TRIATLETAS REVELAM EXPECTATIVAS PARA CHEGADA DO TRITON AO BRASIL, COM O TRITON 1 SALVADOR, NESTE DOMINGO (14)

0

Primeira etapa da temporada 2024 do TRITON World Series terá formato tradicional de triathlon, com as três modalidades disputadas no mesmo dia
 

Prova será a primeira a classificar para a final mundial do circuito, que ocorrerá em 2025
 

Atletas contam com três opções de distâncias em cada modalidade: Short, Middle e Long, além de modelos inovadores

Com a aproximação do TRITON 1 Salvador, que será realizado neste domingo (14) na capital baiana, triatletas locais e de todo o Brasil revelaram suas expectativas para prova, que abre a temporada 2024 do TRITON World Series, circuito global com etapas no Brasil, Estados Unidos e Europa.
 

Para o soteropolitano Deivide Souza, competir em sua terra natal traz emoções únicas. “É uma mistura de entusiasmo, determinação e energia contagiantes, principalmente por competir na minha terrinha e junto de pessoas queridas. É uma chance não apenas de competir, mas também de se conectar com outros entusiastas do triathlon e compartilhar experiências. Tenho certeza de que este evento irá proporcionar um ambiente de parceria e apoio mútuo entre os participantes”, explica.
 

Médico especializado em medicina do esporte, Deivide reforça ainda a importância da organização do TRITON para os atletas. “A segurança dos atletas é primordial em qualquer evento esportivo, e confiar que os organizadores tomaram todas as medidas necessárias para garantir isso é certamente uma expectativa legítima. É uma prova que exige resistência, velocidade, técnica e estratégia, e é isso que o evento irá trazer para todos os atletas”, completa.

Já Gil Bala, bicampeão baiano de triathlon, celebrou a chegada do circuito internacional TRITON World Series na cidade. “Essa grande prova será um espetáculo na cidade de Salvador. Agradeço de coração a todos da organização pelo empenho em entregar uma belíssima prova para todos os participantes. Minha presença está confirmadíssima, com o brilho nos olhos, sorriso no rosto e o melhor: comemorar essa festa linda chamada triathlon e o TRITON!”, celebrou Gil, que entre outras provas, já disputou por três vezes o Ironman 70.3.

As mulheres também estarão em peso na prova. A baiana Ana Augusta, campeã mundial do Ironman F35-39, destaca o diferencial de Salvador para sediar o evento. “Minhas expectativas são desfrutar de toda energia diferenciada que Salvador tem, motivada por estar com muitos atletas queridos. E, se possível, aplicar na prova o que venho fazendo nos treinos com muita força física e leveza na alma em cada braçada, pedalada e passada na Bahia de todos os Santos”, exalta a triatleta.

Já para a carioca Carla Abrunhosa, que integra o time de embaixadores do TRITON no Brasil, o conceito inovador de triathlon do circuito promete novas experiências e a possibilidade de inclusão de novos atletas à modalidade. “Eu curti as diversas formas nas quais os atletas podem se aventurar ou até mesmo debutar no triathlon. O TRITON veio para inovar, porque permite que pessoas que querem iniciar no triathlon possam escolher suas distâncias de acordo com suas habilidades iniciais. É uma marca inclusiva, que permite que todos se divirtam, mesmo que tenham uma modalidade na qual ainda não tenham tanta segurança”, explica.

O engenheiro e triatleta amador Arthur Werneck, que também integra o time de embaixadores da marca, destacou os preparativos e conteúdos oferecidos pela organização antes da prova, que ajudaram os atletas. “Estou ansioso para curtir o percurso apresentado! As lives feitas foram muito esclarecedoras e a competência do pessoal envolvido na organização só agrega mais segurança e vontade em participar! Esse evento histórico tem tudo para ser inesquecível! Vai ser uma prova rápida, então vou tentar entregar o melhor tempo na distância que vou fazer, o Long. Tenho amigos que estarão também, vai ser muito legal ver cada um superando seus limites. Há alguns anos que Salvador não tem uma prova de longa distância do triathlon, então a expectativa é que os atletas e a cidade vivam uma excelente experiência, para que ela aconteça mais vezes. Vai ser épico!”, comemora.

O triatleta e treinador baiano Bruno Doria, também aproveitou o suporte do TRITON para se preparar para a prova “Como atleta, espero continuar sendo impactado da melhor forma possível por toda organização mostrada! Tenho acompanhado as lives e vejo que o cuidado e o conforto do atleta está sendo priorizado. Quero também ser impactado por uma grande estrutura, acho que para o esporte tudo deve ser pensado, da entrega do kit à finalização da prova!”, reforça.

Informações da prova
 

Organizada pela Digiartes, com licenciamento da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, sócia global do TRITON World Series, juntamente com a Blue Orange e Soul Race USA, o TRITON 1 Salvador será disputado em três opções de distâncias (Short, Middle e Long), com largada na Praia de Placaford, em Piatã e valerá como classificatória para a final mundial, a ser realizada em 2025.


No Short, as distâncias da natação, ciclismo e corrida são de 450 metros, 22,5 quilômetros e 5,25 quilômetros, respectivamente. No Middle, os atletas enfrentarão percursos de 900 metros, 45 quilômetros e 10,5 quilômetros. Já no Long, a prova terá 1.800 metros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida.
 

Além disso, os atletas puderam optar entre três tipos de inscrição. A solo, onde competem individualmente, por distância e faixa etária; o revezamento, que pôde ser composto por dois ou três atletas na distância Middle; ou ainda no formato Mix&Match, inovação da marca, que permite ao atleta realizar uma combinação de distâncias em cada modalidade. O último formato é uma categoria participativa e, por isso, não possui premiação.
 

A prova conta com as seguintes faixas etárias, tanto no masculino como no feminino: 18 a 24, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64, 65 a 69, 70+, PNE – Portador de Necessidades Especiais e Revezamento Único (todo masculino, todo feminino ou misto).
 

O congresso técnico do TRITON 1 Salvador vai acontecer nesta quarta-feira (10), a partir de 20h30, no instagram do TRITON BR (@tritonws_br). A retirada de kit acontecerá na sexta (12) e no sábado (13) na Casa Esportiva, em Pituba – SSA. No dia do evento, a partir das 4h10, os atletas já terão acesso à área de transição. As largadas partem todas da Arena TRITON, nos seguintes horários:

  • 5h45 Largada PCD
  • 6h Largada Masculino Short
  • 6h01 Largada Feminino Short
  • 6h03 Largada Masculino Middle
  • 6h04 Largada Feminino Middle
  • 6h06 Largada Masculino Long
  • 6h07 Largada Feminino Long

Os atletas podem ainda conferir mais informações no regulamento da Prova e no Guia do Atleta, assim como no  site oficial do evento.
 

Após Salvador, o circuito TRITON World Series segue para o Rio de Janeiro (TRITON 3), de 9 a 11 de agosto. Para o segundo semestre está confirmada também a etapa de Lisboa (Portugal), em 8 de setembro (TRITON 1). Já, em 2025, o circuito terá início por Portimão (Portugal), de 7 a 9 de março, com o TRITON 3. As demais etapas ainda serão anunciadas.
 

O TRITON 1 Salvador tem organização da Digiartes com patrocínio da SALTUR (Empresa Salvador Turismo) e da Prefeitura de Salvador, além de contar com o apoio da Faculdade Santa Casa, Campo Largo Sucos, S2 Bike Shop, Caffeine Army, Hiperideal, Rv Seguros, Aratu On, TV Aratu, SBT, Casa Esportiva, Oliverde, Vitafor, Milfontes, Triathlon Bahia, Capelinha, Heineken e Salvador Car Mitsubishi. Realização Digiartes e 213 Sports, com homologação da Febatri (Federação Baiana de Triathlon).
 

Calendário TRITON World Series 2024

TRITON 1 – Salvador (BA) – 14/abril
TRITON 3 – (RJ) – 9 a 11/agosto
TRITON 1 – Lisboa (Portugal) – 8/setembro
 

Sobre o TRITON – Um novo circuito mundial com três formatos de competição distintos, o TRITON 1, uma competição no formato tradicional do triathlon, onde todas as modalidades acontecem em um dia; o TRITON 3, uma das maiores inovações da marca e que consiste em uma prova única por etapas que separa a natação, o ciclismo e a corrida em três dias consecutivos; e o Gym Series, um projeto que promete levar o triathlon para dentro das academias com o propósito de introduzir e facilitar a iniciação à prática da modalidade. Todas as provas oferecem sempre três distâncias, Short, Middle e Long e múltiplas opções de participação por categorias de idade, gênero e equipes. Vale ressaltar que a divisão do Mix&Match, formato inovador de participação do TRITON 1, permite que os atletas selecionem a distância que preferem em cada modalidade, natação, ciclismo e corrida, escolhendo assim fazer uma combinação de distâncias preferidas em cada esporte.
 

Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 80 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
 

Sobre a Soul Race USA- Fundada em 2019 pelo triatleta e gestor esportivo André Gracindo, a Soul Race USA desenvolve projetos com marcas globais e eventos esportivos internacionais de alto impacto. A empresa é responsável pela presença do TRITON World Series no mercado americano e pela expansão global da marca.

Por: Eduardo Filho – Casa do Bom Conteúdo


 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade