ALPINE TERMINA EM SEGUNDO EM SPA E MANTÉM A LIDERANÇA NO CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE

0
  • A Alpine Elf Endurance Team superou os desafios de uma corrida perturbada pela chuva e várias reviravoltas, conquistando seu oitavo pódio consecutivo no Campeonato Mundial da FIA de Endurance (FIA WEC).
  • Largando em segundo, o brasileiro André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière enfrentaram três bandeiras vermelhas e várias interrupções de prova durante esta edição da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps.
  • A Alpine se prepara para as 24 Horas de Le Mans na liderança do Campeonato Mundial da FIA de Endurance, na classe Hypercar.

Depois da vitória em Sebring, a Alpine Elf Endurance Team e seus três pilotos chegaram à Bélgica com o desejo de dar continuidade ao belo início de temporada.

Já na quinta-feira, a equipe aproveitou as três sessões de treinos livres para dominar os ajustes do equilíbrio de performances, se concentrando principalmente na gestão da energia e no consumo de gasolina. Após um verdadeiro trabalho de base, que rendeu preciosas informações para a corrida, os treinos classificatórios foram deixados a cargo de Matthieu Vaxivière. O francês mostrou seu ritmo, subindo imediatamente para o segundo lugar em uma sessão extremamente disputada, com todos os concorrentes da classe Hypercar cobertos por menos de quatro décimos de segundo.

Em sua segunda largada consecutiva na primeira fileira, o brasileiro André Negrão fez um bom início de prova, mas levou uma fechada na saída da primeira curva pelo polesitter, o titular da pole position. Exposto aos seus concorrentes que ficavam protegidos pelo efeito de aspiração do seu carro, o brasileiro caiu para o quarto lugar. Após um sólido primeiro revezamento, em que ele conseguiu se manter junto aos líderes apesar dos ataques do pelotão, a prova se tornou caótica, com a neutralização provocada por um acidente e uma bandeira vermelha enquanto caía a chuva.

A segunda hora foi sinônimo de tensão estratégica em torno dos pneus, com a relargada marcada pelo abandono do carro nº 8 da Toyota, que ocupava a liderança.  Enquanto isso, a equipe decidiu mudar de estratégia, fazendo uma curta parada para manter sua posição na pista, permitindo que o Alpine A480 saísse do box na liderança da classe Hypercar. Após mais uma interrupção devido a uma tempestade, André Negrão teve que ceder diante dos ataques de seu concorrente armado com um protótipo com tração nas quatro rodas. O brasileiro passou o revezamento para Nicolas Lapierre na metade da corrida, quando estava em segundo.

Enfrentando novas neutralizações de prova, Nicolas Lapierre partiu para cima de seu rival mais próximo, aproveitando um full course yellow para passar o revezamento a Matthieu Vaxivière. O mais novo membro da equipe estava em segundo quando assumiu o volante, fazendo sua parte no trabalho para manter os líderes sob pressão e apostando nos slicks na última meia hora da prova.

Apesar de todos seus esforços, Matthieu Vaxivière cruzou a linha de chegada com o Alpine A480 em segundo lugar, a menos de 30s dos vencedores. Apesar disso, o segundo pódio da temporada – e o oitavo consecutivo na categoria máxima do WEC – permite que a marca do “A” em formato de flecha mantenha a liderança do Campeonato Mundial da FIA de Endurance, às vésperas das 24 Horas de Le Mans, que acontece no próximo mês.

Nicolas Lapierre

“Toda a equipe fez uma corrida sólida. A chuva complicou as coisas e induziu a erros, mas conseguimos superar os desafios e chegar em segundo. É difícil tirar lições claras do nosso nível de performance em condições tão adversas, mas o importante é que terminamos de forma impecável para partirmos com confiança para Le Mans. Estamos ansiosos para estar lá em junho”.

André Negrão

“Foi um dia longo, com três horas ao volante. Eu pensei que seria ultrapassado pelos Toyota na largada, mas conseguimos manter nosso ritmo logo em seguida. Essa foi minha primeira experiência com chuva pra valer com o A480. Apesar disso, tivemos um bom resultado que consolida nossa posição como líderes do campeonato antes de Le Mans. Enfrentamos este imenso desafio todos os anos, mas estou confiante porque a equipe tem feito um bom trabalho”.

Matthieu Vaxivière

“As entregas desta corrida foram extremamente positivas. Tivemos um desempenho sólido graças ao perfeito trabalho de equipe. Não temos qualquer influência em relação às condições meteorológicas, mas soubemos evitar erros em circunstâncias traiçoeiras e nossa posição de líderes do campeonato nos permitiu adotar uma estratégia prudente, mas eficaz. Estou confiante em relação a Le Mans e vamos brigar para entregar o melhor trabalho possível nas 24 Horas”.

Philippe Sinault, Diretor da Equipe Alpine Elf Endurance Team

“Foi uma bela corrida, apesar das dificuldades. Depois de Sebring, esta prova destaca a que ponto este início de temporada está complicado, mas estamos nos saindo bem tanto do ponto de vista operacional como de resultados. Conseguimos dominar os ajustes do balanço de performances para a disputa, mas o mais importante foi a calma e a tranquilidade que reinou em toda a equipe, apesar das chuvas torrenciais. Este oitavo pódio demonstra que o nosso carro e os nossos pilotos são extremamente confiáveis. Estamos nos preparando para as 24 Horas de Le Mans em meio a um clima de grande orgulho desta equipe. Estamos conscientes que agora temos melhor domínio sobre tudo do que um ano atrás e isso está alinhado com nossas ambições. É um grande orgulho chegar a Le Mans na liderança do campeonato e esta edição tem tudo para ser uma grande festa. Não vejo a hora de estar lá, apesar das três semanas de preparação intensa que temos pela frente”.

CLASSIFICAÇÃO

TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps

  1. Toyota Gazoo Racing n° 7 103 voltas
  2.  Alpine Elf Endurance Team n° 36 +27’’473
  3. Team WRT n° 31 +1’06’’185
  4. Realteam Racing by WRT n° 41 +1’40’’676 5. JOTA n°38 +1’48’’571

Campeonato Mundial da FIA de Endurance, classe Hypercar

  1.  Alpine Elf Endurance Team – 57 pontos
  2. Toyota Gazoo Racing – 52 pontos
  3. Glickenhaus Racing – 39 pontos

Sobre a Alpine

Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Renault Group, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade