Rodada argentina da Porsche Cup desafia freios

0

Final de semana com a sexta e penúltima etapa do campeonato Sprint antecedendo a penúltima etapa das provas de longa duração, no dia 10. Pista é verdadeiro “parque de diversões” para pilotos

O moderno circuito de Termas de Río Hondo, na Argentina, recebe a sexta e penúltima etapa do campeonato de provas curtas (Sprint) da Porsche Cup Brasil neste final de semana. O compromisso internacional da mais veloz categoria monomarca do país é duplo, já que no domingo seguinte, 10 de setembro, a categoria permanece na terra dos Hermanos para a etapa e corridas longas (endurance).

“Termas é uma pista que eu gosto muito. Ela é praticamente um parque de diversões para quem gosta de corrida. É rápida, é desafiadora e tenho boas recordações”, destaca Werner Neugebauer. “É um dos circuitos mais rápidos da temporada. Com 4.805m, tem uma das maiores retas da competição com aproximadamente 1.070 metros, fazendo com que os carros cheguem ao limite tanto em velocidade final, alcançando em torno de 260 km/h, quanto em desaceleração e frenagem reduzindo de 6º marcha para 2º ao final da reta, requisitando assim uma maior eficiência dos freios, performance e recuperação térmica”, destaca Ronaldo  Chremonezi, gerente de Engenharia e Produto da Fremax.

Na primeira curva do circuito, à direita, os carros chegam a 230 km/h em sexta marcha e reduzem para terceira. A frenagem baixa a velocidade do carro para que o contorno seja feito a cerca de 105 km/h; na curva 2, os pilotos reduzem de 190 para 90km/h em poucos metros no contorno à esquerda e que leva à maior reta do traçado, de 1.070 metros.

Na reta, os carros alcançam os 260 km/h e é nela que acontece a maior frenagem: redução de 180 km/h em poucos metros para que o lento contorno à direita seja feito a pouco menos de 80 km/h.

Outras curvas que demandam força no pedal do freio são as curvas sete (de 240 para 95 km/h em redução de sexta para segunda marcha no contorno à direita), a curva nove (de 200 para 135) e a curva 12, a penúltima do traçado, na qual os pilotos reduzem de quinta para segunda marcha, baixando a velocidade de 220 para 75 km/h.

As corridas do final de semana terão transmissão ao vivo pelas redes sociais e YouTube da própria categoria, além de Band e SporTV.

Nicolas Costa lidera o campeonato da Carrera Cup com 167 pontos. Ele está à frente de um trio de pilotos gaúchos: são 13 pontos a mais que o vice-líder Marçal Müller; Miguel Paludo é o terceiro com 153 e Werner Neugebauer é o quarto com 137.

A temporada 2023 é a 19ª da história da categoria monomarca mais veloz e moderna do Brasil, e é a 16ª na qual a Fremax faz parte como fornecedora oficial dos discos de freio para todos os carros, produzindo materiais que garantem potência e segurança no controle de movimentos.

Acompanhando a evolução dos carros – esta é a segunda temporada dos novos modelos 911 GT3 992 -, os discos Fremax trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.


Programação do fim de semana em Termas de Río Hondo

Sexta-feira, 1º de setembro:
10:00 – 11:00 – Treino opcional 2 – Carrera Cup
11:10 – 12:10 – Treino opcional 2 – Sprint Challenge14:30 – 15:15 – Treino livre 1 – Carrera Cup
15:25 – 16:10 – Treino livre 1 – Sprint Challenge

Sábado, 2 de setembro:
09:00 – 09:10 – Classificação 1 – Rookie – Carrera Cup
09:15 – 09:25 – Classificação 1 – Carrera + Sport – Carrera Cup
09:30 – 09:40 – Classificação 1 – Rookie – Sprint Challenge
09:45 – 09:55 – Classificação 1 – Challenge + Sport – Sprint Challenge
10:00 – 10:10 – Classificação 2 – Rookie – Carrera Cup
10:15 – 10:25 – Classificação 2 – Carrera + Sport – Carrera Cup
10:30 – 10:40 – Classificação 2 – Rookie – Sprint Challenge
10:45 – 10:55 – Classificação 2 – Challenge + Sport – Sprint Challenge
13:30 – 13:58 – Corrida 1 – Carrera Cup
14:10 – 14:38 – Corrida 1 – Sprint Challenge

Domingo, 3 de setembro:
12:40 – 13:08 – Corrida 2 – Carrera Cup
13:20 – 13:48 – Corrida 2 – Sprint Challenge


Classificação do Campeonato Sprint (top 10) – sem descartes
1. Nicolas Costa, 167 pontos
2. Marçal Müller, 154
3. Miguel Paludo, 153
4. Werner Neugebauer, 137
5. Lucas Salles, 119
6. Georgios Frangulis, 106
7. Alceu Feldmann, 100
8. Lineu Pires, 92
9. Raijan Mascarello, 92
10. Nelson Marcondes, 87

Calendário Porsche Carrera Brasil 2023
1ª Etapa – Interlagos – 4 e 5 de março (SPRINT 1)
2ª Etapa – Velocitta – 15 e 16 de abril (SPRINT 2)
3ª Etapa – Interlagos – 13 de maio (ENDURANCE 1)
4ª Etapa – Goiânia – 3 e 4 de junho (SPRINT 3)
5ª Etapa – Interlagos – 15 e 16 de julho (SPRINT 4)6ª Etapa – Termas de Río Hondo (ARG) – 2 e 3 de setembro (SPRINT 5)
7ª Etapa – Termas de Río Hondo (ARGENTINA) – 10 de setembro (ENDURANCE 2)
8ª Etapa – Interlagos – 4 e 5 de novembro (SPRINT 6)
9ª Etapa – Interlagos – 18 de novembro (ENDURANCE 3)

Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Para mais informações
Cleber Bernuci – P1 Media Relations
imprensa@p1media.com.br – (19) 992 222 517

Daniela Mitsueda – Frasle Mobility
daniela.mitsueda@nakata.com.br

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade