Com presença do Corinthians, Liga de Basquete Feminina registra número recorde de clubes participantes

0

Alvinegro retoma com a equipe feminina após sete anos de inatividade na modalidade

O Corinthians anunciou oficialmente o retorno da equipe de basquete feminino. Após sete anos em inatividade, o clube está determinado a competir pelos títulos nos campeonatos e, pela primeira vez, participará da Liga de Basquete Feminino (LBF), a principal competição nacional da modalidade. O Timão, que já foi uma potência nesse esporte, busca reafirmar a presença no cenário brasileiro e almeja alcançar o topo novamente.

Na melhor época, nas décadas de 1950 e 1960, o alvinegro foi dominante, conquistando cinco títulos paulistas consecutivos e a Copa América em 1964. Para esta nova jornada, o time conta com investimentos de patrocinadores, incluindo o Consórcio Kasinski e a Polpanorte, do Grupo Zeppone. A equipe também terá nomes de peso no elenco atual, como a medalhista olímpica Kelly Santos e o treinador Cristiano Cedra.

Além disso, o Corinthians contará com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) por meio do Programa de Formação de Atletas, do qual é afiliado e visa desenvolver talentos olímpicos nas agremiações. Essa parceria oferece à equipe paulista suporte na formação de atletas, materiais e equipamentos oficiais, contratação de equipes técnicas, e auxílio financeiro para participação em competições renomadas.

“A LBF é um marco na promoção do basquete feminino, e o CBC tem orgulho de ser parceiro. Buscamos oferecer as melhores condições competitivas para atletas de elite, proporcionando aos clubes, incluindo o Corinthians, oportunidades únicas de desenvolver esportistas olímpicos. Para isso, nosso Programa de Formação de Atletas é fundamental. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, por exemplo, 70% dos medalhistas faziam parte desse projeto”, afirma Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.

A temporada de 2024 da Liga de Basquete Feminino registra um número recorde de 11 clubes participantes, superando as edições anteriores. Entre eles, destacam-se o AD Santo André, Bax Catanduva, Ituano, Sampaio Basquete, SESI Araraquara (atuais campeãs), Sodiê Mesquita, Unimed Campinas Basquete e Blumenau. Corinthians, Liga de Ponta Grossa Basquete e São José Basketball entram como novos participantes na competição que começa em março.

O Timão, estreante entre os novos integrantes, marca presença por ser a única equipe que nunca havia disputado o torneio. O clube iniciará um novo capítulo na história, retornando aos holofotes do basquete brasileiro. O formato da disputa permanece tradicional, com jogos de ida e volta na fase inicial, seguidos por playoffs de três jogos nas quartas e semifinais, e uma final disputada em uma série melhor de cinco jogos.

Por: Vinicius Villas Boas – PressFC

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade