Agora é pra valer! 123 Minas e São Paulo decidem título da Copa Super 8 SKY 2021/2022

0

Com histórico recente de decisões, 123 Minas e São Paulo se enfrentam mais uma vez, agora na grande final da Copa Super 8 SKY; bola sobe neste sábado (22), às 16h10, ao vivo na TV Cultura e ESPN

Com histórico recente de decisões, 123 Minas e São Paulo se enfrentam mais uma vez, agora na grande final da Copa Super 8 SKY; bola sobe neste sábado (22), às 16h10, ao vivo na TV Cultura e ESPN.

O momento que todos esperavam na Copa Super 8 SKY chegou: a bola vai subir para 123 Minas x São Paulo na finalíssima da competição. A partida, que será realizada na Arena Minas Tênis Clube, acontecerá neste sábado (22), às 16h10, com transmissão ao vivo e oficial da TV Cultura e ESPN.

Enquanto o Minas vai para sua primeira final de Super 8 SKY na história, o São Paulo vai em busca do título pela segunda edição seguida. Ainda na temporada passada, o Tricolor do Morumbi chegou à final, mas acabou derrotado pelo Flamengo, campeão na ocasião.

Para ajudar a destrinchar um pouco mais essa decisão, fizemos um guia sobre o duelo deste sábado, que terminará com um campeão inédito da Copa Super 8 e o primeiro classificado para a Basketball Champions League Americas da próxima temporada:

O 3º quarto perfeito

E para escrever uma história diferente da que ocorreu no primeiro encontro das duas equipes na temporada, o 123 Minas pode se apegar em alguns fatores para sair campeão da Copa Super 8 SKY. O terceiro melhor ataque (84,4 pontos por jogo) e a terceira melhor defesa (74,7 pontos sofridos em média) do NBB já provou que os bons números do primeiro turno do campeonato se mantiveram na Copa Super 8 SKY, e após eliminar o Flamengo dentro do Maracãnazinho nas semifinais, a moral mineira chega nas alturas para a grande final.

O divisor de águas para a vitória do 123 Minas no Rio de Janeiro foi o 3º quarto, momento do jogo em que os minastenistas permitiram que o ataque do Flamengo, 2º melhor do NBB 2021/2022, se limitasse a apenas sete pontos em 10 minutos. E se a defesa estava afiada na volta do intervalo, o Minas também aumentou o ritmo ofensivo e mostrou porque também é um dos melhores ataques do basquete brasileiro – foram 26 pontos em apenas um quarto e o passaporte encaminhado para a decisão da Copa Super 8 SKY.

O 5º time que mais rouba bolas no NBB (7,69 por jogo) levou o Flamengo a desperdiçar a bola no ataque seis vezes apenas no 3º quarto. Fora isso, a defesa minastenista estava em dia, visto que os cariocas arremessaram oito vezes de longa distância naquele quarto, sem sucesso em nenhuma das tentativas.

Coletivo em dia!

Os comandados de Léo Costa estão chamando a atenção pela eficiência no NBB, com 13 vitórias em 16 jogos no primeiro turno do NBB, e nos dois jogos disputados até aqui na Copa Super 8 SKY. Cinco dos seis atletas com mais minutos da equipe mineira possuem médias acima de 10 pontos por jogo, fato que comprova o bom volume de ataque minastenista no torneio de tiro curto.

O ala Gui Deodato é o cestinha da equipe na competição, com médias de 19,0 pontos, 6,5 rebotes e 20,0 de eficiência. Além do camisa 1, o ala Shaq Johnson Sr. (14,0 pontos por partida), o ala/pivô Renan Lenz (11,5 pontos por partida), o armador Alexey (11,0 pontos por partida) e o ala/armador Gui Santos (média de 10,0 pontos por partida) são os jogadores do Minas que ostentam dígitos duplos quando o assunto é pontuação.

A grande final deste sábado reserva para o elenco minastenista a chance de entrar para a história do clube. É fato que os atletas já estão marcados por levarem o Minas à final da Copa Super 8 SKY pela primeira vez, mas a decisão deste sábado, que será televisionada pela TV Cultura e pela ESPN, é a oportunidade para escreverem seus nomes para sempre na história do clube mineiro. E o fator casa é algo que os atletas do 123 Minas podem levar em consideração, já que perderam apenas uma partida dentro de seus domínios nesta temporada do maior campeonato do basquete brasileiro (para o invicto Sesi Franca Basquete).

+ 123 Minas vende ingressos à R$ 1,23 reais para decisão da Copa Super 8 SKY

Agora quer a taça!

O São Paulo chega com moral para a sua segunda final de Copa Super 8 SKY seguida, após vencer bem o Caxias do Sul por 91 a 72, dentro de casa, na última quarta-feira. Para conquistar o título inédito, o Tricolor terá que superar um rival muito conhecido, com diversos confrontos recentes, principalmente em edições passadas desta mesma competição.

O Tricolor chega para o embate com um forte retrospecto de vitórias, incluindo uma classificação para a semifinal do NBB no ano passado, por 3 a 0, uma vitória na semifinal da Copa Super 8 de 2020/2021, e além disso, um triunfo na fase de classificação da atual edição. 

Qual a estratégia do São Paulo?

O grande ponto forte do São Paulo neste torneio vem sendo o jogo do perímetro, onde o Tricolor usa e abusa das bolas de três pontos. No primeiro jogo, diante o Bauru, o São Paulo conseguiu um aproveitamento de 36%, com 12 bolas convertidas em 33 tentadas, enquanto na última partida, contra o Caxias, caíram 16 bolas de três pontos em 39 tentativas (41% de aproveitamento).

Um detalhe importante foi que na última partida, o Minas conseguiu frear o ímpeto do Flamengo nos arremessos de longa distância – segunda melhor equipe no aproveitamento dos arremessos de 3 pontos, limitando os cariocas a apenas 23% de aproveitamento (7/31).

O São Paulo, assim como o Minas, também se mostra uma equipe extremamente coletiva. O clube paulista é atualmente a segunda equipe que mais distribui assistências por jogo, com uma média de 18,3, além de ser a quinta equipe que menos comete erros, com apenas 12,3 por partida. Muito desse trabalho se dá graças ao armador Elinho, líder de assistências do NBB com 7,1, que inclusive conseguiu 11 passes para cesta na última vitória do Tricolor.

Dentre os diversos destaques do São Paulo na competição, os alas Marquinhos (19,4 pontos em média) e Bruno Caboclo (16,8 pontos em médias) são os que mais chamam a responsabilidade na hora da pontuar. O time comandado pelo treinador Bruno Mortari ainda conta com uma ajuda especial de Tyrone (15,1 pontos por partida) e Shamell (8,1 pontos por partida).

+ Confira as estatísticas completas do São Paulo

Confrontos recentes

Como já citado anteriormente, Minas e São Paulo possuem um forte histórico recente, com direito a disputas na tabela durante a fase de classificação, Playoffs do NBB, BCLA e, principalmente, decisões nas edições anteriores da Copa Super 8.

Na temporada 2019/2020, rolou o primeiro confronto das equipes no torneio, durante as quartas de final daquela edição. Na situação, o São Paulo jogava em casa, com o apoio de sua torcida, e mesmo assim com uma vantagem de 10 pontos ao final do terceiro quarto, saiu derrotado. O Minas, porém, acabou parando no Sesi Franca Basquete nas semifinais daquela edição.

Já no segundo confronto, durante a edição 2020/2021, as equipes se enfrentaram na semifinal do torneio, e quem levou a melhor foi o São Paulo, que venceu após um jogo extremamente acirrado e disputado desde os primeiros minutos. Na final, porém, o São Paulo enfrentou o Flamengo e ficou com o vice-campeonato, após sofrer uma virada nos minutos finais.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.

Por: Felipe Gomes – Assessoria de Comunicação LNB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade