Carros sem motor, campeões do automobilismo e criatividade à solta: conheça a corrida mais louca do mundo

0

Com mais de duas décadas de história e etapas icônicas em diferentes cantos do planeta, o Red Bull Ladeira Abaixo volta ao Brasil no dia 09 de outubro

Imagine uma competição mundial que reúne um pão de queijo gigante, um boteco móvel ou um ‘pingado’ com pão na chapa de rodinhas, em alta velocidade e descendo uma ladeira íngreme. Parece mentira, mas este torneio existe! Há mais de duas décadas o Red Bull Ladeira Abaixo – que funciona como uma corrida maluca da vida real – teve a sua primeira edição na Bélgica. Desde então, os carros mais criativos e inusitados já passaram pela competição e desceram vias de mais de 40 países, em mais de 130 etapas realizadas.  Pilotos de todo o mundo – experientes ou não – constroem os seus próprios carrinhos sem motor, movidos à energia cinética e coragem, e descem ladeira abaixo em um percurso de mais de 360 metros com obstáculos. Neste ano, o evento retorna ao Brasil em Ribeirão Preto (SP), no dia 9 de outubro e, para esquentar ainda mais essa competição, reunimos cinco curiosidades que já passaram pela história do torneio. Confira:    1- Campeões das pistas: Ícone do asfalto e detentor de quatro títulos mundiais, o automobilista alemão Sebastian Vettel participou da corrida em 2013, fantasiado de Mario, de uma famosa franquia de games. Já em2015, Max Verstappen, atual campeão mundial de Fórmula 1, abriu a corrida de Valkenburg, na Holanda, em uma réplica (sem motor) do Toro Rosso STR10, carro que ele pilotou naquela temporada.
 
2- A mil por hora: Em 2013, a Inglaterra presenciou um momento que foi tido como histórico: um grupo de designers profissionais criou o Phyabird, carro com um formato aerodinâmico diferenciado que percorreu uma distância de 430 metros em 33 segundos, atingindo uma velocidade média de 50km/h, conquistando o primeiro lugar no pódio da edição. 3 – De marcha ré: Se já parece loucura descer uma ladeira com um carro não motorizado, fazer isso de ré parece ainda mais insano. E ninguém na história do evento havia realizado esse feito, até 2019, quando a equipe finlandesa Solifer_Pojat conseguiu. Apesar de ninguém botar fé que daria certo, o resultado na pista foi incrível.
 
4 – Vai Brasil!: Depois de passar por Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), a sétima edição do Red Bull Ladeira Abaixo no Brasil será realizada em Ribeirão Preto, no interior paulista, fazendo com que o país seja o terceiro no mundo a ter recebido mais etapas do evento, atrás apenas da Inglaterra e dos Estados Unidos. Inclusive, a última edição nacional contou com um time de peso: Caio Castro no comando do evento e, no júri, Felipe Titto, Pedro Scooby, Léo Picon, Yndiara Asp, Gerson Campos, e Aysla Martins. 5 – Dando asas à imaginação: Com homenagens a filmes clássicos do cinema, músicas, animais, memes, naves espaciais e até mesmo à rainha da Inglaterra, o evento já foi disputado pelos mais inusitados e malucos tipos de carrinhos, seguindo a premissa de que tudo pode se transformar em um carro e provando que não existe limites para a criatividade!
 
Conheça o Red Bull Ladeira AbaixoO Red Bull Ladeira Abaixo acontece desde 2000, quando teve sua primeira edição na Bélgica, sob o nome de Red Bull Soapbox Race. O evento já passou por diversos países ao redor do planeta em mais de 130 etapas realizadas e, no Brasil, já desembarcou em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e São Paulo (SP). Neste ano, o evento acontece em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde os 50 carrinhos mais criativos vão descer a ladeira cheia de obstáculos, tentando convencer os juízes que merecem vencer a corrida mais maluca do mundo.
 SERVIÇO
Red Bull Ladeira Abaixo
Data: 09 de outubro de 2022
Local: Av. Wladimir Meirelles Ferreira, Ribeirão Preto, SP, 14021-630
Ingresso: Gratuito

Por: Andréa Pimentel – Red Bull Content Pool

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade