Stock Car: Previsão de calor e muito trabalho dos freios para etapa dupla em Goiânia

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Décima etapa acontece no sábado (22) no traçado tradicional de 12 curvas e 3.835 metros; no domingo (23), principal categoria do país corre pela 11ª etapa no oval de 2.695 metros e três curvas, onde médias de velocidade podem chegar perto dos 200 km/h

– Você pode baixar o vídeo para uso editorial com a explicação dos principais pontos de frenagem dos dois traçados que serão usados na etapa dupla do fim de semana em Goiânia: baixar via WeTransfer ou YouTube (para ‘embed’) – material de livre uso editorial;

– Das 12 curvas do Autódromo de Goiânia, cinco exigem frenagens com redução superior a 100 km/h em poucos metros; no traçado externo, de apenas três curvas, uma das frenagens reduz a velocidade em quase 160 km/h em menos de cinco segundos;

– Forças nas frenagens podem chegar a 1,6 G; pastilhas de freio Fras-le suportam até 850 graus de temperatura, enquanto os discos de freio Fremax são projetados para até 720 graus Celsius; previsão para temperatura ambiente é de 35ºC durante o fim de semana, com chances de chuvas esparsas.

As disputas no anel externo vieram para ficar na Stock Car Pro Series. Neste fim de semana, em Goiânia (GO), a principal categoria do automobilismo brasileiro vai realizar uma etapa dupla: no sábado (22) os pilotos aceleram pela 10ª etapa da temporada 2022 no traçado misto tradicional, de 3.835 metros. No domingo (23), será a vez do anel externo, de 2.695 metros, valendo pela 11ª e penúltima etapa da Stock. As equipes terão um desafio e tanto para essa rodada dupla, já que as corridas no Centro-Oeste costumam ser quentes e exigir muito dos freios, já que o traçado tem a reta mais longa do calendário.

Além de pouco tempo para possíveis consertos e acertos dos carros entre as etapas, as equipes também terão um novo desafio. Após o incidente envolvendo três carros e que feriu três integrantes de uma das equipes durante a janela de pit-stop em Santa Cruz do Sul (RS), a categoria fará alterações que foram anunciadas no Regulamento Particular de Prova (RPP). Entre essas mudanças estão o aumento no número de voltas da janela de paradas obrigatórias e instalação de referências visuais para as equipes liberarem os carros com uma segurança maior. Outras medidas também podem ser anunciadas.

A 10ª e a 11ª etapa da Stock Car serão muito importantes também para os postulantes ao título, já que os descartes na pontuação serão definidos ao final das corridas de domingo, assim todos os competidores chegam para a final em Interlagos, no dia 11 de dezembro, sabendo exatamente o que fazer para conquistar a taça de campeão.

No momento o líder do campeonato é Gabriel Casagrande que soma 257 pontos, com Daniel Serra em segundo com 241 e Rubens Barrichello em terceiro com 238. O argentino Matías Rossi é o quarto com 235. Estes são os quatro pilotos que passaram dos 200 pontos na temporada. Bruno Baptista fecha o top-5 com 190 pontos.

Será a sexta vez que o circuito externo de Goiânia recebe uma etapa da Stock Car. A nova e a décima corridas no traçado acontecerão no domingo. São cinco vencedores diferentes no “oval”: Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli venceram, em dupla, em 1993, Chico Serra venceu duas em 1999, voltando a vencer em 2000. Hoffmann também venceu uma em 2000. Rubens Barrichello tem uma vitória em 2018 e duas na etapa realizada neste ano – levou todos os pontos possíveis com pole, vitória e melhor volta nas duas provas, a exemplo de Ricardo Maurício, que fez o mesmo em 2021.

O circuito tradicional, de 3.835 metros, tem como principal ponto de frenagem a curva 3, na qual os carros contornam as duas primeiras curvas em alta velocidade e se aproximam para a frenagem a mais de 220 km/h. Na freada, o sistema reduz a velocidade para 90 km/h em apenas 145 metros. Uma redução superior a 120 km/h feita em somente três segundos, o que gera uma desaceleração de 1,5 G.

No traçado do anel externo, de três curvas e 2.695 metros, os freios são acionados nas curvas 1 e 3, e a freada mais forte deste circuito em específico é a da terceira curva, também chamada de Curva Zero ou Curva da Vitória e que leva à reta principal. Nela, os carros se aproximam em velocidades entre 250 e 255 km/h; a frenagem acontece a pouco mais de 200 metros da curva e o piloto permanece freando forte por menos de cinco segundos, reduzindo a velocidade para cerca de 95 km/h. A redução de quase 160 km/h neste curto tempo representa uma desaceleração de 1,6 G.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!
“Na pista mista de Goiânia na Stock Car, é muito fácil perder tempo na Curva 2, que traz um ângulo de 90 graus e é bem ondulada. Você pode ganhar ou perder muito tempo dependendo da linha que se faz, e isso é determinante para ser rápido no trecho do miolo do circuito, que é o segundo setor. É muito importante ter um carro bem equilibrado.”

“No oval é como se fosse só duas curvas; você anda com menos aerodinâmica e com o carro mais ‘leve’ nessa parte, porque não há pressão aerodinâmica. É muito fácil ter o carro sempre escorregando as quatro rodas durante os contornos. Na curva 1, que é a curva de quarta marcha, você sente o carro sempre escorregando as quatro ali por causa da menor pressão aerodinâmica e na última curva, o piloto precisa de muita tração para ganhar na reta. São as curvas mais importantes e ter um carro bem equilibrado para ganhar de reta. Com menos aerodinâmica é muito mais difícil frear, então você tem que estar com o volante reto na freada para frear o melhor possível. Então, a aproximação para as curvas, pela frenagem, vai ser determinante para um bom tempo de volta”.
(Ricardo Zonta, RCM Motorsport, Toyota Corolla #10)

A pista de Goiânia na visão da FRAS-LE & FREMAX
“O traçado tradicional de Goiânia já é desafiador por ser um dos que mais exigem dos freios. Temperatura é um fator que interfere muito na eficiência do conjunto, especialmente por se tratar de um circuito rápido. Com o circuito do anel externo este desafio fica ainda maior. São duas grandes retas, com velocidades finais maiores e frenagens mais intensas, que acabam exigindo ainda mais do sistema. No traçado externo os carros tendem a andar mais próximos uns dos outros nas corridas, o que interfere na refrigeração do freio; isso se torna um desafio não só no conjunto dos freios, mas também para motor e câmbio, que são levados ao extremo pelas altas temperaturas. Goiânia é um circuito que proporciona as situações mais extremas, que mais colocam à prova o sistema de freios: materiais de fricção, discos e pastilhas”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

10ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Misto
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)

11ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Externo
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: O sábado tem previsão de máxima de 35°C e mínima de 22°C, com tempestades previstas para a parte da tarde. No domingo, máxima se repete com 35°C e mínima de 21°C, também com chance pancadas de chuva na parte da tarde.
Classificação do Campeonato (Top-10)
1. Gabriel Casagrande – 259 pontos
2. Daniel Serra – 241
3. Rubens Barrichello – 239
4. Matías Rossi – 236
5. Bruno Baptista – 192
6. Ricardo Zonta – 179
7. Gaetano di Mauro – 176
8. Thiago Camilo – 165
9. Ricardo Maurício – 157
10. Nelsinho Piquet – 148

Programação em Goiânia
Sexta-feira, 21 de outubro (circuito misto):
09h20 – Stock Car – Shakedown
10h45 – Stock Car – Treino Livre 1
15h10 – Stock Car – Treino Livre 2

Sábado, 22 de outubro (circuito misto):
08h30 – Stock Car – Warm Up
09h15 – Stock Car – Classificação – 10ª etapa
12h00 – Visitação aos boxes (somente para Ingresso Lounge)
14h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 10ª etapa
14h45 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 10ª etapa

Domingo, 23 de outubro (anel externo):
08h00 – Stock Car – Warm Up
09h00 – Stock Car – Classificação – 11ª etapa
11h10 – Visitação aos boxes (somente para Ingresso Lounge)
13h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa
13h45 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa

Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.

A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.


FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Por: Cleber Bernuci – P1 Media Relations

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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