Átila Abreu vence em Cascavel e Ricardo Zonta completa dobradinha da Shell na Stock Car

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Paranaense é quarto no campeonato e sorocabano sobe para sexto na tabela

A Shell pintou de vermelho o pódio da Stock Car em Cascavel. Átila Abreu venceu com autoridade a segunda prova da quinta etapa, que teve Ricardo Zonta em segundo lugar coroando uma formidável jornada de recuperação.

O resultado impulsionou a dupla na tabela de pontos, com ambos abreviando a margem de pontos para o primeiro colocado. Vice-campeão em 2020, Zonta é quarto colocado na tabela, que mostra Átila em sexto.

A vitória do Chevrolet Cruze #51 marcou o primeiro pódio da estreante equipe Shell V-Power na principal categoria do esporte a motor brasileiro. Os carros de Átila e Galid Osman passaram a ser preparados pela estrutura chefiada em Curitiba pelo engenheiro Joselmo Barcik, a Pole Motorsport.

Foi o quinto pódio do competidor sorocabano em Cascavel e sua terceira vitória no Autódromo Zilmar Beux. Zonta, por sua vez, levou pela terceira vez um troféu no desafiador traçado do oeste do Paraná –todas em segundo lugar.

Átila agora tem 16 vitórias na Stock Car e está empatado com Rubens Barrichello em quinto lugar no ranking dos maiores vencedores da categoria em atividade no grid.

Já Galid Osman teve uma jornada atribulada. Priorizando a corrida 2 depois de um pneu furado na primeira etapa, ele acabou tocado em disputa por posição. Recebeu a bandeirada em 21º e saiu sem pontos de Cascavel.

A próxima etapa da Stock Car acontece em Curitiba, no primeiro domingo de agosto.

As corridas

Átila Abreu largou em décimo e nas voltas iniciais travou disputa com Gaetano di Mauro com ambos recorrendo ao botão de ultrapassagem em voltas alternadas. Depois conquistou a oitava posição sobre Felipe Lapenna e controlou a vantagem até a abertura da janela de pits.

Ricardo Zonta saltou de 25º no grid para 19º em questão de dez voltas e era acompanhado por Galid Osman até o momento do serviço de box.

Com o ciclo de paradas concluído, Átila era oitavo, Zonta vigésimo e Galid 21º. Mas o carro #28 teve o pneu traseiro direito estourado e foi obrigado a recolher para box.

Na 24ª passagem, o #51 ultrapassou o tricampeão Ricardo Maurício e avançou para sétimo. Zonta tinha bom ritmo no pelotão intermediário e conquistou nada menos que sete posições depois do pit, recebendo a bandeirada em 13º.

Com a inversão do grid, Átila partiu de quarto lugar na corrida 2. Ele foi tocado por Gabriel Casagrande e nas duas voltas iniciais houve muita fumaça saindo de seu pneu traseiro esquerdo.

Zonta por sua vez vez uma largada formidável e passou em sétimo lugar no fechamento da segunda volta –movimento impulsionado pelo acionamento do Fan Push e decisivo para a conquista de mais um pódio.

O safety-car foi acionado na volta 3, logo depois de Átila ultrapassar Rubens Barrichello. Zonta era sexto e Galid 27º.

Depois da relargada as posições ficaram inalteradas e, na décima volta todos herdaram uma posição após o segundo colocado ser chamado para os pits para drive-thru.

Na volta seguinte, Átila passou Bruno Baptista por fora na tomada do Bacião e assumiu a liderança. Zonta passou Barrichello, assumindo o terceiro lugar.

Os dois pilotos Shell permaneceram na pista no início da janela de paradas obrigatórias, usando o botão de ultrapassagem para abrir vantagem. Eles entraram no box na mesma volta, e Zonta saiu na frente depois do pit.

Na 14ª volta, Átila recuperou a liderança e Zonta acompanhava de perto em segundo. Galid vinha em 24º, tentando ganhar posições.

Zonta tentou atacar pela ponta por fora usando o push-to-pass na volta 18. Mas Átila tomou a linha interna e neutralizou a investida. Os dois seguiram separados por menos de um segundo até a bandeirada, selando mais uma dobradinha para a Shell na Stock Car.

O que eles disseram:

“Só tenho que agradecer a todos que nos incentivam e apoiaram a fazer essa grande mudança de entrarmos com uma equipe própria na categoria, a Shell V-Power foi uma grande apoiadora desse projeto, sem eles isso não seria possível. Era um desafio árduo, as equipes principais têm de quatro a seis carros, então se você errar os detalhes já está fora do top10. Sofremos um revés forte em Mogi e voltamos nossas atenções para dentro da equipe pensando na evolução, não esperava essa vitória logo na sequência, mas é essa sensação da vitória vir quanto não estava sendo esperada é muito gratificante. Ainda temos muitas coisas para melhorar, então vamos seguir trabalhando forte para seguir nesse caminho positivo.”

Átila Abreu

“Foi um fim de semana difícil. Tivemos dificuldade para acertar o carro durante todos os treinos e o quali. Fomos para a corrida com um setup completamente diferente do que estávamos tentando, o carro evoluiu, consegui me manter bem durante toda a prova para pontuar bem. Preciso conseguir sempre ótimos pontos pois não tenho mais descartes. Gastei bastante meus pneus, apesar de ter trocado os dois na primeira prova e abastecido. Isso me deixou com os pneus um pouco comprometidos para a segunda, mas eles ainda estavam bons para se manter na posição. O #51 estava muito bem acertado e não consegui o ataque. O fan push me ajudou me afastando do trânsito intenso, agradeço aos que votaram em mim, pois foi importante para conseguir manter a posição depois de ultrapassar.”

Ricardo Zonta

“Estávamos esperançosos para a corrida aqui em Cascavel. Saímos do Velocitta com um carro muito veloz, então chegamos aqui animados. Foi um fim de semana difícil para nós em termos de velocidade, optamos por uma estratégia focando a corrida 2, mas fui tocado e tive um pneu furado. Não foi o resultado que gostaríamos, mas tenho que parabenizar o Átila e o Polenta pela vitória, muito contente em ver uma equipe nova já subindo ao lugar mais alto do pódio.”

Galid Osman

“Sensação da primeira lição de casa cumprida. Tudo aconteceu muito rápido, desde o lançamento da equipe até a primeira corrida. Foi muito trabalhoso em pouco tempo, mas todos trabalharam bem e acreditaram na nossa ideia. É uma satisfação enorme estar subindo ao lugar mais alto do pódio no quarto fim de semana de corrida da nossa história. Chegamos até aqui para fazer história e brigar com as equipes tradicionais da categoria.”

Joselmo Barcik – Chefe da equipe Shell V-Power

Stock Car – Campeonato (top10):

  1. Daniel Serra 160 pontos
  2. Gabriel Casagrande 156
  3. Cesar Ramos 143
  4. Ricardo Zonta 141
  5. Diego Nunes 128
  6. Átila Abreu 127
  7. Rubens Barrichello 121
  8. Thiago Camilo 115
  9. Bruno Baptista 111
  10. Denis Navarro 108
  11. Galid Osman 45

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada.  Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

Por: Luis Ferrari

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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