CBC e CBV firmam novos Planos de Trabalho e o apoio ao Voleibol nacional é potencializado em 2024

0

Entidades firmam parceria de forma potencializada para as competições do Ano I deste ciclo.

Após assinatura do primeiro Plano de Trabalho para o Ciclo Olímpico Los Angeles 2028 com a Liga Nacional de Basquete – LNB, visando apoio ao Novo Basquete Brasil-NBB e Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB, entre outras competições de Basquetebol, o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e a Confederação Brasileira de Voleibol – CBV firmam parceria de forma potencializada para as competições do Ano I deste ciclo. 

Importante relembrar que o Plano de Trabalho com a CBV para as Superligas Masculina e Feminina de Voleibol já havia sido pactuado de forma bianual, incluindo as competições de 2023-2024, e, pelo fato de ambas as instituições entenderem que os benefícios podem ser ampliados, foi realizada importante reunião na sede da CBV no Rio de Janeiro, no final de dezembro, com a presença dos Presidentes das duas instituições, Paulo Germano Maciel e Radamés Lattari, além do Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo e gestores de todas as áreas do CBC e da CBV. Na ocasião foi realizada a avaliação da parceria, assim como as possibilidades de apoio às novas competições a partir de 2024. 

Desta forma, com a repactuação do Plano de Trabalho, além das Superligas Masculina e Feminina terem recebido, a partir das rodadas de fevereiro/março um reforço nos quantitativos de passagens aéreas para atletas e comissão técnica, foram pactuados outros Planos de Trabalho visando apoio para a Superliga B Masculina e Feminina e o CBI Interfederativo – Universalização de Vôlei de Praia, competição que prevê um Clube de cada unidade federativa, a ser realizada em Saquarema/RJ.  Além disso, foram pactuadas as competições das categorias Sub 17, Sub 19, Sub 21 e as 10 etapas do CBI – Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia – CBVP. 

Com o apoio à Superliga B, o CBC preenche uma lacuna em seu rol de competições contempladas com passagens aéreas para atletas e integrantes das comissões técnicas dos Clubes, visto que as competições das categorias Sub 16, Sub 17 Sub 19 e Sub 21 Masculino e Feminino e a Superliga A já são apoiadas. Com isso o Voleibol de alto rendimento passa a ter maior perenidade na integração das políticas de investimento neste esporte. Para o Presidente da CBV, Radamés Lattari, o “é fundamental a parceria com o CBC para o Voleibol desde a base até o alto rendimento, e com os avanços que teremos, a qualificação de nossos atletas será ainda maior”.  

Já são sete anos da sólida parceria, que desde 2018 envolve o apoio às competições de base de Voleibol. Segundo o Presidente do CBC, Paulo Maciel, “este é mais um importante passo da nossa parceria com a CBV, pois sabemos a dificuldade que os Clubes têm para enviarem as suas delegações para competirem em todo o território nacional”.  

A repactuação dos Planos de Trabalho com a CBV dá continuidade à “nova era” para o Programa de Formação de Atletas do CBC, em especial para o Eixo de Competições. Para o Ano I do Ciclo Olímpico Los Angeles 2028, o orçamento dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI® poderá prever o aumento ou a redução de 25% no valor executado no Calendário 2022-2023 pela Confederação ou Liga Nacional em cada esporte apoiado pelo CBC.    

A condição para o incremento no orçamento, além do cumprimento integral das exigências previstas nas “Diretrizes para Celebração de Plano de Trabalho e Execução de CBI®”, é a proposição de ações de qualificação da parceria, em especial quanto à exposição do Selo de Formação de Atletas do CBC, conforme o Manual de Uso e Aplicação da Marca.  

Em tempo, importante frisar que o CBC pactuará novos Planos de Trabalho com as demais Confederações e Ligas Nacionais que já concluíram o calendário de CBI e integraram 100% dos Clubes. O nosso desafio será buscar em mútua cooperação a participação dos principais atletas de cada esporte e os Clubes “Top 10” dos rankings das Confederações e Ligas Nacionais. 

Por: Comitê Brasileiro de Clubes 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade