Dakar: Bruno Conti/Pedro Bianchi Prata e Rodrigo Luppi/Maykel Justo em contagem regressiva

0

Aos 18 anos, Conti estreará no maior rali do mundo ao lado do experiente piloto português com 11 edições no currículo. Pai e filho (Luppi e Conti) estarão no grid dos UTVs T4 na 45ª edição de 31/12 a 15/1, na Arábia Saudita

A partir da próxima semana tem início o maior e mais desafiador rali do mundo que, pela quarta vez, será na Arábia Saudita. A 45ª edição do Dakar acontecerá de 31 de dezembro a 15 de janeiro, com Prólogo e 14 etapas e terá um roteiro de 8.528 km (4.607 de trechos cronometrados). O piloto Bruno Conti estreará na competição e fará dupla com o português Pedro Bianchi Prata. Já a dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo segue para segunda participação consecutiva. Pai e filho vão pilotar na categoria T4, a bordo dos Can Am Maverick XRS, preparados pela equipe South Racing.

Até o momento, Bruno Conti, 18 anos, é o piloto sul-americano mais jovem do grid do Dakar 2023 e vem se preparando desde o início da temporada. Estreou na edição de 30 anos do Sertões e também disputou duas provas internacionais de peso com aproveitamento bem expressivo: o South American Rally Race – SARR (fevereiro), na Argentina, e o Rally do Marrocos (outubro), na África. Há poucos dias retornou do Deserto do Atacama, no Chile, onde fez um treinamento intensivo com piloto chileno Chaleco Lopez, que tem mais de uma década no Dakar. “Os dias com Chaleco foram de muito aprendizado. Fizemos 300 a 400 km/dia nas dunas e ele me ajudou demais com estratégia e dicas para o Dakar. Isto, juntamente com a experiência no Marrocos me deram uma boa base. Não teria fase melhor para estrear no Dakar. Meu objetivo principal é terminar todos os dias”, explica Conti, de Vinhedo (SP), que mostrou muita evolução desde que começou a competir nos UTVs em 2018.

Com 31 anos de off-road, sobretudo nas duas rodas, o multicampeão português nas motos tem 11 edições do Dakar no currículo (10 de moto e uma como navegador de UTV). Bianchi Prata reúne uma vasta experiência em leitura de terreno, especialmente na Arábia Saudita. “Meu objetivo é ajudar o Bruno com minha experiência. Tentar transmitir o que aprendi ao longo de minha trajetória para podermos andar rápido e com segurança. Gosto muito de trabalhar com navegação e navegar para quatro rodas é bem mais fácil do que nas duas, quando preciso pilotar e navegar ao mesmo tempo”, diz o competidor natural de Porto, segundo maior cidade de Portugal.

Luppi e Conti já competiram no mesmo grid por duas vezes, no SARR e no Sertões, mas poder estar com o filho no maior rali do mundo é algo especial. “É um misto de preocupação, responsabilidade e orgulho ter o Bruno comigo neste Dakar. Ele evoluiu muito neste último ano mas acredito que o maior desafio que enfrentará será controlar o ímpeto da juventude e o domínio próprio, por isso a escolha pelo trabalho do Pedro foi fundamental para fazer uma corrida estratégica”, fiz Luppi.

No Dakar 2022 Luppi fez uma estreia bem consistente, ao lado de Justo. A dupla terminou o rali em sexto nos UTVs T4, mostrou muita competitividade, venceu o 5º dia na categoria, liderou por duas etapas e das 12 Especiais, em nove chegou entre os Top 5. “Para essa edição estou muito otimista, após a experiência do último Dakar, um excelente Sertões (vice-campeões na geral dos UTVs), estou mais preparado para traçar novas estratégias e oportunidades na prova e também por conhecer mais nossos adversários”, completa o piloto paulista.

O navegador de São José dos Campos (SP) segue para a 12ª participação no Dakar, tendo já competido nos caminhões, carros e, agora, segue para a sua quarta vez nos UTVs. “Posso afirmar que esse novo roteiro será o mais difícil de todos, pois andaremos nas dunas nas quais quase ninguém passa. Pelas informações, será o pior deserto de dunas da Arábia, justamente quando enfrentaremos a etapa Maratona (competidores não podem receber auxílio mecânico externo). Mas o UTV está impecável e temos equipamento para fazer uma boa prova”, afirma Justo que navegou para Conti no Rally do Marrocos, quando puderam testar o UTV de Luppi.

Os brasileiros seguem para a competição no próximo dia 26. O Dakar 2023 somará pontos para o Mundial de Rally Cross Country (FIA e FIM). Mais informações: www.dakar.com e App Dakar Rally 2023.

A dupla Bruno Conti/Pedro Bianchi Prata tem patrocínio da Cimed, Azimut, REAG Investimentos, Tensor Tyres, J.Juan Brake, Method Wheels e South Racing. 

A dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo tem patrocínio da Luppi Racing, EXT Amortecedores e J.Juan Brake.

Para acompanhar a aventura das duplas durante o Rally Dakar 2023 Instagram: @brunooconti_ @bianchiprata @rodrigoluppi @maykeljusto @luppi_racing_team

Roteiro Dakar 2023 (Arábia Saudita)

31/12 – Prólogo – SEA CAMP > SEA CAMP – 11 km

01/01 – Etapa 1 – SEA CAMP > SEA CAMP
Total 602.56 km | 367 km (Especial)

02/01 – Etapa 2 – SEA CAMP > ALULA
Total 589.07 km | 430 km (Especial)

03/01 – Etapa 3 – ALULA > HA’IL
Total – 669.15 km | 447 km (Especial)

04/01 – Etapa 4 – HA’IL > HA’IL
Total 574.01 km | 425 km (Especial)

05/01 – Etapa 5 – HA’IL > HA’IL
Total 645.04 km | 373 km (Especial)

06/01 – Etapa 6 – HA’IL > AL DUWADIMI
Total 876.24 km | 465 km (Especial)

07/01 – Etapa 7 – AL DUWADIMI > AL DUWADIMI
Total 641.46 km | 472 km (Especial)

08/01 – Etapa 8 – AL DUWADIMI > RIYADH
Total 713.85 km | 398 km (Especial)

09/01 – Dia de Descanso – RIYADH

10/01 – Etapa 9 – RIYADH > HARADH
Total 686 km | 358 km (Especial)

11/01 – Etapa 10 – HARADH > SHAYBAH
Total 623.94 km | 113 km (Especial)

12/01 – ETAPA 11 – SHAYBAH > EMPTY QUARTER (MARATONA)
Total 428.27 km | 275 km (Especial)

13/01 – Etapa 12 – EMPTY QUARTER (MARATONA) > SHAYBAH
Total 374.86 km | 183 km (Especial)

14/01 – Etapa 13 – SHAYBAH > AL-HOFUF
Total 675.6 km | 154 km (Especial)

15/01 – Etapa 14 – AL-HOFUF > DAMMAM
Total 417.3 km | 136 km (Especial)

Total de Especiais = 4.607 kmTotal do roteiro = 8.528,35 km

Por: MSuzuki Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade