Goiânia, 50 graus. Disputa da Porsche esquenta entre as duplas e freios serão exigidos nos 300 km de corrida

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Calor de 35ºC na tarde deste sábado (15) no autódromo goiano foi uma prévia do que pilotos, carros e discos de freio irão enfrentar nas quase três horas de corrida programadas para este domingo (16). A pole position foi da dupla formada por Werner Neugebauer e Ricardo Zonta.

As temperaturas nos preparativos para a segunda etapa do campeonato de Endurance da Porsche Cup Brasil, registradas na tarde deste sábado (15) durante a sessão de classificação para a definição do grid de largada, deram uma amostra do que será enfrentar as 2h45min de prova previstas para este domingo (16). A corrida, de 300 quilômetros, tem largada às 12h45 com transmissão ao vivo por SporTV3 e YouTube oficial da categoria – a Band mostra largada, chegada e alguns flashes da prova durante a programação.

A pole position da etapa ficou nas mãos da dupla formada por Werner Neugebauer e Ricardo Zonta, a bordo do carro número 8. Nas corridas de Endurance, o tempo que define a posição do grid é formado pela média da melhor volta de cada piloto da dupla. Neugebauer marcou 1min23s400, enquanto Zonta fez 1min23s553. A média entre os tempos foi de 1min23s476, a melhor entre os 22 carros da Carrera Cup no grid – na prova, tanto os carros da Carrera como da Challenge correm juntos.

Em segundo no grid ficou a dupla Christian Hahn e Diego Nunes, com uma média 0s116 pior que a dos autores da pole; Alceu Feldmann e Guilherme Salas, vencedores da etapa que abriu o campeonato na Argentina, largam em terceiro, com Nelson Monteiro/Alan Hellmeister e Lucas Salles/Rafael Suzuki fechando os cinco primeiros.

Com 34ºC no momento em que a pista foi liberada, o asfalto marcava 50ºC, exigindo mais que o normal de componentes dos Porsche 992 como motor, câmbio, e especialmente pneus e freios. E a previsão climática para o domingo, especialmente no horário da largada (12h45), é de muito calor: 35ºC, segundo o portal Climatempo.

A Fremax, fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil, aponta que os discos de freio entregues à categoria são capazes de suportar temperaturas superiores a 700 graus por períodos prolongados. Apesar de ser um calor acima do normal para o uso otimizado do material, a temperatura mais alta não chega a comprometer o desempenho, tampouco a segurança do material de atrito.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Falem, pilotos!
“Hoje estava quente, e acho que amanhã vai ser ainda mais quente no início. Então vai ser uma prova para lembrar sempre da ventilação dos freios, que vão ser bastante exigidos pela duração da corrida, especialmente no disco dianteiro esquerdo, e a temperatura só vai contribuir com isso. Vai ser um dia para poupar o equipamento e estar com o carro inteiro na hora certa”.
(Werner Neugebauer, piloto Carrera Cup, #8)
POLE POSITION – 
1min23s400“O carro está se comportando muito bem. Está muito constante. Acho que no nosso ritmo será possível fazer a corrida com tranquilidade. É importante cuidar do carro, claro, de olho nas temperaturas, das partes mecânicas e também dos freios. Mas no acerto, nos ajustes, o carro está muito equilibrado”.
(Ricardo Zonta, piloto Carrera Cup, #8)
POLE POSITION – 
1min23s553 (média da dupla: 1min23s476)

A pista de Goiânia na visão da FREMAX
“Considerando a proposta principal de uma corrida de endurance, os 300 quilômetros de Goiânia serão um ótimo teste de resistência não só para os carros, mas também para os pilotos, que serão submetidos a condições extremas durante a prova. Para estas aproximadamente 80 voltas, os discos de freios Fremax certamente terão capacidade de sobra. Entretanto, é necessário dobrar a atenção já que a pista de Goiânia, uma das mais rápidas do calendário, exigirá muito dos freios. E que além dos pontos de alta velocidade, tem ao final da reta um dos pontos mais críticos: os carros alcançam aproximadamente 260 km/h e realizam frenagens e disputas por posição muito próximos dos 100 metros finais da reta principal. É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil e os discos da Fremax proporcionam aos pilotos essa elasticidade em termos de temperatura sem comprometer a eficiência e segurança dos freios”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)

Top-10 da Classificação (Carrera Cup):
1. #8 Werner Neugebauer/Ricardo Zonta, 1min23s476
2. #26 Christian Hahn/Diego Nunes, 1min23s508
3. #1 Alceu Feldman/Guilherme Salas, 1min522
4. #87 Nelson Monteiro/Alan Hellmeister, 1min23s527
5. #70 Lucas Salles/Rafael Suzuki, 1min23s574
6. #7 Miguel Paludo/Dennis Dirani, 1min23s583
7. #29 Rodrigo Mello/Nelson Piquet Jr, 1min23s636
8. #888 Lineu Pires/Beto Gresse, 1min23s645
9. #3 Franco Giaffone/Rubens Barrichello, 1min23s663
10. #88 Georgios Frangulis/César Ramos, 1min23s6932ª Etapa – Porsche Endurance Cup C6 Bank Mastercard
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Programação em Goiânia
Domingo, dia 16
12h45 – Largada (300 km ou 2h45)



Sobre a FREMAX:

Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.

Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.

Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.

Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.

FREMAX:

Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil

Por: Cleber Bernuci – P1 Media Relations

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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