo Paralímpico e Jairo Klug ficou em 5º lugar na Copa do Mundo. No tênis, a equipe feminina conquistou o campeonato paulista Infanto Juvenil. O Clube Pinheiros também foi sede do IV Torneio Edgard Ozon de judô, com mais de 150 atletas das categorias iniciantes até sub-18.

Julho –  O Pinheiros conquistou o Troféu Brasil de Atletismo, seu oitavo título na história. Petrúcio Ferreira, do Paratletismo, foi campeão mundial em Paris. O  Basquete conquistou o Campeonato Interligas 2023. O Tênis conquistou o Paulista Interclubes. O handebol de base (sub-14), ficou em terceiro lugar no Granollers Cup, maior torneio de verão da Europa. Alison dos Santos, conquistou índice Olímpico nos 400m com barreira. O Futebol de base disputou campeonatos na Finlândia e Suécia, ficando em 16º e em 3º lugar, respectivamente.    

Agosto – O Pólo Aquático Feminino conquistou o Rio Open. A ginástica artística conquistou o vice-campeonato brasileiro. No infantil,o masculino conquistou o título e o feminino o vice-campeonato. Os nadadores Breno Correia, Kaique Alves e Jhennifer Alves ficaram em terceiro lugar nos Jogos Mundiais Universitários em Chengdu-CHI. O Pinheiros conquistou 24 medalhas no Campeonato Paulista Juvenil e Cadete de Esgrima e seis no Troféu Brasil. Os tenistas Diego Brito e Tomás Macedo conquistaram a etapa do Brasileiro em Brasília, Luise Bastos ficou com o vice-campeonato. O Clube conquistou 35 medalhas na Copa Pinheiros de Badminton. 

Setembro – A remadora Claudia Santos conquistou a primeira vaga Paralímpica do Brasil em Paris. A judoca Larissa Pimenta conquistou o tetracampeonato Pan Americano. A skatista Helena Laurino fez uma manobra inédita: 540º.  Os nadadores Heitor Napolitano e Pedro Sansone foram campeões Sul-Americanos Juvenil. O Basquete conquistou o terceiro lugar da LDB;  O armador do basquete Felipe Ruivo foi convocado para os jogos Pan Americanos. Os esgrimistas Lorenzo Mion e Ana Beatriz Bulcão conquistaram o bronze no Torneio Internacional Satélite. Laura Silva conquistou o  bronze no Sul-Americano de Squash e a equipe masculina de Polo Aquático ficou em terceiro no Brasil Open.  

Outubro –  O triatleta Miguel Hidalgo conquistou a etapa de Brasília da Copa do Mundo. O Handebol Feminino conquistou o Hexacampeonato Paulista. O vôlei foi vice-campeão Paulista. A pinheirense Laura Silva é Bicampeã Brasileira de Squash. 

Novembro – O Pinheiros foi campeão do Troféu José Finkel de Natação – 17º título da história. A Delegação do Clube que foi ao Pan Americano de Santiago 2023 é recebida com honrarias da casa: Foram 48 medalhas conquistadas, 17 ouros, 14 pratas e 17 bronzes. Petrúcio Ferreira, atleta Paralímpico, conquistou o ouro e a prata nos Jogos Parapan. O handebol masculino foi vice-campeão do Super Paulistão.

Dezembro –  Beatriz Souza (judô), Miguel Hidalgo (triathlon), Nathalie Moellhausen (esgrima) e Roberta Camargo (boliche) são eleitos atletas do ano. O handebol feminino conquistou o título da Liga Nacional, enquanto o masculino ficou em 4º lugar. A skatista Helena Laurino foi campeã de Park Skateboarding 2023.

No judô, o ECP foi vice-campeão no CBI Grand Prix e teve o melhor desempenho entre atletas no Troféu Brasil. A natação conquistou o  CBI Sênior Troféu Daltely Guimarães. A campeã mundial Nathalie Moellhausen esteve no Clube e promoveu um workshop com esgrimistas da base. 

O Pinheiros tem 34 medalhas no Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais. O Polo Aquático feminino conquistou o título da Liga Nacional e o masculino ficou em terceiro lugar. Mateus Cutti, do Badminton, conquistou duas medalhas no Campeonato Sul Americano  O Basquete sub-16 conquistou o campeonato paulista. 

A Base do handebol conquistou  diversos títulos:  Campeão do Super Paulistão Jr e vice no Cadete masculino; Campeão no Cadete e Juvenil feminino e vice-campeão infantil; Campeão brasileiro Jr masculino. 

Demais fotos disponíveis em: www.ecp.org.br

Por: Esporte Clube Pinheiros

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade