RENAULT RAFALE E-TECH 4X4 300 CV: A EXPERTISE DA RENAULT TUNADA PELA ALPINE

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  • O Rafale E-Tech 4×4 300 cv inaugura o inédito motor E-Tech híbrido plug-in recarregável de 300 cavalos.
  • Com 22 kWh, a grande capacidade da bateria recarregável da motorização E-Tech 4×4 300 cv oferece uma autonomia de até 100 quilômetros (WLTP*) em modo 100% elétrico.
  • O excedente de potência é obtido principalmente pela inclusão de um motor elétrico no eixo traseiro. Associado ao sistema 4Control Advanced, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv é equipado com rodas traseiras direcionais e motrizes.
  • A versão Atelier Alpine se diferencia do restante da gama pela pintura de carroceria Azul Sommet Satin, spoiler flutuante na cor Preto Étoilé, aros de rodas “Chicane” exclusivos de 21 polegadas, chassi e regulagens especialmente desenvolvidas e tunadas em conjunto com a Alpine Cars.
  • A versão Atelier Alpine inaugura uma inédita suspensão autoajustável inteligente, acoplada a uma nova câmera de controle preditivo.
  • Disponível em duas versões de acabamento, Esprit Alpine e Atelier Alpine, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv será comercializado a partir do último trimestre de 2024.

A Renault está revelando sua versão de alta performance do Rafale: o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv. Fruto de todo o know-how da marca e da paixão das equipes, a nova motorização híbrida plug-in recarregável oferece o melhor de dois mundos, permitindo um uso no modo a combustão ou elétrico, dando preferência ao modo elétrico no dia a dia. O Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv vai muito além do motor de alta performance. Perfeitamente alinhado com seu tempo, ele é pra lá de eficiente, com até 1.000 km de autonomia (WLTP*). Com a inclusão do motor elétrico no eixo traseiro, o carro-chefe da marca conta com um sistema de tração integral ativo de forma permanente. Além dos equipamentos tecnológicos e de segurança de ponta, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv otimiza a tração e aderência ao solo em qualquer circunstância.

A versão Atelier Alpine eleva ainda mais o patamar de excelência em termos de prazer de dirigir, graças à parceria com os especialistas da marca Alpine. Com a tunagem do chassi realizada pelos engenheiros da Alpine Cars e o sistema inteligente de suspensão ativa, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv Atelier Alpine entrega um comportamento ao volante e prazer de dirigir do mais alto nível.

1. Motorização excepcional

Escolha tecnológica estratégica

A motorização do Rafale E-Tech 4×4 300 cv é baseada no grupo motopropulsor E-Tech hybrid 200 cv, ao qual é associado um motor elétrico no eixo traseiro e uma bateria recarregável de grande capacidade. Com 22 kWh, ela oferece ao Rafale uma autonomia de até 100 quilômetros (WLTP*) no modo 100% elétrico.

Gerenciado pela tecnologia E-Tech, o motor a combustão associado aos três motores elétricos e à bateria entrega uma potência de 300 cv. A gestão da energia é otimizada continuamente, proporcionando uma relação performance / eficiência no melhor nível do mercado. O modelo oferece um nível de consumo de combustível de 0,7l / 100 km em uso misto WLTP, mantendo o nível moderado de 5,8 litros / 100 km mesmo quando a bateria está descarregada, graças à eficiência do motor a combustão e à grande capacidade da bateria (pendente da homologação WLTP).

Motor híbrido plug-in recarregável inédito

Sob o capô, o motor a combustão de 3 cilindros e 1,2 L conta com um novo turbocompressor, que eleva a potência para 110 kW, ou 150 cavalos (versus 96 kW ou 130 cavalos na versão E-Tech 200 cv) e o torque para 230 Nm (versus 205 Nm). A transmissão multimodos equipada com acoplamentos de garras foi adaptada a estas evoluções.

O motor a combustão é associado a três motores elétricos (2 principais e 1 secundário), para uma potência máxima acumulada de 300 cv:

  • No eixo dianteiro, o motor elétrico principal entrega 50 kW (70 cv) e 205 Nm de torque;
  • O segundo motor elétrico principal conectado de forma permanente no eixo traseiro garante 100 kW (136 cavalos) e 195 Nm de torque;
  • O motor elétrico secundário do tipo HSG (High-voltage Starter Generator – Motor de Arranque / Gerador de Alta Tensão) entrega 25 kW (34 cv) e 50 Nm de torque.

Para uma experiência de condução dinâmica, os diferentes motores trabalham em sinergia para entregar todo seu potencial, oferecendo os seguintes níveis de performance:

  • 0 a 100 km/h em 6,4 seg. (vs. 8,9 seg. para o E-Tech hybrid 200 cv);
  • 80 a 120 km/h em 4,0 seg. (vs. 5,6 seg. para o E-Tech hybrid 200 cv);
  • Com o veículo parado, são necessários 26,9 segundos para arrancar e percorrer 1.000 metros.

A utilização no modo elétrico é assegurada pelos dois motores elétricos principais, alimentados por uma bateria de íons de lítio de 22 kWh / 400 V. Já o motor elétrico secundário do tipo HSG assegura a partida do motor de combustão e controla as trocas de marchas da transmissão automática, contribuindo também para recarregar a bateria.

Com potência máxima de recarga de 7,4 kW (32A), o tempo para recargar completamente a bateria é de:

  • 2h10min para 0 a 80%
  • 2h55min para 0 a 100%

“O Rafale embarca dois aspectos-chave do legado da Renault. A esportividade dos nossos sedãs de alta performance, como o R21 Turbo e o Safrane Baccara Biturbo, e nossa capacidade de inovação, como o monovolume, o turbo e as motorizações E-Tech híbridas”.

Grégory Launay, Revenue Leader, Renault Rafale

2. Atelier Alpine: o melhor da tecnologia da Alpine e da Renault

Toda a expertise da Alpine em um chassi exclusivo

Além da versão de acabamento Esprit Alpine compartilhada com a versão E-Tech hybrid de 200 cv, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv está disponível na inédita versão Atelier Alpine. Um nome que já diz tudo e remete à expertise avançada da Alpine Cars transferida para a Renault.

O resultado deste compartilhamento de talentos permite oferecer “a experiência Alpine” ao volante do Renault Rafale. Concretamente, o chassi Atelier Alpine foi tunado por mais de uma dezena de engenheiros dedicados da Alpine Cars, com foco no desenvolvimento de:

  • Componentes exclusivos: amortecedores, molas, batentes de impacto, barra estabilizadora dianteira e traseira e rodas de 21 polegadas;
  • Sistema exclusivo de amortecimento controlado (suspensão ativa com câmera preditiva);
  • Modos específicos do Controle de Agilidade (ver página 4);
  • Calibração dos calculadores (ECUs) que comandam a frenagem, regeneração da frenagem, controle de estabilidade e trajetória, bem como a direção assistida;
  • Know-how especializado para acoplar a motorização ao chassi e os pneus esportivos Continental.

Atributos estilísticos exclusivos

O Rafale E-Tech 4×4 300 cv Atelier Alpine se diferencia do restante da gama pela exclusiva pintura de carroceria Azul Sommet Satin, spoiler flutuante na cor Preto Étoilé e aros de rodas exclusivos “Chicane” de 21 polegadas, montados com os pneus Continental (aros de rodas de 20 polegadas na versão de acabamento Esprit Alpine). Remetendo à esportividade da marca Alpine, o interior do Rafale E-Tech 4×4 300 cv Esprit Alpine e Atelier Alpine conta com tapetes na icônica cor azul da marca do “A” em formato de flecha.

Suspensão ativa inédita na Renault

O Rafale E-Tech 4×4 300 cv Atelier Alpine se diferencia da versão Esprit Alpine pelo inovador sistema inteligente de suspensão autoajustável, acoplado a uma câmera localizada na parte superior do para-brisa. Batizado de suspensão ativa com câmera preditiva, este sistema leva em conta a velocidade e as reações do condutor para adaptar continuamente o amortecimento de acordo com os obstáculos à frente, como uma lombada ou alterações na superfície de rodagem.

Controle de Agilidade inovador

Na tela multimídia, o exclusivo menu “Chassis Control” do Rafale Atelier Alpine permite que o condutor regule os parâmetros do sistema 4Control Advanced, o perfil de amortecimento e os ângulos de esterçamento traseiro de três formas:

  • Comfort, ideal para os trajetos diários, principalmente na cidade.
  • Dynamic, para um equilíbrio entre agilidade e nível de filtração.
  • Sport, que privilegia a dirigibilidade e o prazer de dirigir.

As configurações do Controle de Agilidade podem ser acessadas em todos os modos de condução (Eco, Comfort, Sport e MySense), exceto no modo Snow.

Tendo em vista a multiplicidade de tecnologias reguláveis disponíveis na versão Atelier Alpine (4 motores, tração nas 4 rodas, 4 rodas direcionais, frenagem regenerativa e suspensão ativa), a escolha entre os 3 modos permite personalizar o Rafale de maneira bastante simples, de acordo com o desejo do condutor.

Desenvolvidos pelos engenheiros de Alpine, os parâmetros de cada um dos modos de condução garantem que o Rafale Atelier Alpine estará sempre na configuração ideal.

3. Todas as qualidades da motorização híbrida e elétrica

Performance de carro 100% elétrico para um uso diário

O Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv é equipado com uma generosa bateria recarregável de 22 kWh, que funciona a 400 V. Quando totalmente carregada, ela permite uma autonomia de até 100 km (ciclo WLTP*) em modo 100% elétrico. Esta capacidade incentiva a recarga regular por meio da tomada.

Se o nível de carga da bateria for suficiente, a utilização no modo 100% elétrico é ativada por padrão nos modos Comfort e Eco, podendo ser mantida de acordo com os inputs do condutor. Ela também pode ser “forçada” selecionando o modo “Electric” por meio do botão EV MODE, localizado no apoio de braço central. Esta opção de energia é mantida para uma necessidade de potência de até 160 cavalos e velocidade máxima de 135 km/h.

O botão EV MODE permite ativar um dos 3 modos seguintes por meio de um menu suspenso (drop-down):

  • Hybrid, ativado por padrão;
  • Electric, que ativa a condução “forçada” em modo 100% elétrico;
  • E-save, que ativa o motor a combustão desde a partida para recarregar até 25% da capacidade da bateria, antes de chegar a uma zona urbana, por exemplo.

No dia a dia, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv funciona como um carro 100% elétrico e fornece o mesmo tipo de sensações ao volante, principalmente a ausência de ruídos de funcionamento e reatividade na aceleração. Este prazer é potencializado pela frenagem regenerativa regulada por meio das borboletas localizadas no volante.

Até 1.000 km de autonomia

Graças à gestão otimizada da energia entre os diferentes tipos de motores, o consumo padrão segundo o ciclo WLTP* é de 0,7 litro / 100 km (15 gr. de CO2/km) com a bateria carregada e 5,8 litros/ 100 km (132 gr. de CO2/km) com bateria descarregada. Esta eficiência posiciona o Rafale E-Tech 4×4 300 cv no melhor nível do mercado dos SUVs de alta performance do segmento D.

A engenhosidade e eficiência da tecnologia E-Tech permite oferecer as autonomias seguintes:

  • Até 100 km no modo 100% elétrico (WLTP*)
  • Autonomia acumulada de até 1.000 km com o tanque cheio de gasolina (tanque de 55 litros) e a bateria totalmente carregada (WLTP*)

*pendente de homologação

Tração inteligente proporciona segurança e condução dinâmica

Com seu novo motor elétrico localizado no eixo traseiro, o Renault Rafale E-Tech 4×4 de 300 cavalos conta com um sistema de tração nas 4 rodas permanentemente ativo. A tração de cada eixo é gerenciada automaticamente pelo sistema E-Tech conforme as condições de rodagem e o modo de condução selecionado por meio das regulagens MULTI-SENSE. A distribuição do torque pode variar instantaneamente de 100% nas rodas dianteiras (tração dianteira) a 100% nas rodas traseiras (tração traseira). De maneira geral, a tração dianteira é privilegiada a uma velocidade de até 70 km/h e a tração traseira para velocidades superiores.

Condução híbrida preditiva

Esta função maximiza a utilização da energia elétrica durante o percurso. Os dados sincronizados do Google Maps, como a topografia do trajeto nos sete quilômetros seguintes (ou no trajeto mais provável se não for programado nenhum destino), fornecem informações antecipadas ao sistema de gestão da bateria para que a energia do motor elétrico seja utilizada o máximo possível.

Um relatório de condução da condução é disponibilizado sob a forma de um gráfico de barras, detalhando o consumo e a distância percorrida no modo 100% elétrico.

SOBRE A RENAULT

Marca histórica da mobilidade e pioneira em carros elétricos na Europa, a Renault sempre desenvolveu veículos inovadores. Com o plano estratégico “Renaulution”, a marca deu início a uma transformação ambiciosa e geradora de valor. Com isso, a Renault está evoluindo para oferecer uma gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. A marca quer ser a expressão da modernidade e inovação em serviços tecnológicos, de energia e mobilidade, que vão além da indústria automotiva.

Por: Sala de Imprensa | Renault do Brasil

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