Monster Energy Honda tem desempenho consistente na 10ª etapa do Rally Dakar 2023

0

Van Beveren é o segundo mais rápido do dia, Quintanilla é o sexto e Cornejo, o oitavo; Próximo desafio será a etapa maratona no deserto Empty Quarter 

Após 11 dias, incluindo o prólogo e 10 etapas (uma delas cancelada), as paisagens do Rally Dakar 2023 mudaram de forma drástica rumo ao sudeste da Arábia Saudita. A jornada dos pilotos da equipe Monster Energy Honda nesta quarta-feira (11/1) começou na madrugada, quando o francês Adrien Van Beveren e os chilenos José Ignacio “Nacho” Cornejo e Pablo Quintanilla iniciaram a décima etapa da prova. De Haradh com destino a Shaybah, o dia incluiu percurso formado por 508 quilômetros de deslocamentos mais 114 de especial (trechos cronometrados).   

Deixando para trás a chuva e o clima frio, a especial foi um aperitivo das areias que aguardam os competidores nos próximos dias, com passagem pelo famoso deserto Empty Quarter. A Monster Energy Honda foi destaque na décima etapa por conta do desempenho consistente de todos os seus pilotos, com as motocicletas CRF 450 Rally.   


Van Beveren foi o segundo mais rápido nesta curta e técnica etapa, apenas 21 segundos atrás do vencedor do dia. Na classificação geral, o francês manteve a quarta colocação (9min52s de diferença para o líder). Pablo Quintanilla foi o sexto do dia e também manteve sua posição na geral: quinto lugar (14min58s minutos a mais que o ponteiro). Nacho Cornejo chegou ao acampamento na oitava posição e conseguiu subir um degrau na classificação geral. Agora, ele é o sétimo colocado, com 20min42s de diferença para o líder.

Nesta quinta-feira (12/1), será a vez de um momento decisivo e muito esperado da corrida, a etapa maratona no Empty Quarter – formato de disputa que não permite auxílio mecânico externo. A expectativa é de que a 11ª etapa da prova exija habilidades extremas ao longo dos 273 km de especial, sendo que o dia ainda inclui 151 km de deslocamentos, por dunas de todos os tipos.  


A prova tem a Arábia Saudita como sede pelo quarto ano consecutivo e traz roteiro total de cerca de 8 mil km – aproximadamente 4 mil deles de trechos contra o relógio. A disputa, que teve largada nas praias do Mar Vermelho, no último dia 1º, termina nas areias do Golfo Pérsico, em Damman, no dia 15 de janeiro. 


Confira o que disseram os representantes da equipe Monster Energy Honda: 

Ruben Faria (Diretor geral da equipe Monster Energy Honda) – “Chegamos em uma parte decisiva do rali e os nossos pilotos estiveram muito bem na transição para as paisagens do sudeste. Sei que esta foi apenas uma pequena introdução para os dias de areia que virão, mas estou muito feliz com o desempenho dos nossos pilotos. Todos eles – Adrien, Pablo e Nacho – gostam muito de competir em terreno arenoso. Adoram a areia e as dunas e todos têm uma ligação especial com este ambiente. Amanhã as condições serão ainda mais duras, com etapa longa e sem assistência. Estou bastante confiante nos nossos pilotos e nas motos Honda CRF 450 Rally, estamos aqui para lutar pelos primeiros lugares até ao último dia”.


Adrien Van Beveren #42 – “Hoje foi um bom dia para mim, muito melhor do que ontem, com certeza. Fiz o máximo que pude, tentando ser rápido nas dunas, um terreno que adoro, e realmente estou feliz com o resultado. Estou bem fisicamente e terei mais chances para atacar nos próximos dias”.


Pablo Quintanilla #7 – “O dia foi novamente duro. Apesar da especial curta, o ritmo foi muito alto. Estou feliz que amanhã haverá alguns pilotos largando na minha frente, já que chegamos em um momento decisivo para a corrida. Vai ser um esforço tremendo para nós e para as motos, porque a competição começou há 11 dias, contando o prólogo, e isso é bastante intenso. Estou em plena forma e com vontade de continuar lutando”.


José Ignacio “Nacho” Cornejo #11 – “Foi uma etapa boa, com especial curta, mas muito exigente fisicamente. Eu competi tentando ser rápido e mantendo a segurança ao mesmo tempo. Neste terreno não podemos ter excesso de confiança, porque é quando os erros acontecem. Estou feliz com meu desempenho e tenho um bom pressentimento, então estou pronto para continuar lutando nas profundezas do Empty Quarter”.


Resultados – Rally Dakar 2023 / Arábia Saudita


Classificação geral Motos / após 10 etapas (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Kevin Benavides (ARG) – #47 – 35H 46′ 06”
2 – Skyler Howes (EUA) – #10 – 35H 47′ 35”
3 – Toby Price (AUS) – #8 – 35H 48′ 16”
4 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – 35H 55′ 58” – Equipe Monster Energy Honda
5 – Pablo Quintanilla (CHI) – #7 – 36H 01′ 04” – Equipe Monster Energy Honda
7 – José Ignacio “Nacho” Cornejo (CHI) – #11 – 36H 06′ 48” – Equipe Monster Energy Honda

Etapa 10 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Ross Branch (BOT) – #16 – 01H 44′ 00”
2 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – 01H 44′ 21” – Equipe Monster Energy Honda
3 – Michael Docherty (RSA) – #111 – 01H 44′ 30”
4 – Kevin Benavides (ARG) – #47 – 01H 45′ 00”
5 – Matthias Walkner (AUT) – #52 – 01H 45′ 22”
6 – Pablo Quintanilla (CHI) – #7 – 01H 46′ 43” – Equipe Monster Energy Honda 
8 – José Ignacio “Nacho” Cornejo (CHI) – #11 – 01H 48′ 04” – Equipe Monster Energy Honda

Roteiro Rally Dakar 2023*


12/1 – Etapa 11
Shaybah / Deserto Rub ‘al Khali “Empty Quarter” – MARATONA
Deslocamentos – 151 km 
Especial – 273 km
Total do dia: 424 km


* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações. 

Por: Mundo Press – Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil  

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade