L’Étape Brasil confirma edição em Cunha (SP) e desmitifica “fama de difícil” da prova

0

Com muitas subidas intermitentes e curvas diferenciadas, evento proporciona uma experiência única de ciclismo de imersão e profundidade

A pouco mais de dois meses para a prova do L’Étape Cunha by Tour de France, com realização de 5 a 7 de abril confirmada pela organização, ciclistas intensificam a preparação. Após o retorno de sucesso ao município paulista em 2023, a edição de 2024 promete ainda mais ciclistas inscritos e o mesmo percurso desafiador típico da região, marcado por muitas subidas intermitentes e curvas diferenciadas.

Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro. Um cenário perfeito para encarar o “medo” que o percurso proporciona e desmitificar a sua dificuldade.

Segundo Fernando Cheles, diretor técnico da prova, pedalar em Cunha é uma chance única de realizar uma conexão com a bicicleta, trabalhando e aprimorando durante a pedalada foco, concentração e técnica.

“Realmente, o percurso tem uma cobrança técnica e uma avaliação pelos atletas como um dos trajetos que mais exige atenção. É uma prova que não permite momentos sem intensidade, não tem grandes planos, nem grandes retas, que poderiam permitir a formação de pelotões e aquele ciclismo monótono”, explica Cheles.

“Eu acho que esse é o gancho que buscamos em Cunha, que é uma imersão ao ciclismo, uma chance de pedalar totalmente conectado à bike, sentindo o freio, tendo que trocar muita marcha e sabendo posicionamentos diferentes de corpo, tanto para subir, quanto para descer. É um percurso totalmente exigente, característica que leva muitos a crerem que é difícil de terminar, mas na verdade é uma prova para que você use todas as ferramentas e técnicas para desenvolver o seu ciclismo” completa.

Em 2024, os atletas inscritos no L’Étape Brasil em Cunha poderão optar por um dos dois trajetos: o curto, com 54 km de estradas fechadas e 1.400 metros de altimetria acumulada, ou o longo, com 110 km e 2.870 metros de altimetria.

As inscrições seguem abertas no site do L’Étape Brasil.

O L’Étape Brasil

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez | Katarine Monteiro | Lucas Lucariny

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade