Fotógrafo de automobilismo cria carro em homenagem ao pai ex-piloto, e Christian Fittipaldi dá primeiras voltas em Interlagos

0

osé Mário Dias acelera Chevette 1977 visualmente idêntico ao que seu pai pilotava no Paraná no século passado

Um projeto de memória esportiva que celebra o legado de uma família apaixonada pelo esporte a motor acaba de largar em Interlagos:

José Mário Dias, fotógrafo paranaense com vasta experiência de cobertura fotográfica em diversos eventos automobilísticos pelo mundo, e a ProMacchina Motorsports, oficina comandada pelo multicampeão nos ralis, Mauricio Neves, recriaram  o carro em que o pai do fotógrafo competia em corridas regionais no Paraná.

O projeto que durou quatro anos para ser finalizado consiste na restauração completa de um Chevrolet Chevette 1977. O carro foi totalmente refeito para que seu visual externo ficasse idêntico ao carro pilotado por Cecílio Irineu Dias, pai do fotógrafo. O interior do carro e toda a parte mecânica foram atualizados, garantindo ao veículo segurança e confiabilidade para a prática de TrackDay, modalidade onde é permitido colocar o próprio carro nas pistas de corrida, sem que haja competição.

Para o test drive inicial, uma celebridade das pistas:

No último dia 12 de setembro o piloto Christian Fittipaldi deu as primeiras voltas no carro no Autódromo de Interlagos.

“Fiquei impressionadíssimo com o nível de detalhamento do Maurício Neves, afinal de conta não é um carro atual. Ele conseguiu restaurar de maneira impecável um carro de 40 anos atrás. A atuação da pista é bem equilibrada e é aquilo que se espera de um carro de corrida, neste caso usado para Track Day. Fiquei muito impressionado com o desempenho na pista, considerando tratar-se de um carro antigo. O ponto alto é que não tem nenhuma tendência brusca, ele é bem neutro, uma das coisas mais agradáveis de guiar um carro de corrida é justamente isso, ele ser neutro nas atuações, você não sente ele puxar pra nenhum lado, nem sair de traseira, nem sair de frente, é muito na mão. Fiquei impressionado com o que é possível fazer com um carro com tanta idade”, comentou Christian.

Maurício Neves também deu algumas voltas para sentir o que seria necessário ajustar no repaginado Chevette e, após o shakedown, comentou: “O carro foi feito com muito cuidado, um projeto de quatro anos com muitas adaptações tinha reais chances de apresentar algum problema, já que o carro nunca havia andado nem na rua, veio da oficina direto pra pista. Mas foi uma ótima surpresa, o Zé Mário andou o dia todo e o carro não apresentou absolutamente nenhum problema, ficamos muito felizes com o resultado”.

O carro, que conta com o que tem de melhor no mercado brasileiro, agora ficará à disposição dos apoiadores do projeto para exposição.

José Mário Dias diz que agora também poderá aproveitar para desenvolver mais o hobby da pilotagem: “Agora eu  tenho o meu próprio carro de corrida para botar em prática o que aprendi com o instrutor Roberto Manzini, O ‘véio’ [apelido carinhoso do Chevette]mesmo tendo uma aparência de mais de 40 anos, na prática é um carro moderno.”

O premiado fotógrafo acrescenta que sentia pagar tributo à memória de seu pai, falecido, porém vivo em cada imagem produzida por ele ao longo da carreira internacional. “Não tenho dúvidas que o gene do automobilismo que tenho, é devido a paixão do meu pai, então, agora sinto que estamos quites.”

Mais imagens do carro podem ser encontradas no perfil do fotógrafo no Instagram @josemariodias . A página publicará ainda cada passo do projeto.

Ficha técnica:

Modelo: Chevrolet Chevette 1977

Motor: GM C20XE

Potência: 190cv a 6000 RMP

Torque: 22kgfm de Torque a 3900 RPM

Peso: 950kg

Fluídos: Motul

Bancos e Cinto: OMP Racing

Injeção eletrônica: T5000 InjePro

Pneus: Yokohama Neova 195/55 R15

Freios: TecPads Racing

Amortecedores: Bilstein

Molas: R37

Radiador: Real Radiadores

Rodas: Taludas Rodas

Tapeçaria: Automotiva Tapeçaria

Layout: Victor Bravo/Interlakes

Plotagem: Octanas Motorsport

Ferramentas: Vonder

Execução do projeto: ProMacchina Motorsports

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade