Na reta final, Porsche Cup C6 Bank Mastercard faz etapa internacional em Termas de Río Hondo, na Argentina

0

Campeonatos de sprint da Carrera Cup e da Sprint Challenge têm provas decisivas na temporada 2023 no moderno circuito no norte do país vizinho

O moderno Autódromo Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, na Argentina, será o palco de mais uma etapa internacional da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, justamente na reta final da temporada 2023 do campeonato de sprint, as corridas curtas. A categoria dos carros de corrida mais produzidos no planeta vai completar, inclusive, 56 provas fora do Brasil neste fim de semana.

A etapa em Termas de Río Hondo também marca uma importante – e prevista – mudança na programação do evento. Saem as corridas de grid invertido no domingo e entram duas classificações para definir as posições de largada de ambas as provas, tanto da Carrera Cup quanto da Sprint Challenge. Algo que estava previsto no regulamento esportivo do campeonato e que renderá mais pontos aos pilotos nos últimos dois fins de semana de sprint do campeonato: 56 estarão em disputa.

Desde 2014, o traçado de 4.806 metros e 14 curvas é a sede da etapa sul-americana do Mundial de Motovelocidade. E pode ser sede de números históricos para a Porsche Cup C6 Bank Mastercard. Na Carrera Cup, Werner Neugebauer pode se tornar o recordista de vitórias na Argentina. O gaúcho está a uma da marca de Rodrigo Baptista, que venceu duas em Buenos Aires e uma em Termas de Río Hondo. Além disso, Miguel Paludo, maior vencedor da Porsche no Brasil com 40, está a duas corridas de igualar Adalberto Baptista como o quinto piloto que mais disputou corridas na categoria principal Cup: 172 a 170. E o heptacampeão ainda não venceu no exterior.

A etapa de Termas de Río Hondo terá papel importantíssimo na decisão do campeonato de sprint. Lembrando que tanto a Carrera Cup quanto a Sprint Challenge terão aplicados os descartes: serão eliminados os dois piores resultados de cada piloto após a última prova, em novembro, na preliminar do GP de São Paulo de F1.

No campeonato, o carioca Nicolas Costa lidera a Carrera Cup, com 167 pontos conquistados, 13 à frente de Marçal Müller. Miguel Paludo é o terceiro, com 153, 16 à frente do conterrâneo Werner Neugebauer. A Carrera Sport tem Lucas Salles na ponta com 96 pontos e a Carrera Rookie é liderada por Edu Guedes, com 105.

Na Sprint Challenge, Marcelo Tomasoni lidera com 180, 16 à frente de Cristian Mohr. Antonella Bassani tem 156 e Miguel Mariotti, 126. Antonio Junqueira fecha a lista dos cinco primeiros colocados. A Sprint Challenge Sport tem Sadak Leite na ponta com 83 pontos e a Sprint Challenge Rookie é liderada por Célio Brasil, com 99.

As corridas da Porsche Cup C6 Bank Mastercard são transmitidas pela Band e Sportv, bem como pelos canais oficiais da categoria no Youtube, site oficial e Facebook.

PorscheCup C6 Bank Mastercard – Etapa 6 – Termas de Río Hondo, Argentina:

Quinta-feira, 31 de agosto:
15:00 – 15:30 – Treino extra – Carrera Cup
15:40 – 15:10 – Treino extra – Sprint Challenge
16:20 – 17:05 – Treino opcional 1 – Carrera Cup
17:15 – 18:00 – Treino opcional 1 – Sprint Challenge

Sexta-feira, 1º de setembro:
10:00 – 11:00 – Treino opcional 2 – Carrera Cup
11:10 – 12:10 – Treino opcional 2 – Sprint Challenge14:30 – 15:15 – Treino livre 1 – Carrera Cup
15:25 – 16:10 – Treino livre 1 – Sprint Challenge

Sábado, 2 de setembro:
09:00 – 09:10 – Classificação 1 – Rookie – Carrera Cup
09:15 – 09:25 – Classificação 1 – Carrera + Sport – Carrera Cup
09:30 – 09:40 – Classificação 1 – Rookie – Sprint Challenge
09:45 – 09:55 – Classificação 1 – Challenge + Sport – Sprint Challenge
10:00 – 10:10 – Classificação 2 – Rookie – Carrera Cup
10:15 – 10:25 – Classificação 2 – Carrera + Sport – Carrera Cup
10:30 – 10:40 – Classificação 2 – Rookie – Sprint Challenge
10:45 – 10:55 – Classificação 2 – Challenge + Sport – Sprint Challenge
13:30 – 13:58 – Corrida 1 – Carrera Cup
14:10 – 14:38 – Corrida 1 – Sprint Challenge

Domingo, 3 de setembro:
12:40 – 13:08 – Corrida 2 – Carrera Cup
13:20 – 13:48 – Corrida 2 – Sprint Challenge

PorscheCup C6 Bank Mastercard – Etapa 6 – Lista de Inscritos:

Carrera Cup
#1 – Alceu Feldmann
#3 – Franco Giaffone*
#7 – Miguel Paludo
#8 – Werner Neugebauer
#9 – Edu Guedes**
#14 – Carlos Campos**
#25 – Paulo Sousa**
#29 – Rodrigo Mello
#33 – Bruno Campos**
#56 – Peter Ferter*
#70 – Lucas Salles*
#74 – Piero Cifali**
#77 – Francisco Horta*
#80 – Rouman Ziemkiewicz*
#84 – Gustavo Farah**
#85 – Eduardo Menossi*
#87 – Nelson Monteiro*
#88 – Georgios Frangulis*
#99 – Nasser Aboultaif**
#121 – João Barbosa**
#199 – Nelson Marcondes*
#544 – Marçal Müller
#555 – Ayman Darwich*
#888 – Lineu Pires*
#999 – Nicolas Costa
* Sport/ ** Rookie

Sprint Challenge
#1 – Urubatan Júnior
#3 – Cristian Mohr
#5 – Marcelo Tomasoni
#7 – Luiz Souza**
#15 – Artur Ramos*
#16 – Antonio Junqueira*
#19 – Walter Lester*
#21 – Miguel Mariotti
#33 – Gustavo Zanon*
#38 – Eric Santos**
#57 – Ramon Alcaraz*
#66 – Sadak Leite*
#71 – SangHo Kim*
#72 – Antonella Bassani
#88 – Eduardo Taurisano
#99 – Wagner Pontes**
#100 – Sebá Malucelli*
#133 – Israel Salmen*
#139 – Célio Brasil**
* Sport/ ** Rookie

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade