João Menezes treina em Tóquio e já vive o clima especial dos Jogos Olímpicos

0

Em sua primeira Olimpíada, o tenista mineiro realiza os treinamentos ao lado dos demais integrantes do Time Brasil, sem esconder a emoção de estar representando o País no Japão

Após a longa viagem e o rígido protocolo para entrar no Japão, o mineiro João Menezes já treina em Tóquio, com o Time Brasil, e vive o clima especial de participar da primeira Olimpíada da sua carreira. Ao entrar em quadra, para os treinamentos iniciais na capital japonesa, Menezes não escondeu a emoção de estar realizando o sonho de representar o País nos Jogos Olímpicos.

“O clima de uma Olimpíada é uma coisa que nunca senti na vida. Muito legal. Estou parecendo uma criança na Disney”, brinca Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

Menezes – campeão pan-americano em 2019 – disputará a chave de simples, que contará também com Thiago Monteiro. A delegação do País no tênis tem no total sete representantes – igualando o número da Rio-2016. Nas duplas estarão Marcelo Melo / Bruno Soares, Marcelo Demoliner / Thiago Monteiro e Luisa Stefani / Laura Pigossi.

“A equipe foi chegando e amanhã (quarta) devemos ter o primeiro dia de treino com todos juntos. Fazendo bastante calor aqui. E temos procurado treinar no horário do almoço, quando está bem quente, e duas horas seguidas, que é um bom teste físico”, explica.

Na chegada, um rígido protocolo em função da Covid-19. “Depois da viagem extremamente longa, tivemos de enfrentar uma grande espera no aeroporto para cumprir os protocolos de entrada no país. Cinco horas e meia para sair do aeroporto – mostrar documentos, fazer o teste e esperar o resultado, receber a credencial – e mais uma hora para chegar na Vila Olímpica”, detalha o mineiro.

O sorteio das chaves para o tênis em Tóquio será nesta quarta-feira (21), às 23h (horário de Brasília), já quinta-feira (22) no Japão. Os jogos estão programados entre o sábado (24) – sexta no Brasil – e o dia 1º de agosto.

Nesta temporada, a partir deste mês de julho, Menezes retornou a Itajaí (SC), na academia ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, como base de seus treinamentos pela terceira vez na carreira, passando a contar com a parceria fixa do técnico Patricio Arnold, da ADK Tennis. Nos meses de maio e junho, o mineiro realizou uma gira europeia no saibro, que incluiu o qualifying de Roland Garros e terminou na grama, no quali de Wimbledon.

No ranking divulgado nesta segunda-feira (19) pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Menezes – número 4 do Brasil – aparece na 217ª colocação. 

Temporada 2021 – Na temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya ficou duas vezes na estreia. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, do ATP 250 de Córdoba, do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na estreia do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali. Depois, em Orlando (EUA), uma vitória em duplas. Em Tallahassee (EUA), uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, Itália, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, Alemanha, uma vitória no quali e duas na chave principal. Novamente em Biella, uma vitória em duplas. Em maio, disputou o quali de Roland Garros, com duas vitórias. E, em junho, dois challengers em Almaty, no Cazaquistão, com vitórias na estreia.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 – oitavas de final – e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Mais informações:
Fanpage:  
https://www.facebook.com/JoaoMenezesOficial/Instagram: www.instagram.com/joaomenezes12
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea – +55 61 98118-9876 –sergio.oprea@terra.com.br – www.zenithmarketing.com.br

Por: ZDL

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade