Líder do campeonato, Wehrlein mira vitória em casa no E-Prix de Berlim da Fórmula E

0

Capital alemã recebe as próximas rodadas do campeonato mundial de carros elétricos 2024

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E volta ao Tempelhof Airport Street Circuit de Berlim, na Alemanha, de 11 a 12 de maio, para as rodadas seguintes da décima temporada. O retorno a Berlim intensifica a batalha pelo título de campeão de 2024 do mundial dos carros elétricos.

Com uma década de história nas corridas na capital alemã, todos os olhos estarão nos 22 pilotos. No ano passado, a pista registrou 362 ultrapassagens.

O brasileiro Lucas di Grassi e o português António Félix da Costa, dois dos três únicos pilotos com duas vitórias em Berlim, estarão em destaque, assim como a Jaguar TCS Racing, buscando repetir seu resultado  da temporada passada.

O alemão Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, correrá em casa, enquanto a TAG Heuer Porsche busca consolidar sua liderança entre os construtores com o local Pascal Wehrlein na classificação de pilotos e equipes. Além disso, Lucas di Grassi, da ABT Cupra, busca sua primeira vitória na temporada diante da torcida.

”Mais uma corrida em casa, mas dessa vez na casa da ABT. Já estou muito acostumado com a pista, mesmo com as alterações feitas ao longo dos anos. Em Mônaco, mostramos ritmo e por muito pouco não pontuamos”.

”Agora, com a rodada dupla, temos o dobro de chance de chegar a esse objetivo. Vou aproveitar ao máximo a experiência que tenho em Berlim para que o público alemão comemore um bom resultado com a ABT”, comentou Di Grassi. 

O E-Prix SUN Minimeal Berlin 2024 começa às 15h, horário local, no sábado, 11 de maio, e terá transmissão da TV Band e do canal do Grande Prêmio.

A pista 

Berlim é a única cidade a receber uma corrida em todas as temporadas da Fórmula E, totalizando 18 corridas. Com Tempelhofer Feld como sede, a pista, agora atualizada para a temporada, oferece um desafio familiar, porém exigente para pilotos e equipes.

O circuito de concreto acidentado, com degradação acentuada e alta aderência, testa habilidade e estratégia. Apesar dos desafios, o E-Prix sempre proporciona ação emocionante.

O layout anti-horário atualizado inclui mudanças como a ativação do MODO ATAQUE agora localizada fora da Curva 2, e uma reconfiguração do circuito para 15 curvas com curvas e chicanes adicionais.

Brasileiros em Berlim 

A história da Fórmula E em Berlim inclui 18 corridas em sete circuitos diferentes, com 15 vencedores diferentes ao longo dos anos. Na última visita a Tempelhof na 9ª temporada, Mitch Evans conquistou uma vitória histórica. 

No Campeonato até o momento Sérgio Sette Câmara mantém os 11 pontos conquistados e a 18ª posição no campeonato, enquanto Lucas di Grassi é o 20º. 

“Estou animado para o fim de semana de corrida em Berlim. Apesar da interrupção da sequência de resultados em Mônaco devido a problemas de confiabilidade, ainda vejo potencial após uma boa qualificação. Espero resultados semelhantes aos de Riad, Tóquio e Misano. Com o novo traçado em Berlim e a presença de alguns novatos, será interessante ver como todos se adaptam”, contou Sette Câmara, piloto brasileiro da ERT Formula E Team.

Teste de Novatos

Após o evento principal, a Fórmula E realizará seu primeiro Rookie Test oficial da temporada na segunda-feira, 13 de maio.

Depois de uma bem-sucedida sessão de treinos livres para iniciantes em Misano antes das rodadas 6 e 7 do mês passado, este dia inteiro de testes promete adicionar uma camada extra de emoção para encerrar o fim de semana de corrida.

Cada uma das 11 equipes colocará dois pilotos durante as seis horas de pista, coletando dados valiosos que os ajudarão na tomada de decisões estratégicas para o futuro.

Além de Enzo Fittipaldi, outros dois brasileiros participam do teste de novatos da Fórmula E em Berlim: Felipe Drugovich na Maserati e novamente Caio Collet, que é o reserva da Nissan. Vale lembrar que Felipe Drugovich foi o mais rápido nos testes de 2023 na mesma pista.

PROGRAMAÇÃO

O E-Prix SUN Minimeal Berlin 2024 começa na sexta-feira, 10 de maio, com o Treino Livre 1 às 17h, horário local. A corrida ocorre no sábado e domingo, com qualificações e corridas em ambos os dias.

A ação da pista para o primeiro dia da rodada dupla começa no sábado, 11 de maio, com o treino livre 2 às 08h locais. A qualificação acontece às 10h40, horário local, com as luzes apagadas para a Rodada 9 marcada para as 15h locais/13h UTC.

Depois disso, o domingo começa com o treino livre 3 às 08h00, seguido pela qualificação da 10ª rodada e corrida às 10h20 e 15h00, horário local, respectivamente. 

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

Por: On Board Sports – Assessoria de Imprensa

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade