De volta a Campo Grande, Copa Hyundai HB20 “redescobre” velhos desafios

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Em cinco anos quase tudo mudou, menos a abrasividade do asfalto e o nível de dificuldade do Autódromo Internacional, o que tornará a administração dos pneus vital para a etapa de abertura de 2024.

O retorno da Copa Hyundai HB20 a Campo Grande após cinco anos vem sendo repleto de novidades, mas uma coisa não muda: o clima quente, a instabilidade climática e o asfalto exigente. De resto, para os pilotos que estiveram em abril de 2019 na inauguração da categoria e seguem no grid até hoje, muita coisa ficou diferente.

Um dos principais pontos, obviamente, é a evolução do equipamento: o modelo HB20 está em sua terceira geração e muitas coisas nele mudaram além da estética mais agressiva dos carros atuais. Uma dessas diferenças, segundo o experiente Christiano Bornemann, é no câmbio semi-automático, acionado por meio de alavancas no volante, ao contrário do tradicional câmbio em H da primeira fase.

“O câmbio é o que mais modificou nossa pilotagem de 2019 para cá aqui em Campo Grande. A pista parece estar igualzinha, com todas as suas exigências, mas o câmbio borboleta faz com que a gente consiga ser mais agressivo, o que dá a esse carro uma vantagem bem maior em relação ao anterior”, comenta.

Quem concordou com ele foi o mais rápido do dia, Enzo Gianfratti, que até tirou uma onda após a sessão: “Você é louco, eu nunca andei, não fiz simulador, peguei um treino e me acertei com a pista! Ela se encaixou com o meu estilo de pilotagem e tem uma manha secreta neste carro que eu não vou contar, mas funciona muito bem”, comenta Enzo, que fechou o dia apenas 0s013 à frente do já campeão Alberto Cattucci e de Bruno Testa, o mais veloz pela manhã.

Outra coisa que mudou foram os pneus, que vão sofrer muito com algo que não mudou: a abrasividade extrema do asfalto – uma vez que os pneus são trocados antes da classificação e eles terão de durar até a corrida final do domingo, já que o regulamento proíbe trocas. “No treino extra, onde não precisava me preocupar com isso, meus pneus acabaram em poucas voltas. Certamente, será o ponto chave da corrida. Quem souber administrar velocidade e cuidado com o desgaste terá uma grande vantagem”, completa Bornemann.

A sexta-feira viu, além de Gianfratti liderar no geral e na Pro, um bom desempenho de Uli Dias puxando a turma da Super, com a dupla Adilson Jr. e Gabriel Moura encerrando o dia como os melhores da Elite – e todos eles ficaram entre os dez melhores da tabela.

Neste sábado, as atividades serão retomadas com três sessões vitais: o último treino livre às 10h30 (chance final de acertar o carro) , a classificação ao meio dia e meia (vital para um bom desempenho nas provas) e a primeira corrida do dia, marcada para as 16h20. Tanto a tomada de tempos quanto a prova que abre a temporada serão exibidas ao vivo pelos streamings oficial, do Acelerados, do Portal Highspeed e pelo canal Parc Fermé, todos no YouTube.

Os resultados dos treinos livres estão em anexo. Confira abaixo a lista de inscritos e a programação completa:

Inscritos:

Chris Bornemann (Pro)
Beto Cavaleiro (Pro)
Felipe Gama (Pro)
Ale Xavier (Pro)
Thaline Chicoski (Pro)
Enzo Falquete (Pro)
Enzo Gianfratti (Pro)
Bruno Testa (Pro)
Augusto Freitas (Pro)
Marcus Indio (Pro)
Alberto Cattucci (Pro)
Leandro Parizotto (Super)
Bruno Massa (Super)
Uli Dias (Super)
Andre Pedrotti (Super)
Wagner Pontes (Super)
Gustavo Smozinski (Super)
Rafael Smozinski (Super)
Marcelo Zebra  (Super Master)
Edu Doriguel (Super Master)
Claudio Harmuch (Super Master)
Silvio Gatão(Super Master)
Vasco Pedro (Elite)
Pedro Garcia (Elite)
Valmir Junior/Rodrigo Vieira (Elite)
Adilson Jr./Gabriel Moura (Elite)
Leo Martins (Elite)
Thiago Lopes (Elite)

Programação:

Sábado, 16 de março
10h40 – Treino Livre 4
12h40 – Classificação
16h23 – Corrida 1 (25 min + 1 volta)

Domingo, 17 de março
11h00 – Visitação aos Boxes
15h18 – Corrida 2 (25 min + 1 volta)

Por: Imprensa Copa Hyundai HB20

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