FVee abre a Copa ECPA com estreia de pilotos de 19 e até de 63 anos

0

A categoria mais diversificada do país faz a primeira etapa em Piracicaba com a participação de jovens e também de veteranos amantes da velocidade

A Fórmula Vee abre neste sábado, em Piracicaba, a temporada da Copa ECPA F/Promo Racing, mais uma vez oferecendo oportunidade a pilotos de todas as idades.

Este ano, a categoria mais diversificada do automobilismo nacional terá a estreia de novatos e também de pilotos veteranos, que vão realizar o sonho de participar de uma competição oficial.

É o caso do aposentado José Mauro Arrais, de 63 anos. Morador de Rio Claro, ele sempre teve o desejo de pilotar e terá a primeira oportunidade justamente neste sábado, em Piracicaba.

“Eu sempre gostei de automobilismo, mas nunca pilotei. Nem mesmo de kart”, conta José Arrais. “Nos últimos anos, eu sofri com uma doença muito grave e me recuperei. Estou me sentindo muito bem agora, então achei que era a hora de ir para a pista.”

O aposentado, que ainda trabalha numa empresa de saneamento em Rio Claro, já participou de alguns treinos na FVee. Ele espera agora vencer também a desconfiança da família. “Eles acham que eu estou louco, correr nesta idade, mas me sinto ótimo e espero fazer uma boa prova”, afirma.

Ao lado do senhor José Arrais estará o jovem Carlos Piagentini. O garoto de 19 anos, de Americana, fará a sua estreia na Fórmula Vee, após se destacar em provas de kart na região.

 “O automobilismo é minha grande paixão e agora tenho a oportunidade de competir numa categoria tradicional e que serviu de escola para vários pilotos”, afirma o garoto, lembrando a história da FVee que revelou nomes como Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet.

“A FVee oferece esta grande oportunidade para quem está começando, como é o meu caso. E espero aprender muito para seguir em frente na carreira”, afirma Carlos Piagentini. Wilson Fittipaldi, que foi um dos criadores da categoria no Brasil nos anos 1960, hoje é consultor técnico e instrutor de jovens pilotos. “Será uma honra ter o Wilsinho ao meu lado neste início”, diz.

Para Wilsinho Fittipaldi, a FVee mostra que está aberta a todos os pilotos. “Além de ser a categoria de menor custo no país, é muito competitiva e serve como entrada no automobilismo para quem quer fazer carreira no esporte. E para os mais veteranos, é uma chance de poder sentir a emoção de pilotar um carro de corrida”, afirma.

Este ano, a Copa ECPA de FVee será exclusiva para os pilotos da F/Promo Racing, que disponibiliza os carros, seja para disputar uma ou todas as etapas. A competição será dividida em duas categorias: Elite 1, com a soma dos resultados da 1ª bateria; e Elite 2, somando aos resultados da 2ª bateria. Haverá ainda classificação para FVee Júnior (jovens de 15 a 19 anos), Máster (acima de 40 anos) e geral (onde todos pontuam).

Prova tradicional e medidas de segurança

 A Copa ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) é uma das mais tradicionais da Fórmula Vee. As corridas deveriam ter começado em março, mas foram suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. Agora, a competição será iniciada seguindo os protocolos de segurança definidos para provas de automobilismo em todo o país.

Não haverá presença de público. Pilotos e equipe técnica deverão seguir medidas de proteção, como evitar aglomeração, uso de máscara na área dos boxes e higienização de equipamento. O procedimento segue as normas já adotadas no Campeonato Paulista de FVee, em Interlagos.

Sobre a Fórmula Vee

A FVee é a categoria mais tradicional do automobilismo nacional na formação de pilotos, há 53 anos no país. Entre seus criadores está Wilson Fittipaldi Júnior, atual consultor técnico. Dos oito títulos mundiais de Fórmula 1 do Brasil, cinco foram conquistados por pilotos que começaram na FVee: Nelson Piquet (3) e Emerson Fittipaldi (2). A categoria também revelou grandes nomes no exterior, como os também campeões mundiais de F1 Niki Lauda e Keke Rosberg.

A FVee é também a categoria de automobilismo mais praticada no mundo, em razão de suas características principais: carros de baixo custo e utilização de peças originais. No Brasil, os monopostos são movidos a motor do Fox 1.6 a álcool e câmbios de quatro ou cinco marchas, com pneus radiais (os mesmos de carros de passeio). Em Interlagos, o recorde de velocidade é de 208 km/h. Em Piracicaba, os carros chegam a 140 km/h.

A Copa ECPA F/Promo Racing terá etapas até dezembro (cinco no total). Para saber como participar, acesse www.fvee.com.br

Para saber mais sobre o ECPA, acesse www.ecpa.com.br

Programação da 1ª etapa da Copa ECPA F/Promo Racing de Fórmula Vee:

Sábado (29/8):
Treinos livres: das 9h às 9h25 e das 10h15 às 10h40.
Treinos classificatórios: das 12h às 12h10 e das 12h45 às 12h55
Primeira bateria: largada às 14h10 (12 voltas)
Segunda bateria: largada às 15h20 (12 voltas)

Por: Fernando Santos – Comunicação FVee

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade