F1600: Igor Costa vence pela primeira vez na F1600

0

Em prova marcada por acidentes entres os líderes, equipe ART Racing garantiu dobradinha no pódio.

Após abrir a temporada 2024 com pole position, o paulista Igor Costa (ART Racing) conquistou nesse domingo (14) sua primeira vitória na Fórmula 1600 em agitada corrida realizada no Autódromo de Interlagos.

O próprio piloto passou por um momento de susto no início de prova quando se envolveu em um toque com o companheiro de equipe André Nobre escapando com os dois carros da ART Racing para fora da pista; ambos retornaram sem danos, disputando com os ponteiros.

Mais para frente, Bruno Gonçalves (Juka Motors) que se colocou na disputa pela liderança logo na largada recebeu uma punição de 20 segundos por queima de largada. Mesmo assim o piloto mantinha-se na luta para descontar o tempo da punição e então vencer pela primeira vez na divisão Super.

Os atuais líderes do campeonato faziam uma prova muito disputada, junto com Gonçalves: Marcel Fachini (Juka Motors), Lélio Assumpção (Alfia Racing) e Oscar Moraes (Gara Competition) traziam ainda o líder da divisão Master, Daniel Almeida (Fênix) em uma constante troca de posições, com Igor de olho nessa disputa.

Na terceira volta um toque envolvendo os pilotos da divisão Light Lucas Monteiro (Alfia Racing), JP Morato (Fênix) e Vinicius Zanuto (Juka Motors) espalhou os carros pela área de escape do “S” do Senna sem necessitar da intervenção do safety car, mas duas voltas depois o carro de segurança foi acionado devido a Edu Vale (Alfia Racing) que ficou parado na pista e preciso de auxílio para ser colocado em local seguro.

Na última volta, Gonçalvez, Fachini, Moraes e Assumpção colocaram os quatro carros lado a lado na segunda perna da saída do Lago, formando um lindo “four wide”, porém a roda traseira de Fachini tocou na dianteira de Moraes, com do piloto da Juka Motors rodando à frente dos carros e atingindo Assumpção que decolou com seu carro n° 44 se arrastando pela área de escape de ponta cabeça até atingir no guard-rail.

Carro se segurança novamente na pista para o atendimento dos pilotos: Lélio Assumpção que trazia mais preocupação pelas equipes de segurança foi retirado do carro e encaminhado de ambulância para o centro médico para verificação de rotina, mas apesar da forte imagem, apenas dores normais pelo forte impacto, mostrando toda a segurança do carro da Fórmula 1600.

A corrida 2 válida pela 3ª etapa da temporada 2024 terminou com bandeira amarela e Bruno Gonçalves na frente, mas tendo que pagar a punição da largada de 20 segundos, caindo para o 11º lugar. Igor Costa que vinha logo atrás da confusão da última volta venceu pela primeira vez na categoria, trazendo o companheiro de equipe André Nobre em segundo lugar, dando à ART Racing uma dobradinha 1-2. Daniel Almeida cruzou a linha de chegada em terceiro lugar na geral e foi o vencedor da divisão Master, com Jonatas Vieira (Juka Motors) terminando logo atrás e vencendo também pela primeira vez na categoria na Light.

O TOP3 por categoria ficou na divisão Super com Igor Costa, André Nobre e Rafael Zulini (Alfia Racing); na Light, Jonatas Vieira, João Guimarães (Rosset Racing) e Alexandre Klajman (Gara Competition) e na Master com Daniel Almeida, Edu Dias (Old Money Racing) e Rogério Teixeira (ART Racing).

O próximo desafio da Fórmula 1600 acontece novamente em Interlagos nos dias 03, 04 e 05 de maio.

CONFIRA O RESULTADO DA CORRIDA 2 – 3ª ETAPA

1) Igor Costa (ART Racing) – SUPER
2) André Nobre (ART Racing) – SUPER
3) Daniel Almeida (Fênix) – MASTER
4) Jonatas Vieira (Juka Motors) – LIGHT
5) Edu Dias (Old Monkey Racing) – LIGHT
6) Rafael Zulini (Alfia Racing) – SUPER
7) Rogério Teixeira (ART Racing) – MASTER
8) João Guimarães (Rosset Racing) – LIGHT
9) Alexandre Klajman (Gara Competition) – LIGHT
10) Felipe Guedes (Gara Competition) – LIGHT
11) Bruno Gonçalves (Juka Motors) – SUPER*
12) Marcelo Montizzelli (Gara Competition) – LIGHT
13) Playmobil (San Race) – LIGHT
14) Marcel Fachini (Juka Motors) – SUPER
15) Lélio Assumpção (Alfia Racing) – SUPER
16) Lucas Monteiro (Alfia Racing) – LIGHT

*punido em 20s por queima de largada

NÃO COMPLETARAM (75%):
Davi Sena (ART Racing)
JP Morato (Fênix)
Vinicius Zanuto (Juka Motors)
Eduardo Vale (Alfia Racing)
Alexandre Bonilha (Juka Motors)

DESCLASSIFICADO
Oscar Moraes (Gara Competition)

CALENDÁRIO – F1600 – 2024
1ª etapa – 25, 26 e 27/01 – Interlagos (SP)
2ª etapa – 23, 24 e 25/02 – Interlagos (SP)
3ª etapa – 12, 13 e 14/04 – Interlagos (SP)
4ª etapa – 03, 04 e 05/05 – Interlagos (SP)
5ª etapa – 24, 25 e 26/05 – Interlagos (SP)
6ª etapa – 21, 22 e 23/06 – Interlagos (SP)
7ª etapa – 19, 20 e 21/07 – Interlagos (SP)
8ª etapa – 06, 07 e 08/09 – Interlagos (SP)
9ª etapa – 11, 12 e 13/12 – Goiânia (GO)
10 etapa – 20, 21 e 22/12 – Interlagos (SP)

Por: VG3 – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade