Com muito frio, Galid Osman e Juan Ángel Rosso vencem no sábado do TCR Brasil Banco BRB em Cascavel

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Com temperaturas baixas, vento e garoa, o sábado terminou com vitórias de Brasil e Argentina nas duas primeiras corridas do TCR Brasil Banco BRB no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, a 491 quilômetros da capital Curitiba. Na primeira prova do dia, o atual campeão Galid Osman, com o CUPRA TCR da W2 ProGP, assumiu a ponta na largada para não mais largar. Já na segunda, Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla TCR da Paladini Racing, triunfou após não participar da primeira e ter o carro reconstruído após um acidente no minuto final da classificação.
Líder do campeonato, Raphael Reis, com o novo CUPRA TCR da W2 ProGP, terminou em quinto e em quarto, respectivamente. Ele manteve a primeira posição da tabela com 98 pontos, dez à frente de Pedro Cardoso, com um Peugeot 308 TCR da PMO Racing. Atual campeão, Galid Osman é o terceiro, com 78, seguido por Thiago Vivacqua, no Toyota Corolla TCR do Cobra Racing Team, com 72. Matías Rossi, do Toyota Team Argentina, fecha a lista dos cinco primeiros, com 67.
Na classe Trophy, vitória nas duas provas de Marcos Regadas, em um Peugeot 308 TCR da PMO Racing. Ele dominou a primeira corrida do dia dentro da subcategoria e nem mesmo um problema na largada da segunda atrapalhou seu desempenho. Ele segue na liderança do campeonato dentro da classe, com larga vantagem sobre o vice-líder.
A programação deste domingo marca duas corridas conjuntas do TCR Brasil Banco BRB e do TCR South America no circuito de 3.058 metros e nove curvas, em que Digo Baptista larga na pole na primeira delas. A primeira prova terá duração de 25 minutos + 1 volta e a segunda, com pole de Fabián Yannantuoni, com 30 minutos + 1 volta.

Corrida 1: vitória de Galid Osman
Com tempo nublado, pista seca e muito frio, na casa dos 13°C, 12 dos 13 carros alinharam no grid. Apenas o Honda Civic Type R TCR do argentino Juan Ángel Rosso não estava lá, após o forte acidente no minuto final do Q2 da classificação, 1h30 antes da primeira corrida do dia em Cascavel. Com isso, o sétimo lugar do grid ficou vago. Outro que não largou foi o brasileiro Fabio Casagrande.
O pole Digo Baptista ficou parado no grid e caiu para a décima posição. Com isso, Galid Osman assumiu a ponta, seguido por Matías Rossi. Raphael Reis chegou a pular para terceiro, mas acabou superado na sequência por Pedro Cardoso e Juan Manuel Casella, caindo para o quinto lugar.
Em uma corrida de recuperação após o problema da largada, Digo Baptista ganhou a nona posição ao ultrapassar Enrique Maglione na abertura da quarta volta, na freada para o contorno do Bacião. Na quinta passagem, a vítima da vez foi Thiago Vivacqua para ganhar a oitava posição.
Digo seguia na recuperação: na sexta volta, o brasileiro atacou o argentino Fabián Yannantuoni para levar o sétimo posto. Na frente, Galid Osman seguia com meio segundo de vantagem sobre Matías Rossi. Em terceiro, Pedro Cardoso segurava muito bem a pressão de Juan Manuel Casella.
Na abertura da 14ª volta, Baptista atacou Marcos Regadas, melhor da classe Trophy, para ganhar a sexta posição na corrida. Mais rápido, ele começou a descontar a vantagem de Raphael Reis, líder do campeonato, que era o quinto colocado naquele momento. Mais à frente, Pedro Cardoso e Juan Manuel Casella duelavam duramente pela terceira posição da corrida.
Na 18ª volta, Thiago Vivacqua atacou Fabián Yannantuoni na entrada do S de baixa e, na marra, fez a ultrapassagem para ganhar o oitavo lugar. Ataque do brasileiro veio após algumas voltas de pressão sobre o argentino.
No fim, vitória do atual campeão do TCR Brasil Banco BRB. Galid Osman colocou 1.516 sobre o argentino Matías Rossi, segundo colocado. Pedro Cardoso fechou o pódio na terceira posição, com Juan Manuel Casella em quarto e Raphael Reis em quinto. Na classe Trophy, vitória de Marcos Regadas, sétimo no geral.

Corrida 2: superação e vitória de Juan Ángel Rosso
Antes da segunda corrida do dia, choveu em Cascavel. E os pilotos alinharam no grid com pista úmida e muito frio, na casa dos 11°C. A baixa temperatura e a água na pista deixaram os pilotos preocupados com as condições de aderência nas primeiras voltas da corrida em Cascavel.
Na largada, Thiago Vivacqua pulou bem, com Fabián Yannantuoni em segundo e Juan Ángel Rosso, com o carro consertado, em terceiro. E Marcos Regadas ficou parado no grid. Mas Yannantuoni perdeu duas posições ao ser ultrapassado no fim da primeira volta pelo companheiro e por Raphael Reis. Enquanto isso, com os pneus slicks, Pedro Cardoso evitou duas escapadas de forma plástica.
Yannantuoni continuava a perder terreno: no fim da segunda volta já era o sexto colocado. Na sequência, ele foi ultrapassado também por Juan Manuel Casella e Galid Osman. O argentino, a essa altura, já era o nono. Ele ainda cometeria mais um erro, caindo para 11º.
Na frente, Vivacqua começava a ser pressionado por Rosso, que vinha para o ataque. O argentino conseguiu a ultrapassagem no início da sétima volta, ao colocar de lado na reta dos boxes, quando o brasileiro pisou na zebra externa molhada, e completar a manobra na freada para o Bacião.
Vivacqua, então, passou a sofrer com os ataques de Raphael Reis e Matías Rossi. O líder do campeonato acabou ultrapassado pelo rival argentino no início da nona volta, também na freada para o Bacião. O brasiliense caiu para a quarta posição.
Em segundo, Vivacqua segurava quatro pilotos atrás dele, enquanto Rosso abria vantagem na liderança. No fim da 14ª volta, após uma disputa com Raphael Reis, Pedro Cardoso exagerou na curva zero e abriu a porta para a ultrapassagem de Digo Baptista, que assumiu o quinto lugar.
No fim, vitória da superação do argentino Juan Ángel Rosso, que teve o carro reconstruído após o acidente na classificação. Thiago Vivacqua foi o segundo, seguido por Matías Rossi, fechando o pódio na terceira posição, em um pódio 100% Toyota. Raphael Reis ficou em quarto e Digo Baptista completou o top 5. Na classe Trophy, mais uma vitória de Marcos Regadas, nono no geral.

O que eles disseram:

“Tive um acidente em Interlagos e perdemos pontos preciosos, sabia que aqui a gente seria competitivo e estávamos bem rápidos. Estreei nessa corrida o kit novo do CUPRA e o carro ficou muito bom, começar o ano assim é muito bom e estou muito feliz com essa vitória. Acredito que a gente tenha potencial para ser competitivos ao longo de todo o ano com o carro novo.”
Galid Osman

“Creio que é um exemplo para todos nós, para mostrar que não podemos desistir. Conseguimos um bom quali até quebrar a direção ao longo da sessão, que nos tirou da corrida 1. Largando de quarto eu acreditava que o pódio era uma ótima recuperação, mas vencer foi ainda melhor. Amanhã temos duas corridas mais longas, creio que com um pouco mais de tranquilidade e com um clima um pouco melhor, a gente possa brigar novamente por um pódio aqui em Cascavel.”
Juan Ángel Rosso


“Foi um sábado positivo. Se ontem tivessem me perguntado se eu aceitaria esses resultados de hoje sem ver, eu toparia na hora. A gente achava que os 40 quilos de lastro causariam muito mais dificuldades, mas conseguimos fazer uma boa classificação. E tirando o primeiro, que foi o melhor sem peso de lastro, fui o mais rápido na primeira corrida. Na segunda, a fila interna infelizmente largou meio mal, então atrapalhou um pouco. Infelizmente começou a dar muitos trancos nas trocas de marchas, às vezes até não engatava. Isso acabou me fazendo cometer dois erros, que me custaram duas posições. Recuperei uma, mas o importante é que saio do sábado na liderança. Amanhã tem mais duas boas corridas.”
Raphael Reis


“Foi uma boa estreia. Parabéns a todo o Toyota Team Argentina pelo carro, que funcionou muito bem. Foi um trabalho espetacular para que tivéssemos um bom ritmo hoje. A segunda corrida foi bem difícil, com a pista molhada e pneus slick. Com isso, a largada foi difícil, mas avançamos e chegamos ao terceiro lugar. Estou feliz e agora é trabalhar para amanhã.”
Matías Rossi

“Acho que o mais importante do que vencer novamente na Trophy foi ter feito a melhor volta geral da corrida. A equipe configurou o launch control do meu carro com o giro muito baixo pelas condições de pista e isso me fez deixar o carro morrer na largada. Consegui recuperar, vencer na Trophy e cravar a melhor volta da prova, isso me deixou muito feliz no contexto geral. A pista estava muito escorregadia, mas as condições foram melhorando na corrida e a expectativa para amanhã só aumentou. Estou evoluindo bem e conseguindo acompanhar os pilotos da categoria principal.”
Marcos Regadas

Cronograma – TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB – Cascavel, PR
Domingo, 26 de maio
10:10 – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
12:10 – Corrida 4 (30 minutos + 1 volta)

Transmissão:
Domingo, 26 de maio
10:30 a 11:00 – Corrida 1 TCR South America Banco BRB – YouTube TCR Streaming.
12:00 a 13:00 – Corrida 2 TCR South America Banco BRB – YouTube TCR Streaming.

Por: Luis Ferrari

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