Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo reúne seis campeões paralímpicos de Tóquio

0

Competição recebe 359 atletas no CT Paralímpico no sábado, 16, e domingo, 17, e é a última chance para participantes obterem índices ao Mundial de Kobe, no Japão

Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo paralímpico 2024 reunirá 359 competidores neste final de semana, sábado, 16, e domingo, 17, na pista e no campo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento terá transmissão, ao vivo, no Facebook YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Dentre os inscritos, seis foram campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020: o paraibano Petrúcio Ferreira, ouro nos 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores); os paulistas Beth Gomes Alessandro Silva, vencedores no lançamento de disco das classes F52 (cadeirantes) e F11 (deficiência visual), respectivamente; o carioca Wallace dos Santos, campeão no arremesso de peso da F55; o mineiro Claudiney Batista, ouro no lançamento de disco da F56 (as duas últimas classes são para atletas que competem em cadeiras); e a sul-mato-grossense Silvânia Costa, ouro no salto em distância da T11 (deficiência visual). 

Além deles, a competição contará com outros medalhistas de ouro em Jogos Paralímpicos, como Alan Fonteles, campeão nos 200m da classe T44 (deficiência nos membros inferiores) nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, e Daniel Martins, que subiu ao lugar mais alto do pódio nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual) nos Jogos do Rio 2016. 

Para Beth Gomes, que atualmente compete na classe F53, o Circuito servirá para ajustar as suas marcas, com foco nas principais competições internacionais da temporada: Mundial de Kobe, Japão, marcado de 17 a 25 de maio, e os Jogos Paralímpicos de Paris, França, que ocorrerão entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. 

“Comecei o ano disputando os Desafios CPB/CBAt e pude ver que estou no caminho certo. Estar em mais uma competição nacional será de grande valia para me manter em ritmo e reencontrar os amigos que estão em busca dos seus objetivos. É muito bom poder vibrar com eles”, disse Beth, 59, que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 1993. 

Diferentemente da paulista, Petrúcio Ferreira fará sua estreia oficial no ano durante o Circuito. O paraibano afirmou estar ansioso para se testar na pista. “É uma temporada muito importante por causa do Mundial e dos Jogos, então, bate aquela ansiedade. Ao mesmo tempo, fico feliz por correr no Centro de Treinamento Paralímpico, que considero minha casa. Já quebrei uns recordes mundiais ali”, destacou o velocista, que sofreu um acidente com uma máquina de moer capim aos dois anos e perdeu parte do braço esquerdo, abaixo do cotovelo. Ele é o atleta paralímpico mais rápido da história, com o tempo de 10s29 nos 100m, feito que o colocou no Guinness Book – Livro dos Recordes. 

O evento também representará a última chance para os competidores atingirem índices ao Mundial de atletismo paralímpico de Kobe 2024. Tanto Beth como Petrúcio já têm marcas para disputar o torneio. Por outro lado, nas duas primeiras etapas do Desafio CPB/CBAt desta temporada, realizadas nos dias 25 de fevereiro e 3 de março, nenhum atleta registrou índices para a competição na Ásia. Os critérios de entrada para o Mundial de Kobe estão descritos neste link.

O Circuito é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. É um dos mais importantes eventos paralímpicos nacionais de atletismo, natação e halterofilismo. Tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas no país, além de melhorar o nível técnico das modalidades. A competição, historicamente, reúne atletas consagrados e jovens promessas do paradesporto brasileiro. “É essencial para os mais novos terem esta vivência em um grande evento. E cabe a nós, mais experientes, orientá-los neste início no alto rendimento”, completou Petrúcio. 

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo paralímpico 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo paralímpico 2024
Datas: 16 e 17 de março, a partir das 8h.
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Circuito Loterias Caixa.
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Beth Gomes e Petrúcio Ferreira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
A atleta Beth Gomes é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 109 atletas e 13 atletas-guia de 13 modalidades.

Por: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade