Stock Car sai de Interlagos com novo líder

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Antigos líderes não tiveram um bom domingo na segunda etapa, enquanto os vencedores do dia, Gabriel Casagrande e Ricardo Maurício, escalaram a tabela. Maurício ponteia a classificação geral

Domingo de duas corridas bastante agitadas – e também acidentadas – em Interlagos na segunda etapa da Stock Car Pro Series em 2023. Na primeira prova, vitória de Gabriel Casagrande, da A.Mattheis-Vogel, com Cesar Ramos em segundo e Guilherme Salas em terceiro; na segunda prova, onde há a inversão dos dez primeiros no grid, Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC, conquistou sua 35ª vitória na categoria e foi ladeado no pódio por Rafael Suzuki e Gaetano di Mauro. O tricampeão ainda subiu da terceira posição na tabela para a liderança do campeonato, agora com 69 pontos, quatro a mais que Gabriel Casagrande, o campeão de 2021.

“A gente conseguiu um domingo perfeito dentro das condições que a gente tinha. Coletamos muitos pontos, que era o que eu queria, e estamos de volta na briga. Dá para dizer que vamos brigar de novo, como foi em 2021. Inclusive, naquele ano, a segunda etapa foi em Interlagos e fizemos a pole, ganhamos a corrida e demos um salto no campeonato. Então dá para dizer que a gente está nas mesmas condições e vamos com tudo, continuar nesse ritmo”, comemorou Casagrande.

“Feliz demais com esse resultado final. O fim de semana começou um pouco complicado para a nossa equipe, mas a gente acabou juntando tudo: um pouco de sorte, o trabalho inacreditável do time, e a estratégia. Foi maravilhoso, e sair líder do campeonato, com mais uma vitória na carreira, é u m fim de semana muito especial. Mas ainda temos mais dez etapas pela frente”, afirmou Ricardo Maurício.

Quem liderava a tabela até a chegada à capital paulista não teve motivos para comemorar. Daniel Serra teve um furo de pneu na última volta, quando era o décimo colocado, e terminou só em 26º; na segunda prova, pontuou com a 13ª posição. Ele caiu para o quarto lugar, tendo somado apenas 10 pontos em Interlagos. Thiago Camilo, então vice-líder, caiu para oitavo depois de também enfrentar problemas após um toque: foi 23º e 11º.

Os novos aerofólios traseiros, utilizados na etapa de abertura da temporada em Goiânia, vão passar por atualizações a pedido das equipes. Por isso, no final de semana em Interlagos, como forma de garantir o equilíbrio entre todos os competidores, as equipes tiveram instaladas, em caráter excepcional, as mesmas asas traseiras utilizadas até o final de 2022, 40% menores do que as que foram usadas na abertura do campeonato. Isso significou menos pressão aerodinâmica na traseira dos carros, levando os pilotos a confiarem ainda mais no desempenho das pastilhas de freio da Fras-le e nos discos de freio da Fremax que equipam todos os carros da Stock Car Pro Series.

Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.

A próxima etapa, a terceira do campeonato, será realizada no dia 21 de maio no circuito de Tarumã, em Viamão (RS), berço da Stock Car, onde há exatos 44 anos foi disputada a primeira corrida da história que a levaria a se firmar como a principal categoria do automobilismo brasileiro e uma das mais competitivas do mundo.

A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.

Resultado da Corrida 1 (top 10)
1. Gabriel Casagrande, 18 voltas em 32min31s276
2. Cesar Ramos, a 2s241
3. Guilherme Salas, a 4s447
4. Bruno Baptista, a 5s628
5. Gaetano Di Mauro, a 6s7836. Enzo Elias, a 7s536
7. Denis Navarro, a 9s067
8. Rubens Barrichello, a 12s492
9. Felipe Fraga, a 15s354
10. Ricardo Maurício, a 18s679

Resultado da Corrida 2 (top 10)
1. Ricardo Maurício, 17 voltas em 32min10s454
2. Rafael Suzuki, a 2s534
3. Gaetano Di Mauro, a 0s0344. Julio Campos, a 5s509
5. Rubens Barrichello, a 5s531
6. Felipe Baptista, a 7s921
7. Gabriel Casagrande, a 8s158
8. Bruno Baptista, a 10s871
9. Cesar Ramos, a 10s940
10. Felipe Fraga, a 11s155

Top-10 do Campeonato:
1. Ricardo Maurício – 69 pontos
2. Gabriel Casagrande – 65
3. Bruno Baptista – 60
4. Daniel Serra – 53
5. Cesar Ramos – 53
6. Gaetano di Mauro – 527. Rubens Barrichello – 51
8. Thiago Camilo – 47
9. Felipe Fraga – 41
10. Denis Navarro – 38


Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.  

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Stock Car, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Series e da Porsche Cup Brasil.


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil


Por: Cleber Bernuci – P1 Media Relations

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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