Com seis atletas no Mundial, seleção brasileira de saltos ornamentais chega a Doha em busca de novas vagas olímpicas

0

Competição é a última seletiva da modalidade para os Jogos Olímpicos Paris 2024; país tem duas vagas asseguradas até o momento, com Ingrid Oliveira e Isaac Souza

A seleção brasileira de saltos ornamentais já está em Doha (Catar) para a disputa do Mundial de Esportes Aquáticos, que ocorre entre os dias 2 e 18 de fevereiro. Composta por seis atletas, a delegação desembarcou na cidade-sede da competição após uma semana de aclimatação em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

O principal objetivo neste Mundial é ampliar a equipe que disputará os Jogos Olímpicos. Até o momento, o país tem duas vagas garantidas em Paris 2024, com Ingrid Oliveira e Isaac Souza, ambos classificados na prova de Plataforma 10m.

“Conquistamos um resultado inédito na última edição do Mundial, em Fukuoka 2023, que foram as duas vagas olímpicas logo na primeira seletiva. Agora vamos em busca de aumentar esse número, com uma equipe bem mesclada. Muitos deles nem tiveram férias após os Jogos Pan-americanos de Santiago, já projetando o Mundial em Doha”, diz o Chefe de Equipe da delegação, Hugo Parisi.

A seleção será composta por Giovanna Pedroso e Luana Lira, ambas com experiências olímpicas na carreira, além dos jovens Anna Lúcia dos Santos, Luís Felipe Moura, Rafael Borges e Rafael Max, todos atletas sub-23.

“A expectativa é grande para o Mundial. Toda a equipe sabe que tem qualidade para conquistar bons resultados, sempre pensando na vaga olímpica. Tivemos uma semana boa de treinamentos em Dubai e agora é estar bem para fazermos o nosso melhor no dia da prova”, afirma Rafael Borges, 19 anos, que vai disputar a prova do trampolim 3m sincronizado, ao lado de Luís Felipe Moura.

A seleção brasileira tem três ausências para este Mundial. Diogo Silva, 18, que tinha índice para a prova de plataforma, desfalca a equipe por conta de uma lesão no ombro. Já Ingrid Oliveira e Isaac Souza, em decisão conjunta com a comissão técnica, optaram por não disputar a competição e intensificar a preparação para Paris 2024. Como ambos já asseguraram as vagas olímpicas e têm pequenos incômodos, sendo Ingrid na lombar e Isaac no cotovelo esquerdo, eles permanecerão no Rio de Janeiro dando sequência aos treinamentos.

O Mundial de Doha distribui 12 vagas em cada prova individual (Trampolim 3m e Plataforma 10m), em ambos os gêneros. Caso um país já tenha atingido a cota máxima de dois atletas por prova, as vagas serão realocadas para os mais bem colocados na classificação final (13º lugar em diante). Já nas competições de Trampolim 3m Sincronizado e Plataforma 10m Sincronizado, serão apenas quatro vagas em jogo por prova, respeitando o limite de uma dupla por país. De acordo com a World Aquatics, tais critérios só terão validade se o número total de atletas classificados para Paris 2024, considerando todas as seletivas, não ultrapasse o total de 136 inscritos.

As competições de saltos ornamentais no Mundial de Doha serão realizadas no Centro Aquático de Hamad. O local abrigará exclusivamente as provas da modalidade, enquanto natação, nado artístico e polo aquático terão o Aspire Dome como sede. As primeiras atletas a entrarem em ação no Qatar serão Anna Lúcia dos Santos e Luana Lira, que disputam as eliminatórias do Trampolim 1m (prova não olímpica), em 2 de fevereiro.

Confira abaixo a lista de convocados:

. Anna Lúcia dos Santos: Trampolim 1m e Trampolim 3m
. Giovanna Pedroso: Plataforma 10m
. Luana Lira: Trampolim 1m e Trampolim 3m
. Luís Felipe Moura: Trampolim 1m e Trampolim 3m
. Rafael Borges: Trampolim 3m (apenas sincronizado)
. Rafael Max: Trampolim 1m e Trampolim 3m

Por: Alexandre Massi

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade