Baran e Nikita são campeões do BT 400 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

0

Dupla chegou ao título nesta segunda-feira (3) vencendo as duas principais parcerias do ranking, na semifinal e na final. Foi a 21ª conquista da carreira do catarinense, terceira ao lado do russo

Um dia de festa brasileira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. André Baran é campeão do BT 400 de Abu Dhabi de Beach Tennis. Nesta segunda-feira (3), ao lado do russo Nikita Burmakin, o catarinense comemorou o título derrotando, na final, os cabeças de chave 2 e dupla dois do mundo, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, por 6/3 e 7/5. Antes, para chegar à decisão, Baran e Nikita superaram, na semifinal, os principais favoritos do torneio e parceria lider do ranking, o italiano Michelle Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos: 7/6 e 6/2. Baran e Nikita jogaram como cabeças 3. O torneio integra o calendário da ITF (International Tennis Federation).

Foi o terceiro título de Baran – número 1 do Brasil e quinto do mundo – nesta temporada, o primeiro do ano ao lado de Nikita – sexto colocado no ranking mundial. E sua 21ª conquista na carreira, sendo três ao lado do russo, todos BT 400 – os outros dois no Brasil em 2022. Antes, agora em 2023, o catarinense comemorou no ITF BT 50 de Beach Tennis, em Belo Horizonte (MG), e no FMT 1000, torneio da Federação Mineira de Beach Tennis, em Uberlândia (MG).

“Muito feliz com essa vitória. Foi uma gira muito intensa. Quase um mês viajando e jogando. Começando por Ilha de Reunião. E, depois, tendo a chance de jogar Ras Al Khaimah, estes não com Nikita, mas eu podendo treinar muito lá. Fez total diferença. Aí começamos nossa jornada, nos treinamentos, crescendo como dupla, encaixando, e foi uma semana maravilhosa em Abu Dhabi. Torneio estava mundo difícil e foi importante porque vencemos a dupla número 1 do mundo na semi e a número 2 na final”, explicou Baran, que conta com patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Herbalife, Grupo Urca e Ultragrip.

“Mais uma conquista. Agradecer meu parceiro, toda minha equipe, do Praia Clube, meu staff, minha esposa Renata, que cuida da gestão da minha carreira e está sempre comigo, e a todos os fãs que nos fazem ser mais fortes”, completou.

O torneio encerrou a gira de Baran no exterior, após quatro torneios – dois com Nikita (o BT 400 e o Sand Series Reunion Classic, em Saint-Gilles, localizada na costa oeste da ilha de Reunião) e dois com o italiano Frederico Galeazzi (BT 200 1 e 2 em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes). 

Sobre André Baran – O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e quinto melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais pela seleção brasileira de Beach Tennis, como medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia ANOC, no Catar, além de ser bicampeão mundial por equipes no Brasil e Rússia.

Na carreira, Baran conquistou outros títulos importantes da ITF nas duplas masculinas e mistas. Ao lado da parceira Rafaella Miller, comemorou o bicampeonato no Mundial de Terracina na Itália, além do ITF BT 400, em Balneário Camboriú (SC) e Sand Series em Ilhas Reunião. Em 2022, ao lado do atual parceiro russo Nikita Burmakin, foi campeão do ITF BT 400 em Valinhos (SP) e, também, em Laguna (SC).

Desenvolveu sua própria metodologia de ensino, que está presente no Praia Clube, em Uberlândia (MG) e, também, em Brusque (SC), na Sociedade Esportiva Bandeirante. Em parceria com a Alto Giro, Baran desenvolveu uma linha exclusiva de roupas que alia design, conforto e tecnologia. A Alto Giro, marca do grupo Recco Co que está no mercado há 34 anos na confecção de roupas fitness e praia, descreve a coleção de André Baran como sendo composta por “peças superconfortáveis e com uma qualidade incrível. De secagem rápida e com proteção UV, os shorts e camisetas te ajudam a transmitir a sua melhor versão no esporte”. A coleção assinada pelo número um do Brasil conta ainda com bonés, manguitos e agasalhos.  

Por: ZDL

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade