Jornalista australiano Leigh Ellis vem ao Brasil para vivenciar a cultura local do basquete no Jogo das Estrelas 2024

0

Com passagens por NBA TV e The Athletic, Ellis está na etapa final do projeto de jogar rachas em 20 países diferentes

Por toda a vida, Leigh Ellis foi para onde o basquete o levou. O jornalista de 49 anos nasceu na Austrália, se apaixonou por Michael Jordan, pelo esporte, e desde jovem partiu atrás de seu objetivo. Viveu na Inglaterra, no Canadá, mora nos Estados Unidos e por mais de 10 anos trabalhou em grandes veículos cobrindo a NBA. Em 2022, largou tudo para embarcar em um novo projeto: jogar rachas em 20 países diferentes. Até agora, 19 já foram. E a parada final será justamente no Brasil!

O jornalista, que atuou em veículos como a NBA TV e o portal The Athletic, desembarca nesta segunda-feira (11/3) em São Paulo para acompanhar o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA e vivenciar a cultura do basquete por aqui.

Até agora, a jornada de Leigh Ellis já passou por quatro continentes (África, América, Ásia e Europa), nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Canadá, Croácia, Eslovênia, Estados Unidos, França, Filipinas, Grécia, Islândia, Japão, Islândia, Lituânia, México, Portugal, Quênia, Sérvia, Turquia e Zâmbia.

A proposta do australiano é sempre viver a cultura do basquete local. O jornalista costuma aparecer em quadras icônicas de cada cidade e jogar com a galera que estiver por lá. E nesse processo, histórias interessantes acontecem.

Por exemplo, quando passou por Liubliana, capital da Eslovênia, Ellis teve a oportunidade de jantar com Sasa Doncic, simplesmente o pai de Luka Doncic, em um evento que durou horas e teve mais álcool do que o esperado.

Em Zagreb, na Croácia, o jornalista visitou o local onde surgiu o tradicional clube KK Cibona, que entre outros nomes revelou a lenda Drazen Petrovic. Em 1945, pessoas da cidade adaptaram uma quadra de tênis para o basquete. O esporte pegou por lá e, ao longo dos anos, a equipe se tornou uma das principais do país. Quando Leigh passou por lá, ele mostrou o local de fundação, que estava deteriorado pela falta de manutenção. Por causa da repercussão do vídeo, autoridades decidiram reformar a quadra.

A trajetória de Ellis deu o que falar por onde o australiano passou. Recentemente, ele participou do podcast The Steam Room, com o pós-jogador Charles Barkley e o jornalista Ernie Johnson, ambos membros do Hall da Fama do basquete. A jornada também foi registrada em outros veículos renomados, como L’Equipe (França), The Washington Post (Estados Unidos), Sportstv (Portugal) e Toronto Star (Canadá), entre outros.

Próxima parada: Brasil

Leigh Ellis retorna ao Brasil após 24 anos. Sua última passagem pelo país aconteceu na virada de 1999 para o ano 2000. Vale lembrar que naquela época havia um receio geral de que os computadores não entendessem a mudança e causassem uma pane geral em sistemas e serviços pelo mundo. “Eu fui para o Rio porque, se acontecesse uma pane global, o lugar que eu queria estar era Copacabana”, relembra o jornalista.

Muita coisa mudou na vida de Ellis desde então: ele viveu em Londres e Toronto, se estabeleceu nos Estados Unidos, conseguiu se inserir na mídia, casou e teve dois filhos. Mas algo permanece igual: o amor pelo basquete.

Desta vez, Ellis retorna ao Brasil para mergulhar na cultura do esporte. O jornalista participará de diversas atividades relacionadas ao maior evento esportivo do país.

Na terça-feira (12/3), Ellis fará uma palestra para as equipes de comunicação e marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB), compartilhando sua experiência e contando suas vivências no esporte. Nos dias seguintes, acompanhará os jogadores do NBB CAIXA em uma das ações sociais promovidas pela liga. No media day, na quinta (14/3), o jornalista entrevistará os estrangeiros que atuam no Brasil. E ele também estará presente nos Torneios de Habilidades Penalty, de 3 Pontos Sportsbet.io e Enterradas na sexta-feira (15/3); e no Jogo das Estrelas, no sábado (16/3).

A agenda parece cheia, mas Leigh Ellis ainda encontrará tempo para visitar quadras icônicas da cidade – como nos Parques do Ibirapuera e Villa-Lobos – e jogar com a galera. Depois, o australiano ainda vai para o Rio de Janeiro.

“Estou muito animado para ir a São Paulo para o Jogo das Estrelas. Eu estou vindo para trabalhar. Estou disposto a conhecer pessoas, lugares, a falar com qualquer meio de comunicação porque é assim que eu quero passar minha mensagem adiante. Estou aqui para jogar, me divertir e conhecer pessoas”, afirmou.

Para acompanhar esta programação, siga Leigh Ellis (@leighellis) nas redes sociais. E se você encontrá-lo em alguma quadra por aí, pode chamá-lo para jogar. É para isso que ele está no Brasil!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade