Brasil começa Dakar na frente entre os carros

0

Irmãos Baumgart fecharam o prólogo que abre o maior rali do mundo em quarto e quinto lugares nesta sexta-feira (5) em Al Ula, na Arábia Saudita. Marcos Baumgart/Kleber Cincea fecharam em quarto, com Cristian Baumgart/Beco Andreotti em quinto

Foi rápido, mas começou. Com um trecho de apenas 27 quilômetros cronometrados em Al Ula, na Arábia Saudita, valendo pelo prólogo, teve início nesta sexta-feira (4) a 46ª edição do Rally Dakar. Entre os carros, o Brasil já se coloca entre os primeiros, com dois carros pilotados por irmãos. Marcos e Cristian Baumgart fecharam os quilômetros iniciais do Dakar 2024 com o quarto e quinto tempo mais rápido, respectivamente.

Os Prodrive Hunter T1+ pilotados pelos irmãos Baumgart mostraram força: Marcos Baumgart e Kleber Cincea fecharam em quarto, com o mesmo tempo anotado pela lenda do rali Sebastian Loeb. O francês tem a seu lado o navegador belga Fabian Lurquin, também em um Hunter da Prodrive, pela equipe Bahrain Xtreme.

“Para nós é um começo histórico: terminar em quarto e o Cristian em quinto é um grande sonho para mim. Só de estar aqui já é uma realização e tanto”, comemorou Marcos, antes de voltar com os pés sobre as areias árabes. “Pegamos muita poeira no trecho, mas felizmente o resultado veio e estamos muito felizes. Mas foi só o primeiro dia. Ainda tem muita batalha pela frente e amanhã é que começa para valer”, resume.

Cristian Baumgart e Beco Andreotti iniciaram nesta sexta-feira o primeiro Dakar da dupla entre os carros. Cristian e Beco formam a parceria mais longeva da história do rali brasileiro entre piloto e navegador – e uma das duplas mais duradouras do off-road mundial; são 23 anos dividindo o cockpit e quatro títulos do Sertões.

O mais velho dos Baumgart ressaltou as características que devem perdurar por todo o Dakar 2024. Segundo ele, foi tudo condensado no trecho de 27 quilômetros do prólogo, no qual o carro #245 anotou o quinto melhor tempo. “Tivemos um pouco de tudo nesses 27 quilômetros de prólogo. Era mais como uma mini-especial, mesmo. Muita areia, dunas altas e um trecho bem exigente para piloto e navegador, com pedras em saídas de referências, mudanças de piso a cada 20 metros, partes sinuosos…”, enumerou. “Foi um ótimo primeiro contato, porque foi bem prazeroso. O resultado foi muito bom tanto para mim como para o Marcos. Ainda tem muito pela frente, vários dias. Então agora é manter a concentração, evitar erros e andar o que a gente pode sem se meter em problemas”, terminou.

A primeira etapa do Dakar 2024 será disputada neste sábado (6) com 414 quilômetros cronometrados entre Al Ula e Al Henakiyah, com um total de 541 quilômetros, somados os deslocamentos.

A equipe X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, Motul, BF Goodrich, Rodobens, Center Norte, Rock e Opaoma.

Resultado – PRÓLOGO – CARROS (Top-5)
05/01 – Al Ula – 27 kms
1. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi) – 16min30s
2. Seth Quintero/Dennis Zenz (Toyota) – + 23s
3. Sebastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive) – + 38s
4. Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Prodrive) – + 38s
5. Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Prodrive) – +44s


DAKAR 2024 (7.891 km totais | 4.727 km de especiais)
Data: Etapa – Início > Destino – Kms Totais/Kms Cronometrados
05/01: Prólogo – Al Ula – 157 km/27 km
06/01: Etapa 01 – Al Ula > Al Henakiyah – 541/414 km
07/01: Etapa 02 – Al Henakiyah > Al Duwadimi – 655/463 km
08/01: Etapa 03 – Al Duwadimi > Al Salamiya – 733/438 km
09/01: Etapa 04 – Al Salamiya > Al-Hofuf – 631/299 km
10/01: Etapa 05 – Al Hofuf > Shubaytah – 645/118 km
11-12/01: Etapa 06 – Shubaytah  > Shubaytah (48 horas) – 781/572 km
13/01: Dia de Descanso
14/01: Etapa 07 – Riyadh > Al Dawadimi – 873483 km
15/01: Etapa 08 – Al Dawadimi > Hail – 678/458 km
16/01: Etapa 09 – Hail > Al Ula – 639/417 km
17/01: Etapa 10 – Al Ula > Al Ula – 612/371 km
18/01: Etapa 11 – Al Ula > Yanbu – 587/480 km
19/01: Etapa 12 – Yanbu > Yanbu – 328/175 km

Site Oficial X Rally Team
Instagram: @xrallyteam

MAIS INFORMAÇÕES
Cleber Bernuci

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade