A 30 dias de Tóquio, João Menezes programa retorno ao Brasil e treinos para a primeira Olimpíada

0

Tenista mineiro, que volta neste sábado (26) a Uberaba (MG), participará dos Jogos Olímpicos quase dois anos após conquistar o ouro no Pan-Americano de Lima e já vive a expectativa de representar o País

Em agosto de 2019, no Peru, o mineiro João Menezes comemorou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Com o título do torneio, conquistou a chance de representar o Brasil na chave de simples do tênis dos Jogos Olímpicos de Tóquio. De lá para cá, foram quase dois anos de espera, sonhando em estar no Japão e jogar sua primeira Olimpíada. Um sonho que a pandemia da Covid-19 adiou para 2021 e que, agora, está prestes a ser realizado. A 30 dias dos Jogos, a expectativa é cada vez maior para entrar em quadra. O tênis começará no dia 24 de julho.

Após uma gira europeia, desde o início de maio, em que disputou vários torneios challengers e o qualifying de Roland Garros no saibro, além do quali de Wimbledon, na grama, Menezes retorna ao Brasil neste sábado (26), seguindo para a sua cidade, Uberaba (MG), para alguns dias de descanso e visando os treinos já com foco em Tóquio.

“A primeira Olimpíada da minha carreira. Agora está chegando muito perto. Contagem regressiva. Já começando a bater aquele friozinho gostoso na barriga. Aquela sensação de competição, de um grande torneio. Estarei me preparando da melhor forma possível e bem animado, bem feliz por poder estar em Tóquio”, afirma Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

No Pan, Menezes se classificou para a Olimpíada com a condição de estar no Top 300 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais – ATP – quando fossem definidos os tenistas para os Jogos. No ranking válido para a definição e confirmação das vagas, divulgado pela ATP no dia 14 deste mês, o mineiro ocupava a 206ª colocação, carimbando seu lugar.

“O Pan de Lima mudou minha vida. Pelo reconhecimento que eu tive, pela sensação de jogar um torneio desse, por fazer um grande resultado com a camiseta do Brasil. Eu gosto de jogar pelo País. Acredito que na Olimpíada será um sentimento ainda maior. Todo atleta almeja estar lá. Não vejo a hora de ir, para conseguir viver tudo isso, dar o meu melhor, desfrutar dessa experiência de vida única e buscar o máximo em termos de resultado”, completa.

Temporada 2021 – Na temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya ficou duas vezes na estreia. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, do ATP 250 de Córdoba, do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na estreia do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali. Depois, em Orlando (EUA), uma vitória em duplas. Em Tallahassee (EUA), uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, Itália, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, Alemanha, uma vitória no quali e duas na chave principal. Novamente em Biella, uma vitória em duplas. Em maio, disputou o quali de Roland Garros, com duas vitórias. E, em junho, dois challengers em Almaty, no Cazaquistão, com vitórias na estreia.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Desde 2018, Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, no mês de maio, em Samarkand, no Uzbequistão. Tem, também, cinco títulos Future. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 – oitavas de final – e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Mais informações:
Fanpage:  
https://www.facebook.com/JoaoMenezesOficial/Instagram: www.instagram.com/joaomenezes12
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea – +55 61 98118-9876 –sergio.oprea@terra.com.br – www.zenithmarketing.com.br

Por: ZDL

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade