Ricardo Zonta é sexto com a Shell em Interlagos e sobe para quinto no campeonato

0

Competidor da Shell-RCM sofre com aderência do carro na primeira parte da corrida, mas se recupera depois do pit

Ricardo Zonta levou a Shell a mais um top10 em Interlagos e agora aparece em quinto lugar na tabela de classificação do campeonato de pilotos da Stock Car.

O paranaense da equipe Shell-RCM se recuperou depois de um primeiro stint com problemas de aderência e cruzou a linha de chegada em sexto.

Largando em terceiro no grid, Zonta tinha como objetivo repetir a vitória da corrida final de 2023, o que seria sua sexta no principal autódromo do País. Na sexta-feira, o Toyota Corolla #10 sofreu com falta de aderência nos treinos livres, problema que foi solucionado para o quali e a sprint race de sábado.

Mas no domingo voltaram a ser usados os pneus do primeiro dia de trabalho e, mais uma vez, houve perda de performance. Zonta sustentou a terceira posição até a volta 3, quando ficou difícil segurar o assédio dos outros competidores.

A janela de pit-stops obrigatórios para a troca de dois pneus foi aberta na volta 7, e o piloto Shell antecipou sua parada para o giro 10, uma vez que vinha sendo seguidamente atacado pelos concorrentes.

Com o fim do ciclo de paradas, Zonta era nono colocado. Ele então conseguiu reagir, recuperando mais três posições entre as voltas 18 e 30, para receber a bandeirada em sexto.

Com os pontos somados pelo quinto lugar no sábado e o sexto no domingo, o ex-F1 agora foi a 146 na tabela de classificação, onde aparece em quinto. A pontuação do campeonato, por hora, não computa os tentos conquistados pelo piloto Shell com o segundo lugar na sprint race do Velocitta. Na ocasião a corrida principal foi adiada pela chuva, e, por força do regulamento da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) os pontos serão computados apenas depois da realização da corrida principal, marcada para a etapa de junho na mesma pista do interior paulista.

Antes disso a Stock Car realiza mais uma etapa em território paranaense. O próximo compromisso de Ricardo Zonta e a equipe Shell-RCM está marcado para os dias 18 e 19 de maio, no desafiador Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel.

O que ele disse:

“A pista de Interlagos exige bastante do piloto e do equipamento, especialmente dos pneus. E hoje tivemos uma corrida bem longa. Ontem já vimos que o desgaste de pneus seria um fator e hoje isso se confirmou com vários carros. Curioso é que meu carro sofreu com falta de aderência no começo da corrida e temos que investigar o motivo. Inclusive antecipamos o pitstop pois vi que tinha problema na aderência e depois no segundo stint o desempenho veio. Trocamos os pneus, mas eu infelizmente tinha perdido várias posições. Depois foi possível sobressair de novo e avançar. Mas foi uma pena a oscilação no início. Se tivéssemos tido um grip constante na corrida toda, certamente daria para brigar pelo pódio hoje”
Ricardo Zonta

Stock Car – Classificação (top10):

  1. Julio Campos 198 pontos
  2. Felipe Baptista 193
  3. Rafael Suzuki 178
  4. Felipe Massa 157
  5. Ricardo Zonta 146
  6. Thiago Camilo 143
  7. Gabriel Casagrande 142
  8. Lucas Foresti 132
  9. Atila Abreu 130
  10. Enzo Elias 124

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade