Brasil classifica seus quatros barcos para as finais do Pré-Olímpico de Remo

0

Lucas Verthein e a dupla Evaldo Becker/Piedro Tuchtenhagen avançam à decisão e se juntam às embarcações femininas na briga por vagas em Paris 2024

Após garantir vaga nas finais femininas na abertura do Pré-olímpico de remo, o segundo dia de competições na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro, reservou grandes notícias para o Brasil nas provas masculinas. Tanto Lucas Verthein, no Single Skiff, como Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhagen, no Double Skiff Peso Leve, venceram suas séries e garantiram lugar nas finais deste sábado, a partir das 8h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da NSports, do Canal Olímpico do Brasil e do PanAm Sports Channel.

O primeiro barco brasileiro a competir nesta sexta foi o da dupla Evaldo Becker (Flamengo) e Piedro Tuchtenhagen (Grêmio Náutico União). Eles disputaram a repescagem do Double Skiff Peso Leve, após a segunda posição obtida na classificatória realizada na véspera. Evaldo e Piedro imprimiram um ritmo forte durante a regata e garantiram vaga na final ao vencer com o tempo de 06:27.37, cerca de dois segundos à frente dos venezuelanos André Mora e Luís Mota.

“Essa prova foi especial, porque ontem ficamos fora da classificação direta e tivemos que participar da repescagem. Conseguimos fazer o que treinamos nos últimos meses, estamos contentes e vamos buscar essa vaga”, destacou Evaldo Becker.

“Estamos 200% confiantes para conquistar a vaga para Paris 2024 e coroar o trabalho que está sendo feito até aqui. É a última chance que temos para competir na categoria que tanto gostamos. Há uma pressão por sermos os últimos atletas do Brasil a tentarmos a classificação para a categoria, mas é uma pressão boa”, complementou Piedro.

Quem também avançou à final do pré-olímpico foi Lucas Verthein, no Single Skiff. O atleta do Botafogo repetiu a performance das eliminatórias e venceu sua semifinal com o tempo de 06:48.96, à frente do uruguaio Bruno Berriolo (06:50.40).

“Minha expectativa está bem boa, tenho me preparado bem. Agradeço todo o suporte para estar 100% focado no remo e poder entregar o melhor resultado para a torcida. É um esforço em conjunto. Meu barco é individual, mas está o Brasil inteiro remando comigo. É um sentimento de gratidão e foco para amanhã, pois ainda não acabou. Ainda tenho uma missão duríssima”, lembrou Verthein.

O medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 também falou sobre o favoritismo para a final e a possibilidade de participar novamente dos Jogos Olímpicos, após ter alcançado a semifinal em Tóquio 2020.

“É algo positivo porque significa que batalhei bastante para estar onde estou hoje. Agora é consolidar esse trabalho. Chegar é difícil, mas se manter é mais difícil ainda”, concluiu.

Neste sábado, último dia do Pré-olímpico, o Brasil estará nas finais ainda com as remadoras Beatriz Tavares (Botafogo), no Single Skiff; e Isabelle Falck (Flamengo) e Manu Abreu (Botafogo), no Double Skiff Peso Leve.

Segundo o regulamento da World Rowing, cada país pode classificar até duas embarcações para os Jogos Olímpicos via Pré-olímpico continental. Os cinco melhores no Single Skiff e as duas melhores duplas no Double Skiff Peso Leve garantem vaga em Paris 2024.

Se três ou quatro barcos brasileiros atingirem a zona de classificação olímpica, será preciso acionar os critérios de desempate, sendo o primeiro deles a colocação final obtida por cada barco em sua respectiva prova. Em caso de igualdade na primeira posição, o critério seguinte é a menor diferença de tempo em relação ao recorde mundial da prova. Se os brasileiros terminarem em segundo lugar em suas provas, o terceiro critério é a menor diferença de tempo em relação ao vencedor de sua categoria.

Organizado pela Confederação Brasileira de Remo, o Pré-Olímpico de Remo tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Rowing, da Confederação Sul-Americana de Remo (CSAR), do Governo do Estado do Rio de Janeiro -por meio da Secretaria de Esporte e Lazer- e da Marinha do Brasil.

SERVIÇO

Pré-Olímpico de Remo 2024

Data: 14 a 16 de março

Horário: a partir das 8h30 (de Brasília)

Local: Lagoa Rodrigo de Freitas – acesso Lagoon (Avenida Borges de Medeiros, 1424 – Rio de Janeiro)

Onde assistir: ao vivo na NSports, no Canal Olímpico do Brasil (YouTube) e no PanAm Sports Channel.

Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA – Alexandre Massi

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade