Circuito Loterias Caixa de halterofilismo tem Seleção em busca de marcas antes de qualificatório para Paris

0

Medalhistas internacionais Mariana D’Andrea e Tayana Medeiros estão no grupo de 110 halterofilistas que competem na primeira disputa da modalidade no ano no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste sábado, 23, e domingo, 24

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reúne os principais halterofilistas do Brasil neste final de semana, sábado, 23, e domingo, 24, para a disputa da Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. O evento recebeu inscrições de 110 atletas de oito estados e do Distrito Federal (AM, AP, MG, PE, PR, RJ, RN e SP). A competição, primeira de halterofilismo no CT na temporada, terá transmissão ao vivo pelos canais de YouTube Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Circuito é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. É um dos mais importantes eventos paralímpicos nacionais. Tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas no país, além de melhorar o nível técnico das modalidades. Historicamente, ele reúne atletas consagrados e jovens promessas do paradesporto brasileiro.

O evento reúne a maior parte da Seleção Brasileira da modalidade logo após os atletas terminarem a etapa de Dubai da Copa do Mundo na terceira colocação no ranking de medalhas, com dois ouros, cinco pratas e um bronze. Agora, o foco dos halterofilistas se move em direção à Copa do Mundo em Tibilisi, na Geórgia, onde disputam de 20 a 26 de junho a última competição que permitirá obter marcas para o ranking qualificatório aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A expectativa é que o Circuito já os permita experimentar novas estratégias para garantir boas posições.

Campeã paralímpica e mundial, a paulista Mariana D’Andrea retorna às competições após a medalha de prata conquistada na etapa da Copa do Mundo de Dubai, no início de março. A atleta suportou na ocasião 146kg, mas não conseguiu validar sua terceira tentativa, de 152kg. A prova terminou com a chinesa Han Miaiyu igualando o recorde mundial da própria Mariana, de 151kg, conquistado no Mundial disputado na mesma Dubai, em agosto de 2023.

“Em Dubai, acabei ficando gripada e não pude competir no meu máximo. Agora, estou recuperada e vou disputar bem esta etapa, tentando fazer meu melhor. Esta é uma competição muito importante, que servirá de preparação para o último evento internacional antes dos Jogos de Paris. Ali termina a disputa de vagas e quero fechar o ranking bem”, disse a halterofilista, atualmente na primeira colocação na categoria até 79kg.

Já a carioca Tayana Medeiros chega ao Circuito Loterias Caixa como nova recordista das Américas, na categoria até 86kg, após levantamento de 140kg no início do mês.

“Os resultados de Dubai foram excelentes e os treinos não pararam. Desde então, é treino, treino e mais treino, porque já teria logo essa competição do final de semana e quero melhorar a minha marca mais uma vez”, disse Tayana, vencedora na Copa do Mundo de Dubai, na categoria até 86kg, e prata pelo time feminino no Mundial, também nos Emirados Árabes Unidos, em 2023.

Ao mesmo tempo em que reunirá atletas com destaque internacional, o Circuito permitirá que novos atletas subam no ranking nacional e busquem uma vaga na Seleção Brasileira para o ciclo dos Jogos de Los Angeles de 2028. “A Seleção precisa ter renovação. Essa será uma oportunidade para os halterofilistas jovens, que tiveram uma semana de treinamento no CT Paralímpico em fevereiro, possam colocar em prática as informações e orientações que receberam”, disse Murilo Spina, coordenador do halterofilismo no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A Segunda Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo está marcada para os dias 29 e 30 de junho. A temporada da modalidade se encerra em dezembro, com a realização do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa. As duas competições também acontecerão no CT Paralímpico.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo paralímpico 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo paralímpico 2024
Datas: 23 e 24 de março, a partir das 8h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Circuito Loterias Caixa.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficiais do halterofilismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Mariana D’Andrea, Lara Lima e Tayana Medeiros são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 109 atletas e 13 atletas-guia de 13 modalidades.

Por: Comitê Paralímpico Brasileiro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade