Campeão paralímpico, nadador Gabriel Araújo registra melhor tempo da temporada no Meeting Paralímpico do RJ

0

Mineiro competiu em três provas neste sábado, 11, na capital fluminense, e foi um dos quase 400 atletas que participaram de disputas de seis modalidades em dois endereços cariocas 

O nadador mineiro Gabriel Araújo, 22, da classe S2 (limitação físico-motora), fez o melhor tempo dos 100m livre de 2024 no Meeting Paralímpico Loterias Caixa do Rio de Janeiro, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e disputado neste sábado, 11, em dois endereços da capital fluminense. 

O evento reuniu o total de 371 participantes em todas as seis modalidades disponíveis no programa da competição. O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan) somou 194 esportistas de atletismo, 103 de natação, 11 de bocha, 13 de tiro com arco e 25 de halterofilismo. Já no Centro Militar de Tiro Esportivo Tenente Coronel Guilherme Paraense, 25 atletas competiram no tiro esportivo.

Campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio 2020 e mundial na Ilha da Madeira 2022 e Manchester 2023, Gabrielzinho, como é conhecido, completou os 100m livre em 2min00s72, quase nove segundos abaixo do polonês Jacek Czech, que, em março, na Itália, anotou o tempo de 2min09s13. A marca do mineiro no Meeting, no entanto, não é válida internacionalmente, pois a competição não atende a alguns critérios exigidos pela World Para Swimming (braço do IPC responsável pela natação paralímpica mundial).

“Uma das minhas primeiras competições foi o Meeting. Para nós, que estamos no esporte de alto rendimento, é um evento muito importante. Está em nível paralímpico mundial. É bom para inspirar o máximo de crianças e pessoas com deficiência. Fazer com que elas acreditem que tudo é possível e que elas podem chegar lá também”, disse Gabriel, que representou a Uniacademia – Juiz de Fora em águas cariocas neste sábado. O atleta, que tem focomelia, doença congênita que impede a formação de braços e pernas, também nadou os 50m livre (58s88) e os 50m borboleta (59s08).  No início do mês, o mineiro foi um dos 27 atletas brasileiros a conseguir índice para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 durante o Open Internacional de natação, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

O Meeting também contou com a presença de Daniel Xavier Mendes, S6 (limitação físico-motora), outro brasileiro a conseguir uma marca qualificatória ao megaevento na capital francesa. O nadador do Centro Universitário Celso Lisboa (CUCL) competiu em três provas: 100m livre (1min07s92), 100m costas (1min29s42) e 50m livre (33s21). Outra nadadora com índice para Paris e que nadou em casa foi Lídia Cruz, da classe S4 (limitação físico-motora) e do Vasco. Ela completou os 100m livre em 1min30s32. Também caiu na água para os 50m livre (41s29) e para os 50m costas (57s18). 

No halterofilismo, Gustavo Amaral, na categoria acima de 107kg, destacou-se ao levantar 240kg e conquistar a medalha de ouro. “O Meeting é muito importante porque dá a oportunidade de desenvolver a técnica e melhorar os resultados, abre portas para novos atletas. Para mim, é especial, porque foi a primeira competição em que eu quebrei recorde. Tive essa oportunidade em São Paulo, em dezembro de 2022. Ao longo do meu desenvolvimento como atleta, o Meeting contribuiu para o meu alavancamento de carga”, afirmou o halterofilista carioca. 

Já na pista de atletismo, Victória Salerno, 22, classe T35 (paralisia cerebral), teve a oportunidade de pela primeira vez sair do estado de São Paulo e competir no Meeting. Para a jovem, que começou no esporte pela Escola Paralímpica de Esportes do CPB, projeto gratuito de iniciação esportiva em 14 modalidades paralímpicas, toda competição é um ensino. “Sinto que estar no Rio de Janeiro e no meio de tantos atletas renomados pode colaborar para minha melhora dentro do alto rendimento”, concluiu a velocista, representante do Naurú-SP. 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG)João Pessoa (PB)Natal (RN) e Vitória (ES). Neste sábado, também houve uma etapa em Fortaleza (CE). As próximas serão em Teresina (PI) e Boa Vista (RR), ambas no dia 18 de maio.

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Lidia Cruz, Daniel Xavier Mendes e Gabriel Araújo são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Por: Comitê Paralímpico Brasileiro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade