Exigência do regulamento altera pontuação da Stock Car temporariamente

0

Excesso de chuva impediu a realização da Corrida 2 no Velocitta, o que levou à suspensão da etapa

Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou nesta segunda-feira (15) a modificação temporária da pontuação vigente no campeonato 2024. Devido ao excesso de chuva, que tornou arriscada a realização da Corrida 2 da etapa do Velocitta, em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a promotora decidiu adiar a disputa da prova.
Com a vitória de Felipe Massa na Corrida 1, o piloto da equipe TMG, patrocinado pela Lubrax, passou à liderança. No entanto, uma exigência do regulamento obriga que, para uma etapa ser considerada válida, é necessário realizar as duas corridas. Por isso, para a etapa de Interlagos, que acontece neste fim de semana (20 e 21 de abril), será computada a pontuação pré-Velocitta, ou seja, com o atual campeão Gabriel Casagrande na liderança.
“A situação era de muito risco de acidente por falta de aderência e visibilidade. A decisão foi em comum acordo com equipes e pilotos, assim como por sugestão da CBA”, explica Fernando Julianelli, CEO da Vicar.
“Massa e os demais pilotos que foram bem na Corrida 1 do Velocitta não perderam os pontos. É apenas o adiamento da aplicação daquela pontuação até que a etapa esteja completa – exigência para que seja válida. Não há prejuízo para ninguém. A questão é que o regulamento está para um campeonato como a Constituição está para o país: precisa ser cumprido e respeitado, senão a própria disputa perde o sentido. As regras são referendadas por todos antes do início da temporada. Então, resta a nós aplicá-las para que a competição seja o mais justa possível”, concluiu Julianelli.
A etapa interrompida pela chuva e agora suspensa será completada com a realização da Corrida 2, no dia 28 de junho, sexta-feira que antecede o próximo compromisso da categoria no Autódromo Velocitta. “Os pilotos vão largar com o mesmo lastro, pneus e peso que usariam na Corrida 2 que foi suspensa. E ao fazermos a reposição no Velocitta estaremos oferecendo um cenário perfeito, pois se trata da mesma pista onde iríamos competir anteriormente”, explica Julianelli.
A suspensão da etapa, até que seja completada com a realização da Corrida 2, segue o que determinam os artigos 4.1.1; 5.1; 5.7;  8.2; 19.2; 19.3 e 24.1 do regulamento desportivo da Stock Car. Com a alteração, a pontuação volta a ser esta:

Classificação do campeonato após a etapa de Goiânia (top-10):1º – Gabriel Casagrande, 111 pontos
2º – Julio Campos, 105
3º – Felipe Baptista, 94
4º – Lucas Foresti, 91
5º – Bruno Baptista, 87
6º – Felipe Massa, 82
7º – Rubens Barrichello, 82
8º – Rafael Suzuki, 80
9º – Guilherme Salas, 65
10º – Enzo Elias, 58

Por: Stock Car Pro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade