Pilotos da Fórmula eVolution relembram Ayrton Senna

0

Piloto tricampeão brasileiro de F1 é lembrado após 30 anos do acidente fatal em Ímola no dia 1º de maio de 1994.

Enquanto se preparam para a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula eVolution que acontece nesse final de semana (03, 04 e 05/maio) no Autódromo de Interlagos, os pilotos da categoria lembram de um grande ídolo não só do automobilismo, mas de muitos brasileiros.

Nessa quarta-feira, 1º de maio é lembrada a data em que o piloto brasileiro Ayrton Senna nos deixou após o grave acidente durante o GP de Ímola de 1994; já são 30 anos que um dos maiores ídolos do esporte nos deixou.

Dedicação e foco são as qualidades mais lembradas quando Senna é lembrado, e dentro do automobilismo isso torna-se ainda mais evidente.

Atual líder do campeonato, Heitor Nogueira é um dos pilotos mais dedicados do grid, tato na sua preparação como no desenvolvimento do equipamento e no cuidado com sua equipe, itens que são observadas no grande ídolo: “Para mim, o exemplo maior do Ayrton era sua dedicação ao trabalho de preparar a máquina para obter o máximo desempenho possível. Ele fazia um trabalho junto à toda equipe visando otimizar todas as partes do monoposto, para sempre ter certeza de contar com um equipamento extremamente competitivo que ele sabia levar como ninguém ao topo do pódio”.

Preparador e chefe de equipe na Fórmula eVolution, Thomaz Giacono Neto que também é um dos fundadores da categoria teve naquele que ajudou Senna a dar os primeiros passos no esporte seu grande espalho na carreira: “A lembrança que tenho do Ayrton foi mais por causa do preparador de motor de kart dele, onde eu aprendi muito na minha trajetória no automobilismo, desde os motores de kart até hoje como estou nos fórmulas! Devo muito aprendizado ao preparador Lucio Paschoal Gascon (o Tchê) como todos no meio do automobilismo os conheciam!”, comentou.

Morando atualmente nos Estados Unidos, o brasileiro Francisco Costa teve um empurrãozinho de um grande nome no automobilismo, Emerson Fittipaldi, mas não esconde a admiração por Senna: “Sem sombra de dúvidas ele foi um piloto “fora da curva“, super focado no que queria nas pistas e fora dela… ele tinha umas colocações muito fortes com relação a nunca desistir do seu objetivo seja ele qual fosse. Mas para mim tenho influências de pilotos antes dele pela minha idade, logicamente ele nas pistas tinha um diferencial muito grande, mais como falei conheci e conheço pilotos da antiga que acompanhei que me ensinaram muito. E continuo aprendendo! Amo esse esporte desde moleque, e velocidade sempre fez parte da minha trajetória de vida.”

Aos 15 anos de idade, Davi Sena – que apensar da semelhança do sobrenome, não tem nenhum parentesco – não viu Senna competir ao vivo, mas tem no tricampeão uma referência na carreira: “O Ayrton Senna era um cara perfeito em tudo que ele fazia, desde os treinos, corridas. Era um cara que sempre se dedicava muito desde a preparação física, alimentação, exercícios mentais, era um cara perfeito. As corridas dele eram excepcionais, desde o kart até a F1 era sempre muito emocionante de ver, mesmo eu não sendo nascido na época me baseio muito nele e ele é meu grande ídolo e sempre será. Acho que a maioria dos brasileiros tem ele como ídolo, não só pilotos, mas também atletas pois dentro do esporte era uma pessoa muito impactante. Desde que ele morreu o Brasil nunca mais foi o mesmo e hoje em dia muita gente se baseia nele e sempre ficará marcado na memória de muitos brasileiros”.

Presidente da Associação de Pilotos e Equipes da Fórmula eVolution, o petropolitano (Petrópolis/RJ) Antônio Carlos Vieira tem uma admiração não apenas no atleta Ayrton Senna, mas na pessoa: “O Senna mostrou para mim que para vencer não basta ter talento se não houver muita dedicação, treinamento e garra para superar as adversidades. Esse para mim foi o legado. Além disso foi um ser humano especial fora das pistas”, finalizou o também piloto do carro #17.

Os pilotos da Fórmula eVolution entram na pista a partir dessa sexta-feira (03) para a realização dos treinos livres visando a terceira etapa da temporada 2024; as corridas estão marcadas para o sábado (04) as 12h40 e no domingo (05) as 8h15. A entrada no Autódromo de Interlagos para acompanhar as corridas é gratuito para as arquibancadas.

PROGRAMAÇÃO – 3ª ETAPA – FÓRMULA EVOLUTION

03/05 – SEXTA-FEIRA
10h20 às 10h50 – 1º Treino Livre
14h25 às 14h55 – 2º Treino Livre

04/05 – SÁBADO
07h20 às 07h35 – Classificação
12h40 – Corrida 1

05/05 – DOMINGO
08h15 – Corrida 2

Acompanhe todas as informações da Fórmula eVolution através do nosso site www.formulaevo.com.br e através do Intagram @formulaevolutionbrasil

CALENDÁRIO – TEMPORADA 2024

Etapa 1 – 24 e 25/02 – Interlagos
Etapa 2 – 13 e 14/04 – Interlagos
Etapa 3 – 04 e 05/05 – Interlagos
Etapa 4 – 25 e 26/05 – Interlagos
Etapa 5 – 22 e 23/06 – Interlagos
Etapa 6 – 20 e 21/07 – Interlagos
Etapa 7 – 07 e 08/09 – Interlagos
Etapa 8 – 13 e 13/10 – Goiânia
Etapa 9 – 21 e 22/12 – Interlagos

Por: VG3 – Assessoria de Imprensa e Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade