Seminário sobre esportes abre semana do Jogo das Estrelas 2024

0

Seminário abre o primeiro dia da semana do Jogo das Estrelas 2024, com cinco temas que impactam quem está ligado ao basquete; painéis continuam nesta terça, na FIESP

Pelo segundo ano consecutivo, a Liga Nacional de Basquete (LNB) abriu espaço na programação do Jogo das Estrelas para discutir o esporte nacional. Em parceria com a plataforma Lei Em Campo, a Liga organizou o Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”, reunindo personalidades para debater os rumos para desenvolvimento das modalidades no Brasil. O primeiro dia de painéis aconteceu nesta segunda-feira (11/3), no Teatro SESI, na FIESP, localizada na Avenida Paulista. O evento tem continuidade nesta terça (12/3), a partir das 10h30 (confira aqui a programação completa e como se inscrever).

O Seminário teve início com as palavras do advogado, jornalista e fundador do Lei em Campo, Andrei Kampff; e de Alvaro Cotta, diretor de Marketing da LNB. Na sequência, Daniel Portilho Jardim, advogado e colunista do Lei em Campo, mediou o painel “O impacto da nova Legislação para o desenvolvimento do esporte no Brasil”, que debateu como as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) e a regulamentação do mercado de apostas podem contribuir para com o esporte no país.

Os convidados do painel foram Ricardo Leyser (ex-Ministro do Esporte, membro independente do Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil); José Francisco Cimino Manssur (advogado, ex-assessor especial do Secretário Executivo do Ministério da Fazenda); Rafael Marcondes (advogado, colunista do Lei em Campo, diretor de Assuntos Governamentais e fundador da Associação Brasileira de Defesa da Integridade do Esporte – ABRADIE); e Terence Zveiter (advogado, Presidente da Associação Nacional de Direito Desportivo – ANDD).

Após o debate, o ex-Ministro do Esporte, Ricardo Leyser, elogiou a iniciativa da LNB de colocar em pauta assuntos que, para ele, são importantes para o fomento do esporte no Brasil.

“A Liga Nacional de Basquete hoje é uma das entidades esportivas líderes no Brasil em gestão e governança. Ao provocar essa discussão ela contribui para compartilhar essa sua excelência com o resto do esporte do Brasil. São temas importantes, que estão na ordem do dia e que têm grande complexidade. Você ter a oportunidade de fazer esse debate em um espaço tão privilegiado é importantíssimo e uma grande contribuição da LNB”, afirmou Leyser.

Em seguida, ainda na parte da manhã, o segundo painel tratou de um tema comum a todos os brasileiros, mas com um olhar voltado para quem está ligado aos esportes, que são as relações trabalhistas. Na temática “As relações trabalhistas dos agentes do esporte: entidades, atletas, treinadores e árbitros”, o advogado e jornalista Domingos Sávio Zainaghi mediou a conversa entre Carlos Eduardo Ambiel (advogado), Paulo Feuz (coordenador do Núcleo de Pesquisa da Pós-graduação – Mestrado e Doutorado – em Direito Desportivo da PUC/SP e vice-presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo – ANDD) e Guilherme Giovannoni (pós-atleta e comentarista).

Além de ter sido um jogador de sucesso, Guilherme Giovannoni também já foi presidente da Associação dos Atletas. Baseado em sua experiência, o comentarista da ESPN falou sobre a importância do debate sobre as leis do esporte.

“Quanto mais o jogador entender de leis trabalhistas, mais profissional ele será, saberá o que pode fazer, quais são seus direitos, o que ele terá como dever. Isso é importante. Hoje o atleta tem que se considerar uma empresa, toda empresa tem um lado financeiro, um lado de venda e um lado jurídico também. Você precisa ter uma noção dessas áreas ou pelo menos alguém que te oriente sobre isso. Foi muito bom esse painel para debater com três super advogados, conhecedores da Lei Geral do Esporte, e eu, que pude passar um pouco da minha experiência na Associação, questões de acordos. Tudo isso para trazer mais consciência para os atletas, que será de benefício para eles mesmos”, falou Giovanonni.

Após uma pausa para o almoço, as atividades foram retomadas com o painel “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”, mediado por Andrei Kampff, que recebeu representantes de clubes, entidades e empresas ligados ao esporte. Participaram do debate Rodrigo Montoro (presidente da LNB), André Avalone (supervisor de Esportes do SESI-SP), Felipe Becari Comenale (secretário municipal de Esportes da cidade de São Paulo), Rodolfo Marinho (secretário municipal de Turismo da cidade de São Paulo), Emerson Apell (gerente de Esportes e Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes), Armando José Terreri Rossi Mendonça (vice-presidente do Sport Club Corinthians Paulista) e Sérgio Schildt (presidente da Recoma).

Representante do CBC, Emerson Apell celebrou a oportunidade de reunir diferentes setores do esporte para uma troca de experiências.

“É uma iniciativa fantástica. Aproveitar a semana do Jogo das Estrelas e realizar um seminário tão rico como esse, com diálogos tão importantes, com instituições envolvidas no esporte do nosso país. Para nós, é sempre uma alegria falar primeiro do esporte, segundo da nossa entidade, que é o CBC, e terceiro da nossa parceria com a LNB. A Liga está de parabéns pela iniciativa. É a segunda edição, espero que tenham outras várias”, comentou Emerson Apell.

No quarto e penúltimo painel do dia, um dos temas mais importantes no âmbito judicial para quem está ligado ao basquete e ao esporte de forma geral foi amplamente debatido com o tema: “Perspectivas da nova Lei Geral do Esporte para os clubes no Brasil”. O advogado e colunista do portal Lei em Campo, Filipe Souza, mediou a conversa que envolveu Rodrigo Montoro (presidente da Liga Nacional de Basquete), João Paulo Di Carlo Perez (coordenador jurídico da Confederação Brasileira de Futebol) e Wladimyr Camargos (advogado). Após a mediação Filipe comentou a responsabilidade de mediar um debate dessa envergadura:

“Foi uma ótima experiência. É uma responsabilidade ser um mediador já que nós temos nomes de tanta relevância no esporte participando dos painéis. Dentro do tempo proposto e, obviamente levando em conta que o tempo é limitado, a posição de mediador exige que você extraia o máximo possível de conhecimento e informação dessas figuras relevantes. Foi o que tentei fazer, mediando esse painel com a presença do presidente Rodrigo, do Dr. João Paulo, que traz a experiência do futebol e do Dr. Wladimir Camargos, que participou de todo o processo legislativo para a construção desse documento intitulado ‘Lei Geral do Esporte’, que ainda está pendente dos vetos pelo Congresso Nacional. É um tema muito relevante e muito vivo dentro do direito desportivo e do mercado do esporte”.

No último painel do dia, Alvaro Cotta comandou um debate com Luciola Aor Vasconcellos (CEO das Loterias Caixa), Evandro Figueira (vice-presidente da IMG), Fábio Wolff (Wolff Sports & Marketing) e Emerson Apell (Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC) com o tema “O financiamento do esporte”.

CEO das Loterias CAIXA, uma das empresas que mais fomenta o esporte no Brasil, Luciola Aor Vasconcellos exemplificou um pouco da importância que a estatal dá para o desenvolvimento das modalidades no país.

“A gente tem números muito expressivos quando se fala em repasses sociais e o esporte está dentro disso. Só em 2023, foram 10,8 bilhões de reais de repasses sociais e 1,7 bilhão repassado somente para o esporte. A CAIXA dentro de seus pilares tem muito isso. Quando a gente fala de jogo, quando a gente fala de aposta, a gente está falando também do esporte brasileiro”, explicou Luciola Aor Vasconcellos .

O evento também contou com a presença de personalidades do mundo do basquete, como representantes de alguns dos times da Liga Nacional de Basquete; o supervisor técnico do Sesi Fraca e ex-presidente da LNB, Lula Ferreira; o técnico Guerrinha; e o pós-jogador Paulinho Boracini, que contou um pouco de sua experiência no Seminário.

“Acho interessante participar desse evento. São grandes amigos que revejo e que estão palestrando. É uma oportunidade de acompanhar e aprender, me atualizar sobre temas diversos. Estou achando bem legal e interessante, conhecer um pouco mais para melhorar as opiniões sobre os temas debatidos. É um trabalho completo. O Jogo das Estrelas vem a cada ano crescendo mais, não só como entretenimento. Mas também não esquecendo desse outro lado para capacitar e se comunicar com todos que acompanham e/ou trabalham com basquete para cada vez mais nos profissionalizarmos e crescermos mais”, comentou Paulinho, que pendurou os tênis no final do ano passado.

Confira a programação do seminário nesta terça-feira (12/03):

10h30 às 12h – O esporte como negócio

Mediador: Pedro Daniel (diretor-executivo de Esportes, Mídia e Entretenimento da EY)

Debatedores:

Rodrigo Vicentini (Head da NBA Brasil)

Fernando Julianelli (CEO na Vicar – Stock Car Brasil, F4 FIA e TCR Sulamérica)

Bernardo Itri (Vice-Presidente Executivo de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol)

Bernardo Caixeta (Gerente de Marketing do Red Bull Bragantino)

12h15 às 13h50: Almoço

14h às 16h – Esporte: uma plataforma ESG

Mediador: Álvaro Cotta (Diretor de Marketing da Liga Nacional de Basquete)

Apresentação:

Rafael Garcia (coordenador de ESG na LNB);

Debatedores:

Rodrigo Montoro (Presidente da LNB)

Representante da CAIXA

Eduardo Vasconcellos (Diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina)

Janeth Arcain (medalhista olímpica e comentarista)

16h às 16h30: Coffee break

16h30 às 18h – Conteúdo, tecnologia e entretenimento

Mediador: Erich Beting (Fundador da Máquina do Esporte)

Debatedores:

Carlos Maluf (head de Esportes da The Walt Disney Company Brasil)

Guilherme Buso (vice-presidente da Genius Sports para o Brasil)

Felipe Ribbe (Diretor Global, DTC Communities da AB InBev)

Marcelo Fernandes (Grupo Globo)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade