Stock Car: Com só 27 horas entre treino e corrida, Shell chega otimista a Interlagos

0

Com mais tempo de prova, jornada em São Paulo é concentrada no sábado e domingo

Depois de abrir a temporada 2021 da Stock Car com seus pilotos protagonizando a etapa de Goiânia, a Shell desembarca em Interlagos neste fim de semana com alta expectativa. A jornada da maior categoria do Brasil em São Paulo terá mais tempo de pista, com duas provas de 30 minutos mais uma volta.

O desafio será formidável, vez que, para dar conta de cerca de 30% de incremento de ação na pista no domingo, os times terão pouco mais de 24 horas de trabalho na pista. A segunda etapa do campeonato não prevê carros acelerando na sexta-feira. O cronograma determina abertura de pista no sábado às 8h, dois treinos livres, cada um de apenas meia hora para cada piloto, e a tomada de tempo às 15h20.

Ou seja, serão sete horas de atividades frenéticas para as equipes deixarem os carros prontos para o quali de sábado e depois apenas mais quatro para trabalhar o setup de domingo.

Nesse cenário de apenas 27 horas entre o primeiro contato com a pista e a largada, a experiência conta demais.

E isso os competidores da maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e no planeta têm de sobra.

Átila Abreu já venceu a Grande Final em Interlagos e é o piloto Shell com mais pontos em 2021. Ele aparece em quinto na classificação, empatado com outros dois concorrentes em 30 pontos. Com 20 tentos, seu companheiro na equipe Shell V-Power, Galid Osman é 11º na tabela. A combinação dos pontos da dupla coloca a equipe, que estreia na Stock Car neste ano, em terceiro no campeonato de times.

Ricardo Zonta por sua vez chega credenciado pelo vice-campeonato no ano passado e pelo fato de ter sido o maior pontuador da Stock Car em Interlagos na última temporada. Ele venceu a Corrida do Milhão (a exemplo do que fizera em 2013, também em São Paulo), foi segundo colocado na Grande Final e terceiro na outra corrida realizada no principal autódromo do Brasil em 2020. O curitibano da equipe Shell-RCM é o único piloto do grid que fechou a temporada passada com 100% de pódios em São Paulo.

A segunda etapa da temporada terá quali e corridas exibidos ao vivo pelo Sportv além do portal motorsport.com e os canais oficiais da Stock Car em mídia social. Além dessas vitrines, a prova de domingo será transmitida também pela Band ao vivo. A largada está prevista para 11h15.

Galid Osman e Ricardo Zonta estão elegíveis para o Fan Push, enquete oficial da categoria que premia os seis competidores mais votados com um acionamento adicional do botão de ultrapassagem. Um dos escolhidos pelo público em Goiânia, Átila Abreu está fora da votação para a etapa em São Paulo.

O que eles disseram:

“Muito animado para a segunda etapa da Stock Car. O início com o novo time está sendo muito bom, percebemos onde precisamos melhorar e tentamos corrigir isso para Interlagos. Nosso objetivo é estar cada dia mais competitivos para brigar por pódios e vitórias. Vamos ter que entender um pouco melhor essas mudanças das corridas que aconteceram de Goiânia para São Paulo e preparar a melhor das estratégias para conseguir o melhor resultado possível. Nosso chefe de equipe Polenta tem bons resultados em Interlagos. Vamos usar dessa experiência dele também para nos beneficiar”.

Átila Abreu

“Expectativas boas para a corrida em São Paulo. Terminei a corrida final do ano passado muito bem por lá. Fomos P4 no quali 1, larguei em oitavo e fechei a prova em sexto. O carro estava muito competitivo e eu andei bem. A equipe chega melhor preparada depois da estreia em Goiânia e esperamos fazer um ótimo final de semana em Interlagos”.

Galid Osman

“São Paulo sempre é uma etapa com grandes expectativas. Ano passado vencemos lá a Corrida do Milhão pela segunda vez, já conquistei poles e vitórias, o que nos deixa bem animados para buscarmos mais uma vitória. Tivemos uma primeira etapa complicada, onde estivemos sempre competitivos, mas um problema técnico no botão de acionamento do push na corrida nos tirou as chances de convertermos em resultado.”

Ricardo Zonta

Cronograma – Etapa 2:

Sábado, 15 de maio

8h – 8h10 – Shakedown

9h50 – 11h – Treino livre 1

12h40 – 13h50 – Treino livre 2

15h20 – 16h05 – Quali

Domingo, 16 de maio

11h15 – Largada corrida 1

11h53 – Largada corrida 2

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada.  Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

 Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade