Rafa Câmara é vice-campeão europeu de kart em 2021

0

Piloto pernambucano da ORT vence três eliminatórias na etapa final em Zuera, mas acidente em uma delas complica a disputa pelo título

O pernambucano Rafael Câmara terminou o Campeonato Europeu de Kart com o vice-campeonato na manhã deste domingo em Zuera. O piloto da Oak Racing Team (ORT) foi um dos destaques da quarta e última etapa do campeonato, vencida na Espanha pelo italiano Andrea Kimi Antonelli.

O brasileiro venceu três das quatro eliminatórias e teve uma belíssima jornada de recuperação na final, avançando de 12º para quarto. Mas como foi coletado em uma das preliminares e forçado a abandonar aquela bateria, não teve condições de desafiar seu companheiro na equipe Kart Republic pelo título do campeonato.

A jornada do vice-campeão mundial de 2019 começou positiva na sexta-feira, com o terceiro melhor tempo no quali. Após as três primeiras etapas do campeonato, ele vinha em terceiro nos pontos e sabia que a meta era superar Antonelli, que é piloto de desenvolvimento da Mercedes, e o britânico Arvid Lindblad, também competidor da Kart Republic e integrante do programa júnior da Red Bull.

Largando da primeira fila em todas as eliminatórias, o pernambucano venceu as duas primeiras no sábado. Na terceira bateria, quando teve o primeiro confronto direto com Antonelli, acabou coletado em um acidente na primeira curva e foi forçado a abandonar, encerrando o sábado com um gosto amargo.

No domingo, Rafa abriu a programação em grande estilo, novamente vencendo a preliminar. Com os pontos acumulados na fase classificatória, ele ficou com o sexto lugar no grid para a final. Antonelli largou na pole e Lindblad em terceiro.

A corrida decisiva começou atribulada. Foram necessárias duas tentativas frustradas de largada até a prova ter o início validado e logo na primeira volta diversas confusões forçaram competidores a abandonar e a direção de prova a acionar a bandeira amarela em todo circuito.

Para evitar contato, o piloto ORT acabou em 12º no fim da primeira volta.

Quando a corrida relargou na terceira volta, ele veio escalando o pelotão, volta após volta. Era sexto na volta 6 e, na 9 das 18 programadas, entrou no top5. Depois avançou mais uma posição e seguiu forçando até a bandeirada.

Rafa Câmara recebeu a bandeirada em quarto, empatado em pontos com Lindblad. Como venceu a etapa 1 do Europeu em Genk, o critério de desempate favoreceu o pernambucano para terminar com o vice-campeonato.

Ele agora volta a atenção para os preparativos visando o Campeonato Mundial de Kart. O mais nobre evento da modalidade no planeta pela primeira vez na história acontece em território brasileiro. O palco será a pista paulista de Birigui, no primeiro fim de semana de dezembro. Rafa conhece bem o traçado, onde em dezembro do ano passado conquistou seu bicampeonato brasileiro, justamente em sua estreia como integrante da Oak Racing Team.

O que ele disse:

“Fizemos o máximo aqui para buscar o título. Classificamos bem, ganhamos as baterias e tivemos uma boa recuperação na final depois de cair para fora do top10 no início. O abandono na terceira eliminatória atrapalhou um pouco os planos, mas o que vale foi a performance que tivemos na etapa final desde os treinos. Competi contra mais de 60 adversários em alto nível no Campeonato Europeu e fico satisfeito por colocar as cores da ORT entre os principais concorrentes. Vamos trabalhar mais ainda para fazer um bom Campeonato Mundial no Brasil”

Rafael Câmara

Campeonato Europeu de Kart – Etapa 4 (top5):

  1. Andrea Kimi Antonelli (ITA)
  2. Arvid Lindblad (GBR)
  3. Tuuka Taponen (FIN)
  4. Rafael Câmara (BRA)
  5. Matheus Morgatto (BRA)

Campeonato Europeu de Kart – Classificação (top5):

  1. Andrea Kimi Antonelli (ITA) 103 pontos
  2. Rafael Câmara (BRA) 80
  3. Arvid Lindblad (GRB) 80
  4. Nikola Tsolov (BUL) 63
  5. Arthem Severiukhin (RUS) 38

Por Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade