Fraga e Átila vencem em Cascavel enquanto líderes empatam no campeonato

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Ricardo Maurício e Daniel Serra saem do Oeste paranaense com 264 pontos na ponta da classificação

Em duas corridas com todos os ingredientes possíveis (belas disputas, toques, acidentes e grandes estratégias), Felipe Fraga e Átila Abreu ficaram com as vitórias na rodada dupla de Cascavel, que correspondeu à nona etapa da temporada 2019. Para deixar a coisa ainda mais empolgante, Ricardo Maurício e Daniel Serra deixaram o oeste paranaense empatados na liderança do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

Para Fraga, a vitória veio após a parada obrigatória nos boxes, quando conseguiu levar a melhor sobre Gabriel Casagrande em um pitstop 0s8 mais veloz. Uma vez à frente, Fraga segurou o ímpeto de Casagrande, que fez a melhor volta da prova, e recebeu a bandeirada com 4s5 de vantagem. Cacá Bueno voltou a frequentar o pódio em terceiro, enquanto Daniel Serra foi quarto e Ricardo Maurício, com um pneu furado, ficou em 18º.

A prova foi marcada por uma forte batida de Bruno Baptista, que nada sofreu, na Curva do Bacião. Destaque para o ótimo desempenho da equipe Cavaleiro, com Felipe Lapenna e Denis Navarro em quinto e sétimo, nesta ordem. Rubens Barrichello foi o sexto. Thiago Camilo, que dominou os treinos de sexta-feira e sábado, teve de cumprir um drive through por queima de largada e chegou em 14º.

“A equipe está de parabéns por essa vitória e por ter colocado três pilotos no pódio com o (Gabriel) Casagrande e o Cacá (Bueno). O carro estava muito bom e os mecânicos fizeram um pit-stop muito rápido. Nós mudamos a estratégia por causa do safety car, então tive que acelerar ainda mais e pressionar o Casagrande antes do pit-stop. Depois foi só levar o carro até o final e estou muito feliz por vencer mais uma corrida, como fiz na etapa passada no Velopark”, disse Fraga, que foi campeão da Stock em 2016.

Na segunda corrida, que teve Rafael Suzuki largando na frente devido à inversão dos dez primeiros no grid, o piloto da equipe Hot Car liderou sete voltas antes de parar e deixar o caminho livre para Átila Abreu, que saíra em terceiro e pulara para segundo. Depois de ficar três voltas a mais na pista em relação aos rivais, o piloto da Shell-V Power voltou como líder da parada obrigatória e levou a melhor no duelo de forças com Camilo.

“Quando terminou a primeira corrida pensei que deveríamos ter reabastecido mais. Na corrida 2, o (Rafael) Suzuki abriu muito no começo, eu era um pouco mais rápido do que o Valdeno (Brito) e economizei um pouco de push. Ele deu uma errada, e passei acionar o push. Isso foi importante, e consegui abrir vantagem. Sabia que o Thiago (Camilo) teve uma punição na primeira corrida e abasteceu mais, por isso sabia que a briga seria com ele e o Suzuki. O Suzuki teve um problema, e ficamos o Thiago e eu. Ele veio chegando, mas talvez tenha ficado sem pneu, o que aconteceu comigo também. Optei por não trocar o dianteiro e no fim fiquei com medo de estourar. Ainda bem que o Thiago perdeu um pouco o ritmo e deu para economizar também”, detalhou Átila.

Camilo, em uma linda prova de recuperação, terminou a corrida em segundo, com Rubens Barrichello completando o pódio. A prova teve, novamente, diversos toques e incidentes, como a batida de Valdeno Brito na Curva do Bacião e um incidente entre Fraga e Felipe Lapenna. Outra atuação digna de destaque na corrida 2 foi a evolução de Lucas Foresti, de P25 para P6, o que configurou a maior escalada do fim de semana. Por fim, enquanto Mauricio se recuperou e foi quinto, Daniel amargou um discreto 15º lugar.

Após as duas corridas em Cascavel, Mauricio e Serra dão destaque ao trabalho da equipe Eurofarma RC com o empate na primeira colocação. Os dois somam 264 pontos, com Ricardinho levando a melhor pelo critério de desempate (número de vitórias). Camilo está agora em terceiro com 248, seguido por Barrichello (239), Fraga (224) e Campos (223). “Sair daqui ainda líder é um lucro. Se não fosse o furo do pneu na primeira prova poderíamos ter ido melhor ainda. O importante é estar “no bolo”. Esse era nosso intuito, manter a liderança”, disse Mauricio. “Foi um resultado mediano. Legal ter um bom resultado na primeira corrida, mas na segunda o Valdeno fez uma manobra que não entendi e que me atrapalhou um pouco”, finalizou Serra.

A próxima etapa da Stock Car acontece no dia 10 de novembro, no Velo Città (SP). Confira abaixo o resultado das duas corridas:

Corrida 1
1 . Felipe Fraga ( Cimed Racing ), 35 voltas em 42min33s
2 . Gabriel Casagrande ( Crown Racing ), a 4.528
3 . Cacá Bueno ( Cimed Racing ), a 6.879
4 . Daniel Serra ( Eurofarma RC ), a 7.934
5 . Felipe Lapenna ( Cavaleiro Sports ), a 8.577
6 . Rubens Barrichello ( Full Time Sports ), a 9.213
7 . Denis Navarro ( Cavaleiro Sports ), a 9.713
8 . Átila Abreu ( Shell V-Power ), a 14.998
9 . Valdeno Brito ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 16.412
10 . Rafael Suzuki ( Hot Car Competições ), a 17.175
11 . Marcos Gomes ( KTF Sports ), a 18.347
12 . Nelson Piquet Jr ( Full Time Sports ), a 29.774
13 . Julio Campos ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 35.023
14 . Thiago Camilo ( Ipiranga Racing ), a 38.305
15 . Ricardo Zonta ( Shell V-Power ), a 1 volta
16 . Bia Figueiredo ( Ipiranga Racing ), a 1 volta
17 . Marcel Coletta ( Crown Racing ), a 1 volta
18 . Ricardo Maurício ( Eurofarma RC ), a 2 voltas
19 . Cesar Ramos ( Blau Motor Sports ), a 5 voltas
20 . Galid Osman ( Shell Helix Ultra ), a 7 voltas

Não completaram 75% da prova
Diego Nunes ( KTF Sports ), a 9 voltas
Max Wilson ( RCM Motorsport ), a 10 voltas
Gaetano di Mauro ( Shell Helix Ultra ), a 12 voltas
Allam Khodair ( Blau Motor Sports ), a 13 voltas
Lucas Foresti ( Vogel Motorsports ), a 15 voltas
Bruno Baptista ( RCM Motorsport ), a 26 voltas

Melhor volta: 1:02.584, Gabriel Casagrande

Corrida 2
1 . Átila Abreu ( Shell V-Power ), 38 voltas em 44min48s
2 . Thiago Camilo ( Ipiranga Racing ), a 2.334
3 . Rubens Barrichello ( Full Time Sports ), a 3.319
4 . Julio Campos ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 5.250
5 . Ricardo Maurício ( Eurofarma RC ), a 5.509
6 . Lucas Foresti ( Vogel Motorsports ), a 6.325
7 . Rafael Suzuki ( Hot Car Competições ), a 7.507
8 . Gabriel Casagrande ( Crown Racing ), a 9.562
9 . Allam Khodair ( Blau Motor Sports ), a 9.763
10 . Marcel Coletta ( Crown Racing ), a 11.274
11 . Bia Figueiredo ( Ipiranga Racing ), a 13.728
12 . Cacá Bueno ( Cimed Racing ), a 15.246
13 . Diego Nunes ( KTF Sports ), a 15.548
14 . Felipe Fraga ( Cimed Racing ), a 20.463
15 . Daniel Serra ( Eurofarma RC ), a 22.764
16 . Ricardo Zonta ( Shell V-Power ), a 25.530
17 . Nelson Piquet Jr ( Full Time Sports ), a 37.839
18 . Denis Navarro ( Cavaleiro Sports ), a 1 volta
19 . Cesar Ramos ( Blau Motor Sports ), a 1 volta

Não completaram 75% da prova
Valdeno Brito ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 17 voltas
Felipe Lapenna ( Cavaleiro Sports ), a 19 voltas
Gaetano di Mauro ( Shell Helix Ultra ), a 20 voltas
Marcos Gomes ( KTF Sports ), a 23 voltas
Max Wilson ( RCM Motorsport ), a 35 voltas
Galid Osman ( Shell Helix Ultra ), a 36 voltas
Bruno Baptista ( RCM Motorsport ), não largou

Melhor volta : 1:02.746, Cesar Ramos

Os dez melhores no campeonato:

  1. Ricardo Mauricio e Daniel Serra, 264
    3. Thiago Camilo, 248
    4. Rubens Barrichello, 239
    5. Felipe Fraga, 224
    6. Julio Campos, 223
    7. Gabriel Casagrande, 190
    8. Cacá Bueno, 181
    9. Max Wilson, 133
    10. Bruno Baptista, 126

Por: Rodolpho Siqueira / Bruno Vicaria

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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